quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fotos Antigas: Israel Company Ltda e Waterloo Boy Tractor

- O trator Waterloo Boy já apareceu no blog diversas vezes. A postagem do dia 20 de setembro de 2011, mostra um artigo de jornal com o anúncio de venda do trator pela empresa Israel Company Limitada, que era situada à Rua Florêncio de Abreu nº 79 - São Paulo - SP.

- Curiosamente o leitor do blog, sr. José Henrique Júnior, me enviou um email onde conta que seu avô era representante da empresa Israel Company e que a família guarda como memória alguns catálogos e cadernetas da época. A empresa de seu avô era a "Officina de Carpintaria e Ferraria - movida a motor - de Guilherme Henrique".


- O catálogo possui várias páginas com implementos da marca John Deere, arados, cultivadores, ceifadeiras, carpideiras, todos de tração animal, além de arados e plantadeiras para "tractor", as quais podem ser vistas abaixo.








- Nas últimas páginas do catálogo aparece o trator Waterloo Boy em uma propaganda da empresa Israel Company que é a mesma veiculada pelos jornais da época, além de uma foto do trator em ação em uma antiga fazenda do Instituto Agronômico do Estado de São Paulo em Campinas-SP.




- Que raridade estas imagens que, se ainda não tiverem, estão perto de completar 100 anos! Reparem que os homens operando o trator Waterloo Boy estão vestindo terno, e o trator carrega algumas bandeiras. Certamente esta foi a primeira "exibição" do trator aos fazendeiros naquela época! Mas, mais uma vez nos fica a dúvida de quantos Waterloo vieram para o Brasil. Apenas o trator da foto?

Nenhum comentário: