- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto
outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o
Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente
da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos
tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos
americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram
os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.
- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas
atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter
passado de dezenas de unidades, ou menos.
- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de
alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por
algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira
com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala"
pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.
Relíquias do nosso Brasil - Tratores MAP
- MAP (Manufatura de Armas de Paris) - As iniciais já
demostram ser uma marca resultante da conversão das fábricas e seu material
bélico após a guerra. Os primeiros tratores MAP foram montados com motor Latil
a gasolina e após passaram a usar motor próprio a diesel. Este motor a diesel é
muito curioso, possui 4 pistões mas apenas dois cilindros e somente um
virabrequim.
- Em 1952, a famosa SIMCA (Sociedade Industrial de Mecânica e
de Carrocerias de Automóvel) adquiriu a maioria das ações da Map e os tratores
desta marca passaram a receber o nome da
nova marca SOMECA (Sociedade Mecânica de Sena).
- É curioso também que, em 1949, com dois destes motores dos
tratores MAP montados num chassis com transmissão de automóvel, atingiram um novo recorde de velocidade com motores diesel, ultrapassando a barreira
dos 192 km/h.
- O trator MAP da foto abaixo foi comprado na cidade de Barretos/SP e hoje
pertence a coleção www.tratoresantigosnijssen.com.br