quinta-feira, 15 de março de 2012

Propagandas Antigas: Deutz DM 55 - "O MINEIRÃO"

- Muitas vezes ao conversar com amigos a respeito dos tratores Deutz fabricados em Minas Gerias pela Demisa, sempre vinha à conversa o nome "Mineirão" para aquele trator. Para mim não passava de mais um apelido colocado pelos agricultores na época, assim como o "Férguinho", "Fêndi", "Cinquentinha" e muitos outros apelidos que surgiam do popular rural brasileiro.

- Mas esta semana minha idéia mudou. E muito! Recebi do amigo Edson, do blog Heavy Machinery Museum a propaganda a seguir, que comprova ser o "Mineirão" um nome dado pela própria fábrica ao trator Deutz DM 55, certamente como uma forma de propaganda para que o mesmo ficasse famoso já que era um lançamento, e também diferente dos outros tratores pela sua refrigeração "a Ar".


"Minas Gerais entra na indústria de automotores, fabricando o primeiro trator brasileiro resfriado a ar, o "MINEIRÃO" - DEUTZ 50 H.P."

"Agora produzido no Brasil, igual em tudo ao famoso modelo alemão, capaz de atender às nossas necessidade agrícolas e às variadas condições do nosso solo."

"Minas Gerais entra com o pé direito na indústria nacional de automotores. O primeiro veículo de sua fabricação é uma importante unidade agrícola - o "Mineirão" Deutz - o primeiro trator brasileiro resfriado a ar. Graças a esse sistema de arrefecimento - turbina de ar - foi eliminado todo o sistema clássico de radiador de água, o que torna o motor mais simples, mais eficiente, mais prático e muito menos sujeito a enguiços."

"O "Mineirão" Deutz, com seu motor Diesel de 53,5 H.P. - por sua elevada capacidade de tração e maior velocidade, representa mais hectares-hora nos trabalhos de campo. Isto quer dizer que, ao fim de cada jornada, o trator "Mineirão" Deutz trabalhou mais hectares em menos horas. O "Mineirão" Deutz tem a mesma versatilidade e os mesmos implementos do modelo alemão, o que o transforma num verdadeiro "faz-tudo" em sua fazenda."

"Com o novo "Mineirão" Deutz, V. obtém maior rendimento! Menor desgaste! Maior economia!"

- Que bela propaganda de época!

5 comentários:

Luís Augusto disse...

Por incrível que pareça, tenho o manual desse trator!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A nível de América do Sul, fizeram mais sucesso na Argentina, onde até hoje se produz motores Deutz refrigerados a ar, ainda muito apreciados em adaptações e aplicações veiculares. Não é incomum encontrar pick-ups Ford e Chevrolet, mesmo relativamente recentes (até o final da década de 90) repotenciadas com motores Deutz de refrigeração a ar.

Sérgio Gerdulli Valério disse...

Olá,a todos.Comento que tenho um mineirão deste DM 55.Gosto das histórias do passado,isso torna a vida mais prazerosa.Obrigado.

Anônimo disse...

sou pedro luiz ,de pompeu mg tenho 11 deutz dm 55 trabalhando em minha fazenda.tenho muitas peças tel 37 998120798.

Unknown disse...

Você tem peças para o Deutz dm 55