sexta-feira, 23 de março de 2012

Fotos Antigas: Desfile de tratores na Festa do Arroz de São João do Polêsine - RS

- Festa do arroz e desfiles... Rio Grande do Sul... Imigrantes europeus... Pequenas cidades...  ingredientes para se achar ótimas fotos antigas onde aparecem tratores! E foi o que aconteceu mais uma vez! Desta vez por sinal, muita sorte, ao encontrar em uma página da cidade de São João do Polêsine - RS algumas fotos antigas da Festa do Arroz, realizada lá na década de 50.

- São João do Polêsine é uma pequena cidade do interior gaúcho,  com cerca de 3 mil habitantes. Nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista a boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pôm no norte da Itália. Situada na parte central do Vale do Jacuí, está a 45 quilometros de Santa Maria e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado.

- As fotos, classifico como sensacionais, raríssimas, registros únicos, e demais adjetivos do tipo.... isso porque dificilmente se vê um registro fotográfico antigo, onde aparecem tratores de uma variedade de marcas como no caso destas fotos! Além de ser um prato cheio par apaixonados por caminhões antigos e automóveis antigos também! Seguem abaixo as fotos e a descrição das máquinas que consegui identificar:

- Nesta foto: Hanomag R45, MAN Ackerdiesel, Hanomag R45 com rodas de ferro, outro Hanomag menor talvez um R35, outro modelo Hanomag com rodas de ferro e por último um Cockshutt. No fundo diversos caminhões.

- Trator URUS Allrad 4x4 seguido de um Lanz Bulldog (reparem as rodas de ferro lisa, sem garras), além de caminhões e trilhadeiras de arroz.

- Hanomag R45 equipado com rodas de ferro alargadas rebocando uma trilhadeira de arroz.

- Mais raridades: Trator Steyr seguido de um alemão Orenstein & Koppel ou O&K. Lá no fundo o já "antigo para a época", o Fordson dos anos 20, e ainda equipado com paralamas!

- Um estranho no ninho! No meio de tanto trator europeu, o americano (que pode ter sido fabricado na França) McCormick Deering, modelo ainda não identificado.

- Vários modelos! Um Fordson Major puxando uma carreta, ao seu lado um pequeno Lanz Bulldog. Lá atrás um Zetor 25 seguido de um americano Oliver, modelo não identificado.

- Fordson Power Major puxando a carreta certamente com autoridades. Lá atrás, um Lanz Bulldog 45 hp com rodas de ferro bem largas, usadas na cultura do arroz.

- Hanomag R45, Zetor 25, Steyr e O&K. Que fila de raridades!

- Trator Lanz Bulldog tendo a sua frente uma "mula-mecânica" as pequenas enxadas rotativas motorizadas.

- Zetor 25 K (rodeiro alto atrás), seguido do URUS Allrad, trator equipado na época com tração nas quatro rodas!

- Trator Fordson Major com enormes pneus arrozeiros (acredito que novidade para época), rebocando uma das carretas enfeitadas para o desfile. Ao seu lado trator não identificado.

- Última foto, encerrando com chave de ouro! Reparem que esta é a primeira foto da postagem porém tirada na posição inversa, talvez da janela do prédio que aparece atrás dos tratores na primeira foto! Nesta foto no canto inferior direito podemos conferir o Fordson 1920 de costas, e ao seu lado esquerdo um grande trator com rodas de ferro. Lá no fundo ainda dá pra se identificar dois Zetor 25 e no canto direito um Lanz Bulldog!


*** Todas as fotos foram retiradas e são créditos do álbum de fotos da página www.polesine.com.br - http://www.polesine.com.br/images/cidade/1arroz/fotos.php?foto=1

Nenhum comentário: