- Este belo exemplar dos primeiros "fordinhos" pertence ao sr. A.C. Carlini, leitor aqui do blog e quem nos enviou as fotos. A história da restauração do trator segue abaixo, junto a algumas fotos do tratorzinho.
- A história começa durante a juventude do sr. Carlini, época em que seu pai tinha um trator Ford 1954, modelo mais novo que este 8N. O trator era utilizado nas atividades da fazenda no sul de Minas Gerais, até que na década de setenta, foi vendido para dar lugar a uma máquina mais nova, com motorização diesel. O sr. Carlini se lembra desse período dizendo: "foi uma fase muito boa da vida e que deixou boas recordações".
- A cerca de cinco anos atrás o tratorzinho das fotos foi encontrado na internet, à venda, e mesmo sem vê-lo pessoalmente, o sr. Carlini o comprou. O trator estava em Amparo - SP, e ao chegar em Minas, notou-se que muitas modificações já haviam sido feitas, descaracterizando totalmente a originalidade do pequeno trator.
- Foi então que uma restauração completa foi iniciada, buscando o máximo de originalidade possível, resultando em seis meses de muito trabalho e pesquisa, importando peças, tudo feito pelo sr. Carlini. Alguns dos principais reparos foram: troca do carburador por um original, troca do platinado e bobina de ignição, reparo na colméia do radiador, embuchamento do eixo dianteiro, embreagem e freios, troca das faixas de freio, reparo na bomba d´água e troca de todos os filtros e óleos lubrificantes do trator.
- Estes primeiros modelos Ford 8N ano 1948 e 1949 tem o distribuidor na frente do motor, embaixo da hélice do radiador. Um local de difícil acesso aos platinados e à regulagem, porém este trator continua funcionando perfeitamente com o sistema original.
- Após a parte mecânica pronta foi a vez do visual, onde toda a lataria foi recuperada, e os detalhes revistos: novos mostradores do painel, novos emblemas originais, troca da chave de ignição e dos decalques, tudo nos padrões originais. Após, uma caprichosa pintura com PU.
- Todas as peças foram compradas novas e importadas dos Estados Unidos, com exceção dos dois pneus dianteiros aro 19, que são praticamente impossíveis de serem importados e também de se encontrar aqui no Brasil. Uma sugestão a quem reformar este modelo é encontrar as rodas do Ford 1954 aro 16, que caem muito bem nesse trator e não tiram originalidade.
- Outra pequena alteração foi a mudança do sistema elétrico original de 6V para 12V. Como o tratorzinho fica alguns períodos parados, a adoção do sistema de 12v, bateria, arranque, e demais componentes é bem vinda quando se deseja andar com o trator sem dores de cabeça com a parte elétrica.
- Para finalizar, as palavras do próprio dono e restaurador: "É um tratorzinho fantástico e depois de pesquisar na internet fiquei impressionado com a quantidade de admiradores desse modelo, inclusive no exterior. Minha intensão agora é vendê-lo pois encontrei um modelo 1954 em boas condições para ser restaurado e se for o caso resgatar com o modelo que marcou uma fase de minha vida".