terça-feira, 8 de junho de 2010

História: Cia. Industrial Santa Matilde

- Atendendo o pedido do amigo e leitor do blog sr. Rodolfo, que me enviou alguns catálogos dos tratores Santa Matilde, vou comentar aqui um pouco desta marca brasileira, que como as outras, não conseguiu concorrer com as empresas estrangeiras. Até pouco tempo atrás eu tinha conhecimento apenas dos tratores de esteira Santa Matilde, mas comecei a procurar e vi que a empresa fabricou tratores de rodas também.

- A Companhia Industrial Santa Matilde ou Santa Matilde somente, foi uma industria brasileira fundada em 1916, teve sede em Petrópolis e fábricas nas cidades de Três Rios e Conselheiro Lafaiete. Produziu vagões, carros de passageiros e demais componentes ferroviários, tratores e automóveis (desde 1978), produto pelo qual ficou mais conhecida.

- A empresa tentou produzir carrocerias de ônibus em 1985/6, mas desistiu da ideia. A Santa Matilde foi fechada em 1988. Em 1997 existiu uma tentativa (frustrada) de se reativar sua produção de automóveis. Recentemente, a justiça decretou a falência da empresa.

- Coloquei dois catálogos da empresa abaixo, quem tiver qualquer informação que possa ajudar fico agradecido.  


- Trator SM - 500 CR - Equipado com motor Perkins diesel de 4 cilindros e 80 cavalos. Possuia como opcional uma caixa de transmissão com reversão instantânea, e outra com opção de 12 marchas, a caixa de transmissão normal tinha 8 marchas.




- Trator de esteiras SM - 300 C - Equipado com motor Perkins de 3 cilindros e 44 cavalos.

- Através de um comentário no blog, falando a respeito das colheitadeiras Santa Matilde, coloco abaixo algumas propagandas que tenho aqui. Acredito ser a colheitadeira vermelha a última a ser produzida. E a da foto em branco e preto ainda era fabricada em acordo com a empresa Case.




- Fotos: Acervo particular.

13 comentários:

denis da silveira cargnin disse...

muito bom esse documentario estao de parabems.tanbem temos 2 colheitadeiras santa matilde uma 1200 e outra 5105 em perfeito estado.colhemos arros com elas otimas maquinas.

Bruno Stabille disse...

eu tambem tenho uma 5105, herdada do meu avo, eu filipei ela e colho as areas onde as outras atolam, com soja, tambem em perfeito estado de conservacao...

alfredo disse...

Prezado, você poderia me enviar cópia (frente/verso) do catálogo do trator de esteiras Santa Matilde, modelo 300C?
No site foi publicada a foto da máquina, todavia, apreciaría conhecer os dados técnicos/especificões, que geralmente constam do verso do folheto. Sds, Alfredo

DIONCLEI disse...

OLÁ PREZADOS AMANTES, COMO EU DAS COLHEITADEIRAS SANTA MATILDE, INFELIZMENTE VENHO OFERECER A MINHA 5105 À VENDA EM PERFEITO ESTADO! CONTATO: dioncleipinheiro@hotmail.com

Construção Criativa disse...

Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber cópia do catálogo o que ajudaria muito a não se perder mais um SM, já que as peças sumiram.

Anônimo disse...

num ferro velho na cidade de santa rita no paraguay tinha um 300c funcionando a venda a um tempo atras, mas nao sei se ele ta la ainda...

Anônimo disse...

em q ano saiu as colheitadeiras 5105 verde?

Anônimo disse...

51em q ano saiu as colheitadeiras 5105 verde?

Anônimo disse...

Olá, possuo um trator santa matilde CR 5000 com direção hidraulica, mecânica e pneus em ótimo estado, mas estou vendendo. contato: italo.lopes@elecnor.com.br

Anônimo disse...

Tenho um santa matilde 400cr.
Tator muito bom,porém pra encontrar peças é muito complicado.
Gostaria de saber se alguem tem informação de onde posso encontrar peças.
Obrigado.........

Anônimo disse...

olá amigos tenho bastante peças dos tratores santa matilde 300,370, 400 e 500 peças de caixas de reduçao rodas motrix e sistema de freios. meu fone é (31)9854-7429 alexandre bom preços. grato.

Fernando Hansel disse...

Olá amigo. Primeiramente parabéns pela postagem e empenho na abordagem da história da industria Santa Matilte. Sou pós graduando em Engenharia Agrícola na UFSM e gostaria, se possível, de ter acesso aos materiais que você possui (catálogos, história da empresa) para realização de um trabalho em uma disciplina. Meu email: fernandodhansel@yahoo.com.br
Muito obrigado e aguardo seu contato!

Anônimo disse...

Alexandre se comentou que teria peças de trator santa Matilde eu tenho trator de esteira SM-300C e preciso de peças só que este tel.[31]9854-7429 de contato fala que não existe se poder entrar em contato comigo estarei grato tel.[27]3263-2455 ou chevaboldt@gmail.com