quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ford 8N 1949


- Este belo exemplar dos primeiros "fordinhos" pertence ao sr. A.C. Carlini, leitor aqui do blog e quem nos enviou as fotos. A história da restauração do trator segue abaixo, junto a algumas fotos do tratorzinho.

- A história começa durante a juventude do sr. Carlini, época em que seu pai tinha um trator Ford 1954, modelo mais novo que este 8N. O trator era utilizado nas atividades da fazenda no sul de Minas Gerais, até que na década de setenta, foi vendido para dar lugar a uma máquina mais nova, com motorização diesel. O sr. Carlini se lembra desse período dizendo: "foi uma fase muito boa da vida e que deixou boas recordações".

- A cerca de cinco anos atrás o tratorzinho das fotos foi encontrado na internet, à venda, e mesmo sem vê-lo pessoalmente, o sr. Carlini o comprou. O trator estava em Amparo - SP, e ao chegar em Minas, notou-se que muitas modificações já haviam sido feitas, descaracterizando totalmente a originalidade do pequeno trator.

- Foi então que uma restauração completa foi iniciada, buscando o máximo de originalidade possível, resultando em seis meses de muito trabalho e pesquisa, importando peças, tudo feito pelo sr. Carlini. Alguns dos principais reparos foram: troca do carburador por um original, troca do platinado e bobina de ignição, reparo na colméia do radiador, embuchamento do eixo dianteiro, embreagem e freios, troca das faixas de freio, reparo na bomba d´água e troca de todos os filtros e óleos lubrificantes do trator.



- Estes primeiros modelos Ford 8N ano 1948 e 1949 tem o distribuidor na frente do motor, embaixo da hélice do radiador. Um local de difícil acesso aos platinados e à regulagem, porém este trator continua funcionando perfeitamente com o sistema original. 

- Após a parte mecânica pronta foi a vez do visual, onde toda a lataria foi recuperada, e os detalhes revistos: novos mostradores do painel, novos emblemas originais, troca da chave de ignição e dos decalques, tudo nos padrões originais. Após, uma caprichosa pintura com PU.



- Todas as peças foram compradas novas e importadas dos Estados Unidos, com exceção dos dois pneus dianteiros aro 19, que são praticamente impossíveis de serem importados e também de se encontrar aqui no Brasil. Uma sugestão a quem reformar este modelo é encontrar as rodas do Ford 1954 aro 16, que caem muito bem nesse trator e não tiram originalidade.

- Outra pequena alteração foi a mudança do sistema elétrico original de 6V para 12V. Como o tratorzinho fica alguns períodos parados, a adoção do sistema de 12v, bateria, arranque, e demais componentes é bem vinda quando se deseja andar com o trator sem dores de cabeça com a parte elétrica.

- Para finalizar, as palavras do próprio dono e restaurador: "É um tratorzinho fantástico e depois de pesquisar na internet fiquei impressionado com a quantidade de admiradores desse modelo, inclusive no exterior. Minha intensão agora é vendê-lo pois encontrei um modelo 1954 em boas condições para ser restaurado e se for o caso resgatar com o modelo que marcou uma fase de minha vida".








- Para quem tiver interesse o sr. Carlini está vendendo o trator que está anunciado no Mercado Livre : http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-509218581-trator-ford-gasolina-1949-_JM

5 comentários:

Maicon disse...

Belissima restauracao. Parabens ao dono e tambem ao blog. Muito bom...

Maicon disse...

Belissima restauracao. Parabens ao dono e tambem ao blog. Muito bom...

Adolf Schartner disse...

Muito legal esse trator.
Meu tio tinha um bem igual a esse na década de 60 aqui no município de Palmeira PR. Me lembro ainda como ele dava a partida nele apertando um botão que ficava ao lado da alavanca de câmbio.

Adolf Schartner disse...

Também sou bloguero.
Se interessar:

http://www.come-poeira.blogspot.com.br/

Leandro da silveira pereira disse...

Olá amigos!alguém pode me ajudar a obter informações sobre manutenção do motor deste trator antigo ford N8? tenho um amigo que comprou um p/restaurar e esta tendo dificuldade p/acertar o ponto de explosão do motor,preciso saber a ordem de explosão?se alguém poder me ajudar agradeço!