quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Histórias: Cia Brasileira de Tratores - CBT, um sonho que voou!

 *** Texto e fotos retirados da página São Carlos Agora. Artigo escrito por Cirilo Braga em 20 de Outubro de 2017.

Memória São-Carlense: CBT, um sonho que voou

Era curioso que até recentemente funcionasse um museu da aviação na área onde no passado existiu a Companhia Brasileira de Tratores, a lendária CBT. O próprio nome do museu, "Asas de um Sonho", parecia algo nostálgico para quem viu a vida passar ali por longos anos.

A derrocada da CBT pareceu para os são-carlenses, um voo que não chegou ao seu final. Quando a empresa encerrou suas atividades todos se sentiram - mesmo quem não se ligava à fábrica, como quem esperasse um avião que partiu e não chegou. Nele viajavam os sonhos de Mário Pereira Lopes, ou sua teimosia, e as vidas de milhares de pessoas.

Criada em 1960, inicialmente em Ibaté fabricando motores e peças e dois anos depois instalando sua fábrica no distrito de Água Vermelha, logo a CBT se tornou uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central. No galope do plano de nacionalização da indústria na virada para os anos 60, a empresa originária das Indústrias Pereira Lopes, firmou parceria com a Oliver norte americana para produzir um trator nacional.

Cinco anos depois da fabricação do primeiro trator, em 1967 a empresa passaria a ter o comando apenas de Mário Pereira Lopes.

No auge, sendo uma das maiores empregadoras do forte parque fabril são-carlense, a CBT produzia 80% do que precisava para colocar no mercado seus robustos tratores de cor amarela. No céu de brigadeiro do ano de 1975, alcançava outros países e continentes e impressionava o movimento da fábrica, o vai-vem de trabalhadores, transportados em ônibus Fenemê que enfileiravam na Avenida São Carlos no início das manhãs e começo das noites. A imagem identificava a cidade, tal como alguns ícones da paisagem como a cúpula da Catedral e a fachada da Escola "Dr. Álvaro Guião".

Em abril de 1976, a fábrica apresentou uma das joias de sua produção, o CBT-2400, uma máquina incrível de 118,3 hp e motor de 4 cilindros.

Os são-carlenses de então gostavam de dizer que a pista de pouso da CBT - ou o Aeródromo Francisco Pereira Lopes, hoje Aeroporto Mário Pereira Lopes -  era uma das maiores do interior e podia receber boeings. Isso obviamente nada tinha a ver com a vida dos cidadãos comuns da cidade. Orgulhava a todos a ideia de que São Carlos abrigava o que nenhuma outra cidade brasileira possuía, uma fábrica de tratores genuinamente brasileira.

Em 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, o segundo carro totalmente fabricado no Brasil. O Javali utilizava mecânica de trator produzido na própria CBT, mas os tempos eram outros.

No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência, atribuída ao fim dos incentivos governamentais. Em suas instalações funciona o Centro Tecnológico da empresa aérea LATAM e até pouco tempo o Museu da Aviação, que foi transferido para São Paulo. O museu reunia aviões da coleção particular da família de Rolim Adolfo Amaro, o comandante que instalou a TAM na área da antiga CBT no ano 2000.

No museu, implantado em 2006, era empolgante conhecer o relato de vida de cada aeronave exposta naquele museu, revelando a força da representatividade de cada uma como o testemunho de outras épocas.

Símbolo, lembrança, relíquia, que se use qualquer desses substantivos era também possível também estar falando do prédio da CBT, encravado ali, a 15 quilômetros da cidade. Um lugar onde se produziu tratores que ainda hoje preparam a terra em algum lugar deste país.


Afinal, a vasta área de onde se avista o horizonte a partir da "antiga CBT", conta algo significativo da indústria são-carlense num trecho da vida em que o mundo tinha fronteiras bem definidas. O sonho de ir além delas, mas com as próprias asas, foi para a CBT como o sonho de Ícaro que se desfez ao sol.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Fotos Antigas: Fordson F em Paraty - RJ

- Curiosa fotografia de um trator Fordson model F enviada pelo sr. Luiz Prior. Na imagem podemos ver o trator que pertencia ao Sr. Oliveiros dos Santos Prior, imigrante português que possuía uma serraria na cidade de Paraty - Rio de Janeiro.

- E é por essa informação da serraria que fica a curiosidade! Inicialmente, ao ver a foto, imaginei que as rodas dianteiras teriam sido enchidas com concreto para dar peso de acordo com algum tipo de serviço executado. Porém olhando mais atentamente, fica claro que as rodas dianteiras do trator foram feitas de madeira! 

- Em cima do banco ainda podemos ver a correia que tocava as máquinas da serraria. Fica somente agora a curiosidade e imaginação livre para sabermos o por que o Sr. Prior fez naquela época um Fordson wood wheels!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Histórias: Uma Lagarta que revolucionou a Paraíba na década de 1920

 

- Essa história é sobre uma "lagarta" que revolucionou a Paraíba na década de 1920!

- Há exatos 95 anos, em 29 de maio de 1925, chegava em Campina Grande, comprado pelo Governo Estadual do então Presidente Dr. João Suassuna, o possante trator do tipo "caterpillar", ou seja, movido a esteira, (a palavra caterpillar em inglês quer dizer lagarta, por simular o movimento de lagarta das esteiras). 

- O referido trator chegou na Paraíba em princípios de maio de 1925 a bordo do vapor Bruyére, desembarcando no Porto de Cabedelo, juntamente com seis reboques, vindos dos Estados Unidos. Foi recebido numa verdadeira festa pela população paraibana que o aguardava vindo pela praia até Ponta de Campina, passando pela ponte Canal que liga Jaguaribe ao Mandacaru, adentrando pelas ruas de Parahyba, sob os olhares satisfeitos do Presidente Dr. João Suassuna e de grande gleba da população. 

- Este trator tinha no total 10 toneladas e 80 HP de força, foi adquirido para empregar serviços de transporte de inúmeras mercadorias diversas pelo estado. A aludida máquina era da marca Holt Manufacturing Co., peça esta de extrema importância, ajudando no transporte de cimento e materiais na construção das barragens de Puxinanã a partir de 1925 e no transporte do principal produto exportador do Estado na época, o algodão. 

- Desempenhou com extrema competência as funções empregadas  durante o período de serviço. Infelizmente não tenho maiores informações de até quando os serviços da mesma foram utilizados e seu paradeiro. As informações que colhi trazem menções até 1927, a partir daí não tenho mais dados. A imagem acima é do trator HOLT Caterpillar 10 Ton na fábrica modelo 1925, o mesmo que o Governo do Estado adquiriu na época.

*** Texto e fotos retirados do blog História Ferroviária Paraibana de Jônatas Rodrigues. Foto: Internet.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Restaurações: CBT 3000 Álcool

- Um dos poucos exemplares sobreviventes da famosa época do pró álcool este trator CBT originalmente era uma carregadeira de cana. Hoje restaurado como trator, nos mostra o pioneirismo da Companhia Brasileira de Tratores na utilização do álcool combustível na agricultura brasileira. CBT 3000 equipado com motor Chrysler Dodge V8 álcool em detalhes no TratorAntigoTV #8.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Fotos Antigas: Testes do novo Scraper CBT SS-900

 - Raras imagens que recebi do amigo Vitor, especialista em CBT Javali, e que as recebeu de um dos engenheiros da própria CBT. As fotos mostram os teste dos Scrapers durante a construção do aeroporto dentro da fábrica da CBT, provavelmente no final dos anos 70.

- Nessa foto dois CBTs 1105, um puxando e outro empurrando o protótipo do scraper ss-900. Reparem ao fundo a torre de controle da pista do aeroporto.



- Nestas duas imagens já aparece o lançamento da CBT para a época, juntamente com o enorme scraper SS-900, o CBT-2400 Detroit. Na foto de cima o 2400 puxando e um CBT-2100 empurrando o scraper, e na foto do meio talvez o mesmo 2400 ao lado de um CBT-1105 com um scraper menor também protótipo. 


- Nestas últimas fotos o CBT 2400 com o Scraper CBT SS-900 já pintado nas cores amarelas e com emblema CBT. Reparem que na foto acima aparece o prédio da fábrica da CBT, e esta mesma imagem aparece no catálogo do scraper SS-900.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Fotos Antigas: Agro Mecânica Simon Diesel

- Penápolis - SP, década de 60. Os irmãos Manoel Simon Nunes e Diogo Simon Nunes fundam a Agro Mecânica Simondiesel em 1963, a qual se encontra em atividade até os dias de hoje, no mesmo endereço, sob o comando do sr. Diogo. Entre 1963 e 1966 a empresa foi revendedora autorizada dos tratores Zetor e Deutz, além de serem oficina especializada dando manutenção para os demais tratores da época.

- As fotos pertencem ao arquivo pessoal do sr. Manoel Eduardo Simon, leitor do blog, e que está nas fotos dirigindo o trator Zetor quando tinha seis anos de idade!


 - Destaque para os Deutz DM-55 e DM-75 que deveriam ser "zeros".

 - DM-55 em frente a empresa. Acima dele o luminoso da Revenda de Tratores DEUTZ.




- Trator Deutz DM-55 com arado de quatro discos e a caminhonete pick-up da empresa. Reparem o quadro ou pintura de um trator CBT no prédio da revenda.

- Nesta foto não aparece o CBT pintado no prédio, somente uma grade de discos. 


 - Nesta fotografia o sr. Manoel com seis anos de idade no Zetor 50.


- Tratores Zetor Super 50 e ao fundo um máquina de esteiras coberta por uma lona. 

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Fotos Antigas: Exposição agrícola da ESALQ - 1965

- Três belas imagens já coloridas registrando uma exposição de máquinas agrícolas no ano de 1965.
Através da dica do leitor Bruno SC, encontrei as fotos originais na página do Facebook - Memória Paulista - Fotos Antigas de São Paulo e suas cidades. As fotografias são de autoria de Kiyoshi Hiratsuka. Por sorte as imagens originais estão em melhor qualidade e revelam detalhes surpreendentes das máquinas da época!

- A descrição não oficial das fotografias é uma exposição de máquinas agrícolas e mecanização na ESALQ - Escola de Agricultura Luiz de Queiroz em Piracicaba - SP, uma das universidades mais antigas de agricultura do nosso país.

- Micro tratores Pasco Lambretta MT-9. Na placa conseguimos ler: "Aprovados nos testes da Fazenda de Ipanema do Ministério da Agricultura. 08/03/65." 
- Ao fundo os tratores CBT 1020. 

- Nessa imagem um trator Ford 8-BR já na cor azul equipado com uma lâmina ou carregadeira frontal. Ao fundo os tratores Valmet, sendo esse equipado com uma motoniveladora. Também vemos um scraper e um trator Fendt nacional.

- Essa foto do Deutz "alto" para cultivo da cana-de-açúcar já apareceu aqui no blog, porém nessa nova foto aparecem os implementos FNI - Fábrica Nacional de Implementos ao fundo.


quarta-feira, 18 de março de 2020

Fotos Antigas: Chegada dos Ford 8-BR em Birigui-SP

- Belas fotos da chegada do tratores Ford modelo 8 BR na cidade paulista de Birigui no ano de 1962. Novidades para o início da década de 60, os 8-BR foram um dos primeiros tratores brasileiros, que com a vasta quantidade de revendedores Ford pelo nosso país, logo se popularizou por todas as propriedades rurais!

- As fotos vieram da página no Facebook - Historiografia de Birigui.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Fotos Antigas: Revenda Hanomag em Ceres - GO

- Belos e interessantes registros da Indústria Mecânica Santiago - Mecânica em Geral e Assistência Mecânica aos Tratores HANOMAG. As fotos retirei da página Ceres Goiás no Facebook.

- Na primeira imagem, provavelmente os proprietários da revenda, mecânicos, agricultores e populares junto ao trator Hanomag R24 no ano de 1958, levando a crer que o trator era recém chegado a loja.

- Nas outras fotos a fachada do prédio com os escritos Hanomag frontais e também laterais. Além do emblema central da marca e a placa pendurada. Alguns carros da época junto as pessoas, e nas últimas fotos o interior da oficina.





terça-feira, 26 de novembro de 2019

Histórias: Os Locomóveis em Selbach - RS

Os Locomóveis em Selbach
Oficina de Benedicto Haunss, na Rua 15 de Novembro.

* Relato de Inácio Haunss – UM FIAPO DE HISTÓRIA. Esta era a primeira oficina mecânica, ferraria e fundição de ferro em Selbach, de Benedickto Haunss. Não sei precisar a data certa desta foto, mas deve ser entre os anos de 1930 a 1940. O mais curioso é que esta residência antes de ser propriedade do meu avô, era a primeira capela católica de Selbach. O lado Sul era a própria capela e o lado Norte o alojamento dos padres que vinham a cavalo de Não-Me-Toque - RS. O local situa-se na esquina das ruas XV de Novembro e a Machado de Assis, aqui em Selbach.

Comboio indo a Cruz Alta, na imagem em que Frederico Schneider aparece com o seu locomóvel Lanz ao fundo, aparentando estar sendo puxada por cavalos. A estrada velha é o trecho que liga Selbach a Arroio Grande pela estrada de terra batida, que até 1979, fazia parte da RS 223. Em 1979 o traçado da rodovia foi mudado para não cruzar as zonas urbanas de Tapera, Selbach e Ibirubá. Nos mapas, antes de 1979, era pela Avenida 25 de Julho e pela estrada de terra que liga Selbach a Arroio Grande, que a rodovia RS 223 cruzava.

- Em 2010 eu me deparei com uma foto em um calendário que mostrava Frederico Schneider levando mercadorias para Cruz Alta com varias carroças por volta dos anos 1930, na estrada velha que hoje liga Selbach a Arroio Grande. Ao fundo percebi uma maquina estranha que parecia uma locomotiva. 

- Como não consegui identificar pedi ajuda para um especialista britânico David Collidge que administra o site Steam Scene especializado em maquinas a vapor. Ele identificou como sendo um locomóvel Lanz fabricado na Alemanha. Primeiramente vou explicar o que é um locomóvel: trata-se de um motor a vapor que pode servir como motor estacionário ou, com algumas adaptações até uma maquina de tração, tipo um trator. Os primeiros locomóveis vieram para o Brasil na região de Campinas - SP, onde o cultivo do café dependia de máquinas modernas. 

- Na segunda metade do Século XIX, o imigrante escocês William MacHardy, constituiria uma grande fundição importando maquinas britânicas fabricadas pela Clayton & Shuttleworth no interior de São Paulo. No Rio Grande do Sul o maior importador eram as Casas Bromberg de Porto Alegre com filial também em Passo Fundo que importavam os locomóveis alemães Lanz. 

- Sobre a Lanz, esta empresa foi fundada em 1859 por Heinrich Lanz na cidade de Mannheim, Alemanha. Em 1921 começou a produzir tratores a Diesel sendo o Lanz Bulldog o mais popular, até ser adquirida pela John Deere em 1956.

- Sobre o locomóvel de Frederico Schneider não há quase nenhuma informação. Por ser um Lanz, provavelmente foi adquirido em Passo Fundo na filial da Bromberg. O fato de ser uma máquina alemã pode não ter a ver com a emigração, pois simplesmente era o locomóvel mais fácil de se adquirir, a não ser é claro que ele tenha vindo com a família da Europa. O locomóvel, na época, era uma máquina muito versátil, poderia tocar uma bomba de água, uma trilhadeira, uma serraria, um gerador elétrico, um moinho ou tudo isso ao mesmo tempo, pois possuía um torque violento apesar da baixa velocidade.

- Uma foto tirada pelo senhor Fridolino Haunss mostra a antiga oficina do pai, Benedicto por volta de 1930, com partes de um locomóvel desmontado. Vê-se as rodas e o interior da caldeira. Não podemos afirmar que seja a mesma maquina, mas sim elas eram muito comuns até a Segunda Guerra Mundial. Com a abundância de lenha, por conta da mata nativa, manter um locomóvel era relativamente fácil e a oficina do senhor Benedicto oferecia toda a assistência técnica.

- Para esclarecer, locomóvel não é o mesmo que locomotiva, já que não anda sobre trilhos e não traciona vagões. São maquinas parecidas com funções diferentes. Com a chegada dos tratores a gasolina e da energia elétrica depois da Segunda Guerra Mundial os locomóveis foram desmontados e vendidos a fundições para serem derretidos, poucos restaram. Mas as fotos podem nos lembrar bem da era dos locomóveis.

 Página de uma antiga publicação publicitária de 1913, ali aparece a casa Bromberg, a fachada acima, no meio a direita o setor de utilidades domésticas e material elétrico e abaixo o setor de máquinas e ferramentas. Era um grande importador, com várias filiais no estado.

Acima, foto da oficina Haunss, do Jornal Correio do Povo, com anuncio dos locomóveis Lanz, fotos da casa Bromberg em que se vê alguns locomóveis a venda em 1913. 

- Texto e fotos retirados da página www.selbachprincesadoaltojacui.com.br, com algumas adaptações.

- Texto de autoria de Jorge Rogélson da Silva, e fotos de seu arquivo pessoal.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Restaurações: Oliver Super 99 - 1957


- A história da reforma deste trator se mistura um pouco aqui com o próprio blog e um pouco de aventura, acontecimentos, amizades e muito empenho para que o Oliver voltasse a roncar!

OLIVER SUPER 99 

- O amigo e leitor do blog Renan Pencinato havia me enviado fotos de um trator Oliver que era herança de sua família.  Na época eu conhecia pouco sobre os Oliver, mas vi que o trator era praticamente um CBT, na verdade, esse era o pai dos nossos tratores CBT! 


- Quase que na mesma época o amigo Adrianus Vosters já estava na direção do museu Ascomar em Maracaju, e procurava um CBT para o acervo. Eles já tinham no museu o ícone brasileiro o modelo 1105, mas mesmo assim ele procurava um CBT 2400 com motor Detroit americano. Eu já conhecia o pessoal da Ascomar, mas foi nessa época que tivemos um contato mais próximo, pois foi quando encontrei e comprei meu trator CBT 2400.

- Foi então que o Adrianus me procurou e contou que queria um trator desses com motor Detroit. Eu disse a ele que iria comprar o CBT, mas sabia de um outro, um mais puro sangue ainda! E contei sobre o Oliver Super 99 que haviam me oferecido, mas que estava no Rio de Janeiro!

- Após colocar comprador e vendedor em contato, foram questão de horas apenas para o negócio ser fechado. E coincidentemente quando estive pessoalmente em Maracaju conhecendo o museu Ascomar, o caminhão do Adrianus estava no Rio de Janeiro pra trazer o Oliver para o Mato Grosso do Sul.


- Quando o Oliver chegou em Maracaju, a surpresa maior chegou junto. Por telefone o Adrianus já sabia que o Oliver era único dono, porém não imaginava que o trator tivesse apenas 4.250 horas trabalhadas, e ele fosse receber junto com o trator uma nota fiscal datada de 1958, referente a primeira revisão do Super 99 !


- Esses detalhes fizeram com que o Adrianus optasse por uma restauração caprichada e nos mínimos detalhes. Tanto que muitas peças faróis, relógios, foram compradas novas em lojas especializadas nos Estados Unidos, sem contar o motor que por ter poucas horas não precisou ser retificado, porém recebeu uma revisão completa em seus componentes como: juntas novas, retentores, revisão nos bicos e injetora. Toda a parte elétrica e chicote foi importada nova dos EUA. Todo o restante foi muito trabalho com capricho em toda parte de funilaria e pintura. O trator foi completamente desmontado para receber uma pintura de alta qualidade.




- Os pneus traseiros foram mantidos os originais por estarem em bom estado e terem um desenho raro de se ver hoje em dia. Todas as partes do trator foram mantidas 100% originais, recebendo apenas pintura e peças de reposição novas. O motor GM Detroit Diesel de três cilindros e 99 cavalos de potência esbanja saúde e ronca como novo!

- Após o término da restauração o Adrianus já levou o Oliver para diversos encontros de carros antigos na região de Maracaju - MS, além de ter exposto o trator no próprio museu Ascomar em ocasiões de festas em Maracaju e também o levou em edições do Traktor Feste de Entre Rios - PR.



- Nesta última foto o CBT 1105 e o Oliver Super 99 em frente ao prédio do museu ASCOMAR de máquinas agrícolas antigas em Maracaju - MS.