quarta-feira, 12 de junho de 2013

Relíquias do Brasil - Parte VIII - Urus Allrad

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.


Relíquias do nosso Brasil - Tratores URUS Allrad


 - Esta é uma marca de tratores de nacionalidade alemã, tanto que alguns modelos da marca eram equipados com motores MWM de 2 cilindros diesel (como o da foto), muito conhecidos aqui no Brasil por equiparem diversas outras marcas.

- A Urus foi provavelmente uma das marcas pioneira no uso da tração 4x4. A empresa inicialmente fabricou tratores sobre o nome "Ursus" porém, em conflito com uma empresa polonesa de mesmo nome, mudou-se o nome para URUS.

Modelo Bambi que foi fabricado ainda sobre o nome da empresa Ursus

- O modelo B28 (foto abaixo) foi o mais produzido pela empresa e também chegou ao Brasil. Em nosso país podem ser vistos alguns modelos em coleções e museu, inclusive alguns apareceram em fotos antigas de postagens anteriores aqui do blog.



- Nesta foto, um trator URUS desfila durante o Festival do Imigrante do município de Coqueiros do Sul - RS. Fonte da foto: Blog Sínodo Planalto Rio-Grandense

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom blog dei uns click ai se puder passa no meu la
http://tratore.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi , tenho um destes tratores e gostaria de trocar informações com outros proprietários . Meu email é sergioseus@yahoo.com.br