sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Restaurações: Arado John Deere 202H Two Way Plow

- Resolvi contar sobre a reforma deste arado pois acredito que muitas pessoas não imaginam o trabalho que é necesário para se reformarem certas peças, tratores, carros... enfim, a enorme diferença entre o estado em que se encontravam e o resultado final do trabalho.
- No mês de outubro de 2009, eu comprei e fui buscar numa fazenda em Pindamonhangaba-Sp um arado antigo da marca John Deere. Na realidade, eu havia visto o arado meses antes quando fui até a fazenda, buscar dois tratores, mas esta é outra história.
- Ao comentar com um amigo sobre o arado e mostrar a ele algumas fotos, ele me sugeriu que poderiamos trazer o arado desmontado em uma caminhonete. Então após negociar com o dono, fomos buscar o arado.


- Quando vi o arado imaginei ser da marca John Deere pelas aivecas e pelas rodas e também porque um senhor amigo dos donos da fazenda, e que ajudou a desmontar e carregar, contou que este arado era puxado por um tratorzinho de esteira John Deere MC na fazenda.
- Quando começamos a desmontar o arado, para minha surpresa encontrei os escritos John Deere, e também o escrito do modelo do arado: 202 H Two Way. O arado estava bem enferrujado, mas era possível ver restos da cor verde e do amarelo (quase branco) das rodas e escritos. Outra coisa boa foram as porcas quadradas do arado que soltavam facilmente, não sendo necessário usar muita força ou cortá-las com maçarico.



- Antes de descarregar o arado, pesei a carga total que trouxemos. O resultado foi 1200 kgs na caminhonete, incluindo o arado, ferramentas, rodas e pesos de lastro de um trator.


- Ao iniciar a "reforma" resolvi levar o arado para o jateamento completo, o que depois de feito, vi que colaborou muito para que o serviço final ficasse bem feito. Antes de jateá-lo também tirei fotos dos escritos da marca e modelo do arado com uma régua para poder reproduzir na mesma medida os escritos.
- Por sorte também, encotrei na loja de tintas o catálogo com as cores verde e amarelo da John Deere que deixaram a pintura ainda mais original.






- Para reproduzir os escritos como os originais, mandei fazer adesivos vazados, que funcionavam como formas para a pintura de amarelo. Aqui uma curiosidade. O rapaz da gráfica para reproduzir o veado do símbolo da JD no adesivo se enganou e usou o símbolo usado pela JD após o ano 2000. Fui notar isso somente após postar as fotos da reforma em um fórum e um rapaz perguntar porque troquei o símbolo da John Deere antigo pelo novo.
- Nas rodas, optei por cortar dois pneus e colocar a borracha nas rodas de ferro, pois iria arrastar o arado no asfalto e cimento.





- Depois de pesquisar na Internet descobri ser este arado um modelo 202H Two Way, ou seja, de ida e volta. Seria o mesmo que um arado reversível, porém este arado tem quatro aivecas e trabalha com somente duas. Ao retornar, ergue-se as duas de um lado e abaixa-se as outras aivecas e retorna-se na mesma linha. Ele tem um pistão hidráulico, o que era meio difícil de ser ver naquela época (início dos anos 50) em implementos, principalmente aqui no Brasil.


- Falando em pistão hidráulico, para consertá-lo foi outra novela. O pistão ainda tinha óleo dentro, porém como a haste do pistão ficou esticada, ela enferrujou. Mandei o pistão para uma empresa especializada neste serviço, e para minha surpresa o preço para deixar o pistão funcionando era maior do que o que paguei pelo arado. Resolvi por hora deixar o pistão de lado, mas por sorte um mecânico me ajudou dizendo ser necessário somente uma haste nova, que me custou 180 reais, o resto ele se propôs a arrumar.
- Para arrumar o pistão apenas "calçamos" os reparos do pistão que já estavam gastos, e colocamos a haste nova. Após isso comprei duas mangueiras novas e engates rápidos atuais, pois os do arado eram diferentes e exclusivos dos JD antigo. Finalizando então, o conserto do pistão com a haste nova e as mangueiras, acabou por custar mesmo mais do que paguei pelo arado. Mas valeu a pena.







- Após tudo finalizado e o arado montado foi hora de acertar os detalhes finais. Comprei novas molas bem parecidas com as originais e troquei os bicos de engraxar por novos.
- Infelizmente ficou faltando um disco de corte, que ele não tinha, e alguma peça do sistema de desarme automático do arado.
- Ainda não coloquei o arado para "trabalhar", talvez nem o coloque, mesmo que apenas como curiosidade.

- Todas as fotos da reforma do arado podem ser conferidas em: http://picasaweb.google.com.br/TratoresAntigos/AradoJohnDeere02

Fotos: Lanz Bulldog do Museu de Avaré

- Recentemente, após um comentário deixado aqui no blog, vi a foto abaixo de um trator Lanz Bulldog no blog Carros Órfãos, e que, no primeiro momento imaginei ser o Lanz Bulldog da AAVANT - Associação Avaré de Antigomobilismo, pois mencionavam no blog ser a foto em Avaré.


- Como sabia que um trator Lanz havia sido doado ao museu da AAVANT, procurei no site da Associação e encontrei as fotos abaixo que mostram o mesmo trator exposto no museu, ainda sem ser restaurado.

- Achei bacana a foto que foi enviada ao blog Carros Órfãos pois é um retrato perfeito de como a maioria dos tratores antigos foram abandonados pelo Brasil. Pela foto podemos ver que este Lanz aguentou firme seu abandono neste lugar por anos!!

- Abaixo as fotos do mesmo trator já no museu em Avaré.






quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fotos Antigas: Tratores de esteira em Tapiratiba

- Mais uma bela imagem da cidade de Tapiratiba, enviada pelo amigo Rodolfo. Esta foto mostra ele a frente de uma dupla peso pesado! Um Caterpillar D6 e um International TD18!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fotos Antigas: Trator Famulus em Santa Maria - RS

- Décadas atrás, na comemoração do 7 de Setembro da cidade de Santa Maria - RS, desfilava um trator Famulus, conforme vemos na foto abaixo. A foto foi enviada pelo André, da mesma cidade, e quem dirigia o trator era o seu pai. 



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fotos Antigas: Trator Lanz Bulldog em Tapiratiba

- Mais algumas belas imagens de um ícone alemão, o trator Lanz Bulldog. Este exemplar da foto pertencia a uma fazenda em Tapiratiba-SP, e hoje foi reformado e pertence ao amigo Rodolfo.

- Nas fotos, o trator ainda em atividade na fazenda, rebocando um carreta de lenha.




Fotos Antigas: Trator Lanz Bulldog da Fazenda Salto Grande

- A Fazenda Salto Grande em Americana tinha em seu maquinário um trator Lanz Bulldog, o qual podemos ver nestas fotos, no cultivo do algodão e depois, nas outras duas fotos, preparando o terreno para plantar.

- Este modelo de Lanz é bem antigo, principalmente pelos escritos na frente do trator, o bloco do radiador, o escapamento bem mais fino e as rodas de ferro. Certamente uma unidade das primeiras levas de Lanz Bulldog que vieram ao Brasil.

- Estas fotos retirei do álbum de fotos de Werner Plaas no Picasaweb.




Fotos Antigas: Tratores Deutz em Tapiratiba

- Estas belas imagens enviadas pelo amigo Rodolfo mostram diversos tratores Deutz na cidade de Tapiratiba-SP. Estes tratores trabalhavam nas terras da então fazenda em que o Rodolfo trabalha, na mesma cidade.

- Podemos conferir nas fotos os modelos Deutz DM 55, DM 65, uma Carregadeira de cana e o modelo DM 75.






  









quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fotos Antigas: Tratores Fordson no Rio de Janeiro

- Em visita ao Blog dos Carros Antigos pude conferir as fotos antigas de uma exposição de automóveis Ford no Rio de Janeiro, onde "roubei" uma foto aqui para o blog.

- As fotos nos remetem ao ano de 1925, e para minha surpresa uma foto mostrando quatro tratores Fordson, equipados com arado e também uma provável plaina ao fundo.

- Os dizeres da faixa: P.S. NICOLSON & CO. vou arriscar dizer que era o importador dos tratores na época.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fotos: Fábrica da Valtra Tratores

- No dia 21 de Julho estive em Mogi das Cruzes-SP para uma visita a fábrica da Valtra. A empresa hoje pertence ao grupo AGCO e neste ano de 2010 comemorou 50 anos de Brasil.

- Valtra é o nome para os novos, pois para quem está no ramo já há algum tempo o nome Valmet ainda é o que usamos com frequência.

- No salão de recepção dos visitantes da empresa fica o Valmet 360 Diesel com numeração de série 01 (foto abaixo).  Este foi o primeiro trator nacional produzido pela Valmet em 1960.

- A Valtra se destaca hoje por ser a primeira empresa a desenvolver um motor exclusivamente agrícola para os tratores de linha média, e também a primeira empresa a usar o intercooler em motores diesel agrícolas. A Valtra também é pioneira no uso de biodiesel nos motores de sua linha.

- Abaixo algumas fotos da empresa e de tratores no pátio a espera do embarque para as revendas do país ou para exportação.