terça-feira, 8 de junho de 2010

História: Cia. Industrial Santa Matilde

- Atendendo o pedido do amigo e leitor do blog sr. Rodolfo, que me enviou alguns catálogos dos tratores Santa Matilde, vou comentar aqui um pouco desta marca brasileira, que como as outras, não conseguiu concorrer com as empresas estrangeiras. Até pouco tempo atrás eu tinha conhecimento apenas dos tratores de esteira Santa Matilde, mas comecei a procurar e vi que a empresa fabricou tratores de rodas também.

- A Companhia Industrial Santa Matilde ou Santa Matilde somente, foi uma industria brasileira fundada em 1916, teve sede em Petrópolis e fábricas nas cidades de Três Rios e Conselheiro Lafaiete. Produziu vagões, carros de passageiros e demais componentes ferroviários, tratores e automóveis (desde 1978), produto pelo qual ficou mais conhecida.

- A empresa tentou produzir carrocerias de ônibus em 1985/6, mas desistiu da ideia. A Santa Matilde foi fechada em 1988. Em 1997 existiu uma tentativa (frustrada) de se reativar sua produção de automóveis. Recentemente, a justiça decretou a falência da empresa.

- Coloquei dois catálogos da empresa abaixo, quem tiver qualquer informação que possa ajudar fico agradecido.  


- Trator SM - 500 CR - Equipado com motor Perkins diesel de 4 cilindros e 80 cavalos. Possuia como opcional uma caixa de transmissão com reversão instantânea, e outra com opção de 12 marchas, a caixa de transmissão normal tinha 8 marchas.




- Trator de esteiras SM - 300 C - Equipado com motor Perkins de 3 cilindros e 44 cavalos.

- Através de um comentário no blog, falando a respeito das colheitadeiras Santa Matilde, coloco abaixo algumas propagandas que tenho aqui. Acredito ser a colheitadeira vermelha a última a ser produzida. E a da foto em branco e preto ainda era fabricada em acordo com a empresa Case.




- Fotos: Acervo particular.

57 comentários:

Unknown disse...

muito bom esse documentario estao de parabems.tanbem temos 2 colheitadeiras santa matilde uma 1200 e outra 5105 em perfeito estado.colhemos arros com elas otimas maquinas.

Bruno Stabille disse...

eu tambem tenho uma 5105, herdada do meu avo, eu filipei ela e colho as areas onde as outras atolam, com soja, tambem em perfeito estado de conservacao...

alfredo disse...

Prezado, você poderia me enviar cópia (frente/verso) do catálogo do trator de esteiras Santa Matilde, modelo 300C?
No site foi publicada a foto da máquina, todavia, apreciaría conhecer os dados técnicos/especificões, que geralmente constam do verso do folheto. Sds, Alfredo

DIONCLEI disse...

OLÁ PREZADOS AMANTES, COMO EU DAS COLHEITADEIRAS SANTA MATILDE, INFELIZMENTE VENHO OFERECER A MINHA 5105 À VENDA EM PERFEITO ESTADO! CONTATO: dioncleipinheiro@hotmail.com

Construção Criativa disse...

Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber cópia do catálogo o que ajudaria muito a não se perder mais um SM, já que as peças sumiram.

Anônimo disse...

num ferro velho na cidade de santa rita no paraguay tinha um 300c funcionando a venda a um tempo atras, mas nao sei se ele ta la ainda...

Anônimo disse...

em q ano saiu as colheitadeiras 5105 verde?

Anônimo disse...

51em q ano saiu as colheitadeiras 5105 verde?

Anônimo disse...

Olá, possuo um trator santa matilde CR 5000 com direção hidraulica, mecânica e pneus em ótimo estado, mas estou vendendo. contato: italo.lopes@elecnor.com.br

Anônimo disse...

Tenho um santa matilde 400cr.
Tator muito bom,porém pra encontrar peças é muito complicado.
Gostaria de saber se alguem tem informação de onde posso encontrar peças.
Obrigado.........

Anônimo disse...

olá amigos tenho bastante peças dos tratores santa matilde 300,370, 400 e 500 peças de caixas de reduçao rodas motrix e sistema de freios. meu fone é (31)9854-7429 alexandre bom preços. grato.

Fernando Hansel disse...

Olá amigo. Primeiramente parabéns pela postagem e empenho na abordagem da história da industria Santa Matilte. Sou pós graduando em Engenharia Agrícola na UFSM e gostaria, se possível, de ter acesso aos materiais que você possui (catálogos, história da empresa) para realização de um trabalho em uma disciplina. Meu email: fernandodhansel@yahoo.com.br
Muito obrigado e aguardo seu contato!

Anônimo disse...

Alexandre se comentou que teria peças de trator santa Matilde eu tenho trator de esteira SM-300C e preciso de peças só que este tel.[31]9854-7429 de contato fala que não existe se poder entrar em contato comigo estarei grato tel.[27]3263-2455 ou chevaboldt@gmail.com

Gledson Tagliari disse...

Olá, sou de Artur Nogueira SP, meu pai teve uma frota de oito colheitadeiras na década de 80, ainda existe a concessionaria aqui, é a TRAINSE eles têm uma coleção de tratores, e talvez algumas peças antigas no estoque.

Gledson Tagliari disse...

Olá, sou de Artur Nogueira SP, meu pai teve uma frota de oito colheitadeiras na década de 80, ainda existe a concessionaria aqui, é a TRAINSE eles têm uma coleção de tratores, e talvez algumas peças antigas no estoque.

Gledson Tagliari disse...

Olá, sou de Artur Nogueira SP, meu pai teve uma frota de oito colheitadeiras na década de 80, ainda existe a concessionaria aqui, é a TRAINSE eles têm uma coleção de tratores, e talvez algumas peças antigas no estoque.

Unknown disse...

Queria saber o q o trator santa matilde cr 500 tem de diferente do maser

Unknown disse...

Meu email e Valter Meireles.vm@gmail.com,queria muito um catálogo do trator de peneu 500cr

pavaninho disse...

ola, tenho uma loja de peças e lubrificantes para maquinas agricolas, e estou precisando de uma informação, qual viscosidade de oleo é indicado para a caixa de cambio dos tratores santa matilde? desde ja agradeço.

Unknown disse...

Ola gledson. Sera que voce teria contato de alguem dessa concessionaria que esta fechada em artur nogueira? Tenho uma maquina de esteiras 300c

Anônimo disse...

Legal a história dessa empresa.
Há menos de 2 meses tem um SM 4.1 1986 estacionado na garagem.
Sonho de criança realizado.

Unknown disse...

Ola boa tarde estou precisando do sistema de freio do TRATOR STA MATILDE SR 500 ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR?
(66)9 9615-3262 PRIMAVERA DO LESTE MT OBG.

Unknown disse...

Alguém teria cópia do manual de manutenção do 500cr? Seria ótimo se alguém tivesse e pudesse me mandar!

ailtonruzene@hotmail.com

Unknown disse...

Alguém teria copia do manual de manutenção do 500cr? Seria ótimo se alguém tivesse e pudesse me mandar uma cópia.

Meu email: ailtonruzene@hotmail.com

Unknown disse...

Ótima matéria .... Como faço para conseguir o manual de serviços desses tratores

Unknown disse...

Adorei a publicação, um amigo meu aqui de vacaria RS ,comprou um trator esses tempos atras, eu estava olhando com ele na tentativa de descobrir que marca era, agora lendo seu blog, tenho certeza que é um Santa Matilde...

Unknown disse...

Quero comprar um santa matilde sm300c alguem

Unknown disse...

Que ano foi fabricado o trator 300

Unknown disse...

Pessoal preciso de peças do câmbio do trator sm 300 de esteira qualquer coisa estou no wats 47 999960016

Unknown disse...

Pessoal preciso de peça do câmbio do sm 300c esteira.. estou wats 47 999960016...

Unknown disse...

Preciso de carenagem para o 500cr

Unknown disse...

Preciso de carenagem 500 cr ..67 999616878

Unknown disse...

Acabei d comprar um S M 400 Preciso dos disco d freio

Unknown disse...

Se você poder fazer contato comigo agradeço

Unknown disse...

Nós compramos um cr 500 no ano 1984 e devo ter guardado o manual de peças

Unknown disse...

Boa tarde.comprei um trator santa matilde 500cr.se o amigo poder me ajudar a conseguir um manual fico muito grato.

Unknown disse...

Boa noite eu tenho um cr 400 alguém tem o manual ?

Unknown disse...

Bom dia, vc e de onde amigo?? Tenho um santa Matilde.

Unknown disse...

Boa noite. Estou procurando peças do câmbio para um 300 esteira. Alguém sabe onde posso encontrar?

Unknown disse...

Boa noite alguém teria o manual do 300c esteira? Ficaria muito grato se pudesse imprimir uma cópia. Estou no Whatsapp (21)99287-3156

Unknown disse...

Tenho um trator Santa Matilde três bicos não sei a potência direção hidráulica motor perkins restaurei ele queria colocar a logo marca tipo Santa matilde tantoscvs entende?

Unknown disse...

Meu contato047996237953

Unknown disse...

Procuro tração dianteira original para o 500Cr, favor entrar em contato.

Unknown disse...

Eu tenho um 300c

Eduardo Henrique disse...

Algum mini santa matilde esteira a venda?

Unknown disse...

Eu tenho o Santa Matilde , como o sistema de hidráulico da lâmina são diferentes, acredito que o meu é

Unknown disse...

Oi pessoal tenho um trator esteira Santa Matilde 300C preciso dó grupo de marcha 1 e rê fone 64 999691031 quem puder ajudar agradeço

Unknown disse...

Bom dia!vc tem o manual de instruções da colheitadeira santa matilde 5105?

Unknown disse...

Bom dia! O senhor tem o manual de instruções colheitadeira santa matilde?

Unknown disse...

Se alguém tiver o manual de instruções da colheitadeira santa matilde 5105 ,precisava de uma cópia

Unknown disse...

Óla senhores,ontem conheci um senhor ao ir em sua propiedade e ele me apresentou o menor trator de esteira do estado, que foi o 300 C, fiquei encantado com as istorias que ele me contou do trator.
Mas infelizmente o trator estar fora de combate devido um problema na direção, será que alguém de vcs poderia me ajudar a resolver esse problema?.

Unknown disse...

Adapta o freio do Ford 4600.

Unknown disse...

Esse trator esta a venda

Unknown disse...

Boa noite
Já não existem peças com facilidade para esses tratores sendo necessário recorrer a torneiro o que dependendo do defeito se torna inviável. O gargalo basicamente é o câmbio, a parte hidraulica de direção e freios e como em todo esteira o material rodante que é muito caro para recuperar.

Anônimo disse...

Alguém pode me vender ou indicar onde consigo o manual do 300 c esteira ?

Anônimo disse...

Tenho 300c e estou vendendo (24) 999772772

Anônimo disse...

Tenho 300c a venda. (24) 999772772