terça-feira, 13 de outubro de 2009

História: Tratores Brasitália

- Eis aqui um assunto curioso. Pouco conheço sobre os tratores Brasitália e apenas cheguei a ver algumas esteiras Brasitália a venda em classificados da internet. Escrevo aqui a partir de um pedido feito em um comentário no blog, onde alguém solicitou se falar a respeito dos tratores Brasitália. Talvez criando esse tópico conseguiremos atrair pessoas que saibam mais a respeito da empresa.

- Na foto coloco um artigo que digitalizei da revista Dirigente Rural, onde a reportagem é sobre a II EXPOSIÇÃO NACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, realizada em Piracicaba - SP, em setembro de 1965. No artigo aparecem fotos das máquinas nacionais da época como os tratores da Massey e seus implementos, o Ford 8 BR, os tratores Fendt, as carretas da marca Pontal, e por último a foto de um curioso trator-esteira da marca Brasitália, empresa de Santo André, que apresentou na feira o protótipo 300 C, com motor MWM de 2 cilindros, de esteiras e rodas, que podiam ser usadas separadamente, sendo somente as esteiras, ou somente as rodas, e também, conjugadamente ?!?!?!?!

- Por constar no artigo que o trator era um protótipo em teste, pode ser que o mesmo não chegou a ser produzido, mas isso não se pode afirmar certamente. Somente coloco aqui o artigo com as fotos do trator como uma curiosidade dos tratores antigos realmente brasileiros!!!


- ATUALIZAÇÃO - 08/06/2010.

- Recebi do amigo e leitor do blog sr. Rodolfo duas páginas de catálogos dos tratores Brasitália, onde aparecem os modelos 300 CR, 400 CR e 300 C.

- Curiosamente na descrição da página aparece Brasitália Tratores S.A. (Empresa do Grupo Santa Matilde), e curiosamente também, os tratores são parecidos na construção, modelo e nome aos tratores Santa Matilde.


3 comentários:

elza disse...

Temos grande quantidade de documentos sobre a Brasitalia Tratores S/A, inclusive possuimos os tres primeiros prototipos, ´pois somos os idealizadores dessa maquina, nosso email para contato
dicurzio@terra.com.br, talvez possamos contribuir com sua entidade.
Abraços
Luciano Angelo Di Curzio

MF Rural disse...

Olá pessoal, muito interessante o artigo e este blog sobre sobre tratores antigos. De vez em quando aparecem alguns tratores para vender em nosso site. Disponibilizo aqui o link caso queiram consultar, veja em
www.mfrural.com.br

Podem olhar também a página de Trator

Abraços!!!

Celso disse...

Ola!
Obrigado Lucas, eu solicitei mais informações sobre este trator, até nao sabia que era de tecnoligia totalmente brasileira, cresci em terras de collonizadas por pessoas vindas da Italia principalmente, e havia lá um brasilitalia como era guri não lembro das caracteristicas com precisão, mas lembro que o barulho era distinto, bem diferente dos massey e do Zetor;Que bom, vamos conseguindo conhecer o passado. Fico muito feliz que tenha conseguido escrever; Abraço aos Di Curzio
Obrigado
Celso Alves