quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Restaurações: Oliver Super 99 - 1957


- A história da reforma deste trator se mistura um pouco aqui com o próprio blog e um pouco de aventura, acontecimentos, amizades e muito empenho para que o Oliver voltasse a roncar!

OLIVER SUPER 99 

- O amigo e leitor do blog Renan Pencinato havia me enviado fotos de um trator Oliver que era herança de sua família.  Na época eu conhecia pouco sobre os Oliver, mas vi que o trator era praticamente um CBT, na verdade, esse era o pai dos nossos tratores CBT! 


- Quase que na mesma época o amigo Adrianus Vosters já estava na direção do museu Ascomar em Maracaju, e procurava um CBT para o acervo. Eles já tinham no museu o ícone brasileiro o modelo 1105, mas mesmo assim ele procurava um CBT 2400 com motor Detroit americano. Eu já conhecia o pessoal da Ascomar, mas foi nessa época que tivemos um contato mais próximo, pois foi quando encontrei e comprei meu trator CBT 2400.

- Foi então que o Adrianus me procurou e contou que queria um trator desses com motor Detroit. Eu disse a ele que iria comprar o CBT, mas sabia de um outro, um mais puro sangue ainda! E contei sobre o Oliver Super 99 que haviam me oferecido, mas que estava no Rio de Janeiro!

- Após colocar comprador e vendedor em contato, foram questão de horas apenas para o negócio ser fechado. E coincidentemente quando estive pessoalmente em Maracaju conhecendo o museu Ascomar, o caminhão do Adrianus estava no Rio de Janeiro pra trazer o Oliver para o Mato Grosso do Sul.


- Quando o Oliver chegou em Maracaju, a surpresa maior chegou junto. Por telefone o Adrianus já sabia que o Oliver era único dono, porém não imaginava que o trator tivesse apenas 4.250 horas trabalhadas, e ele fosse receber junto com o trator uma nota fiscal datada de 1958, referente a primeira revisão do Super 99 !


- Esses detalhes fizeram com que o Adrianus optasse por uma restauração caprichada e nos mínimos detalhes. Tanto que muitas peças faróis, relógios, foram compradas novas em lojas especializadas nos Estados Unidos, sem contar o motor que por ter poucas horas não precisou ser retificado, porém recebeu uma revisão completa em seus componentes como: juntas novas, retentores, revisão nos bicos e injetora. Toda a parte elétrica e chicote foi importada nova dos EUA. Todo o restante foi muito trabalho com capricho em toda parte de funilaria e pintura. O trator foi completamente desmontado para receber uma pintura de alta qualidade.




- Os pneus traseiros foram mantidos os originais por estarem em bom estado e terem um desenho raro de se ver hoje em dia. Todas as partes do trator foram mantidas 100% originais, recebendo apenas pintura e peças de reposição novas. O motor GM Detroit Diesel de três cilindros e 99 cavalos de potência esbanja saúde e ronca como novo!

- Após o término da restauração o Adrianus já levou o Oliver para diversos encontros de carros antigos na região de Maracaju - MS, além de ter exposto o trator no próprio museu Ascomar em ocasiões de festas em Maracaju e também o levou em edições do Traktor Feste de Entre Rios - PR.



- Nesta última foto o CBT 1105 e o Oliver Super 99 em frente ao prédio do museu ASCOMAR de máquinas agrícolas antigas em Maracaju - MS.

2 comentários:

bt.texel disse...

Fantástico o trabalho de vocês. Uma obra de arte realmente. Parabéns.
Nesta semana acabei de comprar um 1105 e vou dar uma geral nele mas tá me faltando achar um manual para me ater aos detalhes originais. Se souberem de alguém que esteja disposto a me vendar uma cópia digital do manual, por favor entrar em contato no e-mail.
Continuem com o ótimo trabalho.

Anônimo disse...

Não entendi por que parece ter 2 filtros de ar.