quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fotos Antigas: Trator Oliver na construção da Noroeste do Brasil

- As estradas de ferro desenvolveram o nosso Brasil, tanto de norte a sul, como de leste a oeste. Nos remetem a um tempo onde trator ainda era "coisa do futuro" e o máximo de tecnologia que existia eram as máquinas a vapor. Toda a construção e aterro dos leitos das estradas de ferro eram feitos por trabalhadores braçais e através de animais, mulas e burros puxando carroças carregadas com terra e materiais.

- O Brasil teve o seu apogeu das estradas de ferro e também grande parte dessas ferrovias teve seu declínio. Algumas operam até hoje, e já depois de certa idade tiveram seus ramais aumentados. É o caso destas duas fotos, onde podemos ver um trator de esteiras Oliver Cletrac trabalhando na terraplanagem do leito de algum prolongamento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

- Na segunda foto ainda podemos ver o trator sendo transportado em um dos vagões, na foto tirada quando a composição atravessava o rio. Notem a ponte feita ainda no improviso, toda de toras de madeiras empilhadas.

- As fotos retirei da galeria de imagens da página www.topvitrine.com.br/galerias-de-fotos/9 onde mais fotos antigas da Noroeste do Brasil podem ser vistas!



Nenhum comentário: