quarta-feira, 7 de março de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Fazenda Olympia - Cisalpina em Panorama - SP

- Quatro belas imagens! Este foi um desfile cívico realizado em Panorama - SP na década de 1960. Os tratores e máquinas pertenciam ao Grupo Cisalpina, tanto que podemos conferir nas faixas penduradas em todas as máquinas e tratores o nome "Cisalpina" sempre destacado.

- Tudo tem início com o italiano naturalizado brasileiro sr. Luigi Cantone. Um dos pioneiros na ocupação das áreas da margem direita do rio Paraná, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, o sr. Luigi adquiriu grande propriedade de terra no município de Brasilândia - MS, onde fundou a fazenda Olympia.

- O sr. Luigi, em um gesto ousado, adquire maquinário importado e de última geração para o cultivo de arroz na fazenda Olympia. Na décade de 60, todo o maquinário da fazenda, seus funcionários, e talvez até o sr. Luigi, desfilam pelas ruas de Panorama-SP. Infezlimente o sr. Luigi não obteve êxito na cultura do arroz naquela região.

- Na primeira foto podemos conferir o trator John Deere R, seguido de um Fordson Major, ambos com a faixa da empresa Cisalpina.


- Nesta segunda foto, muito curiosa, um trator Fordson Major, ainda com rodas traseiras de ferro e sem garras, operando o que parece ser um guincho hidráulico. No detalhe o homem erguido pelo guincho chamando a atenção no desfile. Ainda na foto podemos conferir um Jeep, e uma colheitadeira de arroz com esteiras, que me parece ser da marca John Deere.


- Nas duas últimas fotos, outro Fordson Major puxando o que parece ser uma colheitadeira de arroz, seguido de mais tratores. E mais uma colheitadeira, que não identifiquei a marca seguida de mais alguns tratores.

- O nome Cisalpina vem do latim "Caesalpinia echinata", nosso conhecido Pau Brasil. Já o nome da Fazenda Olympia talvez tenha ligação com as conquistas olímpicas do sr. Luigi Cantone. Hoje grande parte da área da fazenda é uma área de reserva natural: a Reserva Cisalpina.

- Toda história envolvendo a região de Brasilândia/MS, a Agrícola Cisalpina, a Fazenda Olympia e o sr. Luigi Cantone pode ser conferida aqui: http://institutocisalpina.org, de onde retirei todas as informações e fotos.

4 comentários:

Unknown disse...

Na ultima foto se ve uma colhedeira; è uma Massey Harris dirigida por meu pai Dino Tomelleri. Tenho esta foto original!

carlito dutra disse...

Corrigindo o link do site com o histórico da Fazenda Cisalpina:
http://institutocisalpina.org/maquinarios.html

Instituto Cisalpina disse...

Ao senhor que postou a observação sobre a ultima foto do desfile da Fazenda Cisalpina cujo trator era dirigido pelo seu pai Dino Tomelleri, gostaria muito de saber mais detalhes sobre este desfile e outras informações pois o Instituto Cisalpina que conseguiu colocar o nome de seu Luigi Cantone na Rodovia que liga Brasilandia à ponte de Pauliceia busca mais informações para a criação de um memorial. Todo o material disponível e que puder ser compartilhado será bem vindo. Meu contato: pelo site institutocisalpina.org ou dutracarlito@outlook.com.
Obrigado.

Carlito Dutra disse...

Para obter a história completa, narrada pelos próprios personagens que lá estiveram neste evento memorável, adquira o livro ou baixo-o no link https://www.institutocisalpina.org/Historia-e-Memoria-de-Brasilandia-V1-2Edicao2020.pdf