quinta-feira, 15 de março de 2012

Propagandas Antigas: Deutz DM 55 - "O MINEIRÃO"

- Muitas vezes ao conversar com amigos a respeito dos tratores Deutz fabricados em Minas Gerias pela Demisa, sempre vinha à conversa o nome "Mineirão" para aquele trator. Para mim não passava de mais um apelido colocado pelos agricultores na época, assim como o "Férguinho", "Fêndi", "Cinquentinha" e muitos outros apelidos que surgiam do popular rural brasileiro.

- Mas esta semana minha idéia mudou. E muito! Recebi do amigo Edson, do blog Heavy Machinery Museum a propaganda a seguir, que comprova ser o "Mineirão" um nome dado pela própria fábrica ao trator Deutz DM 55, certamente como uma forma de propaganda para que o mesmo ficasse famoso já que era um lançamento, e também diferente dos outros tratores pela sua refrigeração "a Ar".


"Minas Gerais entra na indústria de automotores, fabricando o primeiro trator brasileiro resfriado a ar, o "MINEIRÃO" - DEUTZ 50 H.P."

"Agora produzido no Brasil, igual em tudo ao famoso modelo alemão, capaz de atender às nossas necessidade agrícolas e às variadas condições do nosso solo."

"Minas Gerais entra com o pé direito na indústria nacional de automotores. O primeiro veículo de sua fabricação é uma importante unidade agrícola - o "Mineirão" Deutz - o primeiro trator brasileiro resfriado a ar. Graças a esse sistema de arrefecimento - turbina de ar - foi eliminado todo o sistema clássico de radiador de água, o que torna o motor mais simples, mais eficiente, mais prático e muito menos sujeito a enguiços."

"O "Mineirão" Deutz, com seu motor Diesel de 53,5 H.P. - por sua elevada capacidade de tração e maior velocidade, representa mais hectares-hora nos trabalhos de campo. Isto quer dizer que, ao fim de cada jornada, o trator "Mineirão" Deutz trabalhou mais hectares em menos horas. O "Mineirão" Deutz tem a mesma versatilidade e os mesmos implementos do modelo alemão, o que o transforma num verdadeiro "faz-tudo" em sua fazenda."

"Com o novo "Mineirão" Deutz, V. obtém maior rendimento! Menor desgaste! Maior economia!"

- Que bela propaganda de época!

4 comentários:

Luís Augusto disse...

Por incrível que pareça, tenho o manual desse trator!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A nível de América do Sul, fizeram mais sucesso na Argentina, onde até hoje se produz motores Deutz refrigerados a ar, ainda muito apreciados em adaptações e aplicações veiculares. Não é incomum encontrar pick-ups Ford e Chevrolet, mesmo relativamente recentes (até o final da década de 90) repotenciadas com motores Deutz de refrigeração a ar.

Sérgio Gerdulli Valério Valério disse...

Olá,a todos.Comento que tenho um mineirão deste DM 55.Gosto das histórias do passado,isso torna a vida mais prazerosa.Obrigado.

Anônimo disse...

sou pedro luiz ,de pompeu mg tenho 11 deutz dm 55 trabalhando em minha fazenda.tenho muitas peças tel 37 998120798.