segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fotos Antigas: Tratores em Catalão - GO

- Nesta postagem, três fotos de tratores que trabalharam na cidade de Catalão, estado de Goiás. As fotos retirei do blog Nosso Catalão, onde podemos encontrar muitas fotos antigas da cidade.



- Seguindo uma ordem cronológia pelo ano dos tratores, nesta primeira foto o trator Fordson lá dá década de 1920.
- Segundo consta na descrição do blog Nosso Catalão: "De acordo com Hélio Pereira Martins, filho de Cassiano Martins, esse foi o primeiro trator de Catalão. Observem que há uma inscrição feita à caneta, na parte superior da foto, indicando "Lavoura de Arroz" e logo abaixo o ano "1927"."
- Olhando com atenção parece uma foto que não é no Brasil! O trator Fordson equipado com os paralamas, a "colheitadeira" de arroz puxada pelo trator, mas pelo escrito na foto e o ano, fica a certeza de ser essa uma foto única!
- Mesmo Goiás sendo um estado mais novo, com uma mecanização agrícola mais tardia, essa foto prova o contrário, mostrando o pioneirismo de algumas pessoas e cidades no emprego de máquinas no campo.


- Nesta foto, segundo descrição do blog o agricultor e pecuarista de Catalão, sr. João Netto de Campos, operando um trator John Deere Modelo G. O modelo G da John Deere era o maior trator da série na época, entre os modelos a gasolina/querosene. Após ele somente o John Deere modelo R a Diesel.


- E por último, talvez até mais antiga que a foto do John Deere, o trator International Harvester - Farmall modelo MD. Este por sua vez "dirigido" por uma mulher! Em razão de algum serviço executado pelo trator as rodas eram de ferro, e parecem ser "feitas em casa". Estes tratores não eram equipados originalmente com rodas de ferro. E o modelo MD, por ser diesel, já era do fim dos anos 50.

Nenhum comentário: