terça-feira, 24 de abril de 2012

História: Primeiros tratores Brasileiros: TMO Formiga - Parte II

- A história sobre o trator TMO Formiga começa aqui: tratoresantigos.blogspot.com.br/2011/11/primeiros-tratores-brasileiros-tmo.html . Nesta postagem relatei um pouco da história do sr. Oswaldo Olsen e sua paixão pelas máquinas, principalmente os tratores, onde veio a lançar um dos primeiros tratores brasileiros!

- Acontece que alguns dias atrás o amigo e colaborador Anderson Olsen, de Curitiba-PR, que pesquisa sobre a história da Família Olsen, me enviou algumas fotos e arquivos que simplesmente foram a "luz no fim do túnel" para a história dos tratores TMO que citei na última postagem sobre o sr. Oswaldo. Resolvi então contar a "continuação" como uma nova postagem para que a anterior não ficasse extensa e carregada de fotos e informações.

- Bem... começamos então com a primeira foto. Na verdade um cartão de apresentação do sr. Yedo que era procurador da empresa "Cia. Olsen de Tratores Agro-Industrial". No verso do cartão dois desenhos dos tratores TMO Formiga e TMO Caçador. Aqui com este cartão temos a primeira imagem do até então misterioso trator "TMO - Formiga".



- Seguindo com as novidades, agora as mesmas fotos da postagem anterior, e duas novas, porém em maior resolução! São fotos do desfile de 7 de setembro onde o sr. Oswaldo Olsen desfilou com o trator TMO Caçador, aproveitando a oportunidade para lançamento do trator!





 - As fotos abaixo foram digitalizadas da Revista do Sul nº 198 de 1969, onde na capa aparecia a Srta. Suzely Olsen debutante do ano de 1969 e o trator TMO Formiga fabricado naquele ano. Nas páginas da revista uma matéria sobre o Sr. Oswaldo e sua Cia. Olsen de Tratores Agro-Indutrial. Na matéria um interessante apelo as autoridades da época para que dessem atenção ao trator inteiramente nacional e totalmente benéfico para nossa indústria e agricultura, "...superior aos similares estrangeiros, representando grande economia de reservas para o nosso país." Porém infelizmente sabemos que não foi a vontade do sr. Oswaldo que prevaleceu!




- E para finalizar, com os magníficos dizeres abaixo, uma página do Jornal de Caçador, de novembro de 1964, com reportagem sobre o sr. Oswaldo Olsen e o lançamento de seu trator TMO Caçador!

"Realiza o Sr. Oswaldo Olsen

UMA OBRA GIGANTESTA - CONCRETIZANDO UM GRANDE EMPREENDIMENTO

À nossa reportagem declara o sr. Oswaldo Olsen:
Meu trator é uma realização de caráter cem-por-cento nacional, feita no Brasil, com materiais e técnicos do Brasil e pelo Brasil."



Um comentário:

Unknown disse...

Além do Governo Brasileiro não dar nenhum tipo de incentivo para a fabricação do TMO RHD (Trator de esteira), tentou convencer o meu avô a adaptar o projeto para Tanque de Guerra, o que ele recusou.Após esse episódio, a empresa era constantemente visitada pela Receita Federal, meu pai (Marcos Olsen), foi preso pela ditadura militar, e foi vitima de um acidente aéreo mal explicado alguns anos depois.