domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vídeo: Tratores Antigos em Maracaju - MS

- A ASCOMAR de Maracaju - MS já foi tema do blog nesta postagem: Tratores Ascomar.

- Agora coloco aqui o vídeo dos tratores da Associação, que estavam em exposição na última Feira de Agronegócios de Maracaju.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vídeo: Coleção de tratores antigos

Coleção de tratores antigos das mais variadas marcas no Brasil.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História: CBT - O começo

- Postado como comentário no blog, as informações abaixo vieram novamente do Edson, responsável pelo blog  Máquinas e Equipamentos Pesados.

- Irei atualizar esta postagem seguindo uma ordem cronológica e tentar contar do início ao fim a história da CBT - Companhia Brasileira de Tratores. Para tanto... aqui vai o início de sua história:




A CBT - Cia Brasileira de Tratores, tinha como acionistas as Indústrias Pereira Lopes, além da Oliver Corporation e Mesbla S.A., que organizaram a empresa, com um capital inicial de 20 milhões de cruzeiros, podendo ser elevado para 1 bilhão, dos quais US$ 700 mil constituídos no investimento estrangeiro trazido na forma de maquinaria americana da Oliver.

Para a fabricação dos tratores, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada. 

A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.


O OLIVER 950 era um trator de potência de 75 hp com 1800 rpm e 65 hp na barra de tração, motor Perkins Diesel, 6 cilindros, 4 tempos, arrefecimento sob pressão, lubificação forçada e regulador centrífugo de velocidade.


Ele tinha 6 marchas à frente e 2 à ré. Sistema elétrico de 12 volts, motor elétrico de arranque direto no Diesel e dois faróis diateiros e dois traseiros. Destacam-se também: 4000 kg de peso operacional, comprimento total de 3,61m; largura de 3,15m; altura de 1,85m e distância entre eixos de 2,03m.

Na área de construção, a empresa fornecia as pás-carregadeiras sobre esteiras, modelos OC-126 e OC-156.



- A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi fundada em 1959 no município de Ibaté fabricando motores e peças além de representar e montar tratores Oliver. Em 1961 inaugurou sua nova fábrica no distrito de Água Vermelha, no município de São Carlos para montagem dos tratores CBT e encerrou suas atividades em 1995.

- A Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central.

- No ano de 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, sendo o segundo carro totalmente fabricado no Brasil e por se tratar de um projeto próprio o custo de produção era elevado. O Javali utilizava mecânica de trator, produzido na própria CBT, e possui alguns defeitos, como a fumaça excessiva e o barulho, mas também trazia qualidades, como motor turbo diesel que ajudava nas trilhas mais pesadas.

- No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência por causa da "abertura econômica" iniciada no governo Collor e concluído no governo FHC que extinguiu a proteção à industria automobilística nacional. Hoje no local da antiga fábrica funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Propagandas Antigas: Valmet linha 73

- O Edson do blog equipamentospesados.blogspot.com me enviou estas propagandas antigas dos tratores Valmet da linha de 1973. Neste ano foram lançados os novos tratores Valmet modelos: Cafeeiro, 62 id, 65 id, 85 id e o 110 id, todos na nova cor marrom. Achei legal esta primeira propaganda com os tratores da linha formando o V de Valmet.








quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Restaurações: MAN Ackerdiesel C-40 1956

- Depois do Hanomag R45 e do Lanz Bulldog, vou mostrar a reforma do trator MAN modelo C-40 do ano de 1956, reformado neste ano de 2010. Este é um trator alemão com motor de quatro cilindros a diesel, e possui o diferencial de ter tração nas quatro rodas o que destacava o trator dos demais, principalmente na década de 50.


- Este trator foi comprado na revenda Agromotor S.A. em São Paulo, certamente no ano de 1956, por um agricultor da cidade de Pindamonhangaba-SP, dono de uma fazenda que produzia arroz. Tanto que o trator MAN foi comprado justamente para isso: por possuir tração 4x4 seria usado para arrastar as carretas no banhado de arroz. O trator funcinou, porém o que não funcionavam eram as carretas que após carregadas afundavam na lama, e somente anos mais tarde começaram a aparecer os pneus apropriados para este tipo de solo, segundo contou-me o dono da fazenda. O trator também foi muito usado parado tocando uma trilhadeira de arroz através da polia do trator e correia.

- O primeiro passo na reforma do trator foi abrir o motor pois ele não estava funcionando. Após aberto, as camisas do cilindro foram trocadas, assim como novos anéis do pistão. Os pistões foram mantidos os originais. Foram refeitos também os bicos injetores e a bomba injetora ambos Bosch. No resto o trator estava bem inteiro, só necessitando troca de alguns rolamentos e retentores e pequenos reparos.

- Depois de pronto e funcionando foi hora de revisar a parte elétrica e após tudo pronto, desmontá-lo parcialmente para pintura. Antes de pintar, grande parte das peças foram jateadas para eliminar ferrugem e várias camadas de tinta antiga. A cor verde com detalhes brancas foi feita conforme os tratores originais. O trator ganhou também dois pneus dianteiros com desenho de tração usados porém em bom estado, que são difíceis de encontrar na medida original aro 20.








sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Fábrica dos tratores Pampa

- Os tratores Pampa são argentinos e não foram vendidos no Brasil, mas achei essa foto interessante e coloquei aqui no blog. Estes tratores eram produzidos sobre licença da Lanz alemã pela I.A.M.E. - Indústrias Aeronáuticas e Mecânicas do Estado na Argentina. Nos dias de hoje a grande maioria dos Pampa são comprados e levados para países europeus.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Tratores na Estação Experimental de Machado - MG

- As fotos a seguir retirei do Arquivo Público Mineiro. São fotos datadas de 1953, e mostram tratores em diferentes atividades na Estação Experimental da cidade de Machado - MG.

- A descrição desta primeira foto no site está assim: "Demonstração do funcionamento do trator Fergusch". Na realidade se trata de um trator alemão da marca LHB puxando um arado de arrasto em uma demonstração. Alguém deve ter confundido o nome do trator, ou associado a palavra a marca de tratores Ferguson.

- Esta segunda bela foto nos mostra por volta de sete tratores Ford, todos equipados com implementos Dearborn - Ford, como plaina, grade de discos, arado de aivecas, arado de discos, broca furadeira, entre outros. A descrição da foto no site é: "Tratores Fordson da Estação Experimental".

- Esta última foto tem a seguinte descrição: "Máquina de preparação do solo para cultivo de cana-de-açúcar". O mais curioso desta foto é que tenho uma propaganda antiga que retirei de uma revista de agricultura da década de 50 chamada A Fazenda, e as máquinas, da foto e da propaganda, coincidem em muitos detalhes.

- Esta máquina da propaganda é da marca americana Thomson Machinery, e mostra o modelo XTD equipado com motor GM e tração nas quatro rodas. Existia uma outra versão sem a tração. Este trator da propaganda na minha opinião é o mesmo da foto em demonstração na Estação Experimental.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Caterpillar e o arado Killefer

- Pela internet achei esta foto datada de 1937. Nela podemos admirar o trabalho de uma antiga máquina de esteira Caterpillar arrastando um arado Killefer. Podemos reparar na foto, o grande tamanho dos faróis da máquina, e a ausência do escapamento (coitado do tratorista). A Caterpillar também tinha uma polia em sua traseira. Detalhes um tanto quanto curiosos.

- A foto veio do Blog do Mirante e mostra o serviço da máquina Caterpillar no preparo do solo em São Gonçalo, Paraíba.


Propagandas Antigas: McCormick International

- Antigamente, aqui no Brasil, as propagandas que anunciavam os tratores eram veiculadas em revistas de agricultura, e quase sempre, eram propagandas já prontas, vindas do país de origem do trator e traduzidas de sua língua original para o português.

- Acontece que esta propaganda abaixo tem algo diferente. Retirei ela de uma revista agrícola lá dá década de 50, e a propaganda contém o depoimento do agricultor Sylvio Ferreira Soares de Pelotas - RS, demonstrando o porque de sua escolha pelo trator McCormick International Super BWD-6 Diesel. Muito interessante encontrar esta propaganda que mostra o interesse da International Harvester em divulgar seus tratores no Brasil através da opinião dos próprios agricultores brasileiros.

"Escolhi este trator baseado nas características e potência, na tradição da International Harvester como fabricante e na minha própria experiência com outros modelos International. Declaro que não me arrependi, pois o mesmo tem rendido o máximo que se pode esperar de um trator da sua classe. Com o meu Super BWD-6 arei e gradeei, rápida e economicamente, 100 (cem) hectares de terra para arroz." - Sylvio Ferreira Soares.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Restaurações: Lanz Bulldog D-8506 1938

- Esta é a bonita história de um trator Lanz Bulldog 1938 - D 8506 - 35 PS, pertencente ao amigo Rodolfo de Tapiratiba-SP.


- Este Lanz Bulldog foi adquirido em julho de 1938 no representante Bromberg de São Paulo. Na época, os tratores vinham acompanhados de uma série de implementos, e com este Lanz não foi diferente. O trator veio com 2 carretas de quatro rodas, com feixe de molas e cabeçalho alto que engatava no engate superior do trator. Estas carretas eram próprias para transporte de 5 toneladas de cana. Acompanharam também o trator um arado de arrasto de 3 discos e uma grade niveladora de 20 discos que já não existem faz bem tempo, segundo o Rodolfo.

- Conta-se que naquela época não havia operador qualificado para trabalhar com o trator, por isso ensinavam um carroceiro de qualquer forma, passando a ele os conceitos básicos e logo ele já estava trabalhando na máquina, resultando em um trator que estava sempre quebrado. Como resultado disso também, o escapamento e o filtro de ar deste Lanz ainda tem sinais de amassados de capotamentos com as pesadas carretas de cana.

- A história do Rodolfo com o trator Lanz começa muito antes do próprio trator, lá na Europa. Seu pai era polonês e viveu na Alemanha como prisioneiro na 2º guerra, e depois, no pós guerra até 1951 quando veio então para o Brasil. Na Alemanha, seu pai trabalhou como mecânico e tratorista dos Lanz Bulldog, que eram os tratores símbolo daquela nação no pós-guerra. Na vinda para o Brasil, seus pais vieram juntos com o patrão da alemanha para uma fazenda em Igaraí, que os alemães haviam comprado para fornecer cana para a usina de Tapiratiba.

- Logo os donos do Lanz Bulldog souberam que na fazenda que fornecia cana a eles havia um senhor que entendia dos tratores Lanz. Assim, sempre o buscavam na fazenda vizinha para consertar o trator que vivia quebrado, até que em 1958, o pai de Rodolfo aceitou o convite para trabalhar na usina como mecânico de tratores e máquinas onde trabalhou até sua aposentadoria.

- O Lanz trabalhou até meados da década de 80, pois não era mais viável sua atividade. Ficava encostado e somente o Rodolfo que o funcionava de vez em quando. Em 2001 o trator estava em um lote de tratores desativados para serem vendidos, e então, foi quando o Rodolfo contou para o diretor da usina que ele estava prestes a se aposentar e gostaria de levar o trator Lanz com ele. Em consideração a seu pai e a ele que sempre cuidavam do trator, Rodolfo ganhou o trator em 21 de abril de 2001 e trouxe o trator para Tapiratiba rodando, mesmo com o tanque de combustível furado.

- Na reforma do trator, foi confeccionada outra bronzina da biela, trocadas as lonas de freio, trocados os pneus e o trator recebeu uma nova pintura nas cores originais. Para funcioná-lo ainda é usado o maçarico original do trator que esquenta o enorme cabeçote. Após algumas viradas no volante encaixado no virabrequim o Lanz já está em movimento, e a vizinhança já sabe que o Rodolfo vai dar umas voltas!