quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

História: O trator mais antigo do Brasil

- O trator escolhido desta vez é um especial! Porém ele difere de todo o restante por uma simples razão: o combustível.

- Analisando a fundo, este não seria um trator como conhecemos os de hoje, mas a função é a mesma, arrastar algum implemento, indiferente do princípio de funcionamento do motor, que neste caso é a lenha e a água. Sendo assim, com a única diferença para os tratores comuns ser o combustível, podemos classificar este como o "trator mais antigo do Brasil".

- Este trator se encontra em Bebedouro-SP, e pertence ao acervo do Museu Eduardo André Matarazzo, tema desta postagem do blog: tratoresantigos.blogspot.com/2009/05/museu-eduardo-andre-matarazzo.html . Pelo Brasil existem diversas outras máquinas parecidas, mas que são motores a vapor estacionários, nada mais que motores que tocavam serrarias, moinhos, bombas d´água, etc, além de máquinas similares, mas que não eram tratores, e sim rolo-compressores para estradas.

- Em se tratando de um trator a vapor, uma máquina para puxar algum implemento no campo, este é o único que se tem notícia no país. É um vapor inglês da marca Marshall Sons & Co. Limited, com número de série 12146 e ano datado de 1884! O que comprova ser um trator que realmente veio e trabalhou no Brasil é a plaqueta dos "importadores" Arens Irmãos - Únicos agentes - Rio de Janeiro e Campinas!

- A opinião de que este trator é o mais antigo do Brasil é particularmente minha, pois é o único "trator a vapor" que se tem notícia e ainda existe no país, mas relembrando que podem haver outros por aí! 








3 comentários:

Marcelo Fernandes disse...

Simplesmente sensacional, Lucas!
Ví um parecido no Uruguai e era um enorme Case.

Ricardo MELO Araujo disse...

um locomovel, muito comum, principalmente pela facilidade de combustivel... em Curitiba tem um numa praça, usado em obras...

Renan mendes disse...

Meu amigo conheço muito bem esse modelo, ele é um Marshall de 8ton., de mecanica muito dificl, pois alem de serem peças grandes, são de ferro fundido e pesadas, porem comportam muitas peças de outras maquinas. Na hora da compra, que era feita diretamente com a fabrica na Inglaterra, pelo produtor ou importadora, o produtor poderia escolher com banco ou sem banco, alem disso também escolher ou não bandagens de borracha nas rodas e se poderia ter ou não a moça do simbolo da empresa entalhada em ferro no bico do trator.
Esse tipo de modelo de trator, e bem vejamos aqui ele sim é um trator, sua finalidade principal é de ser um cavalo-mecanico, é alem de extrema raridade na America do Sul, totalmente desconhecido da população geral, a não ser de historiadores, ou professores de Historia como e meu caso. Meu amigo parabens por trazer o post sobre essa belíssima maquina. meus parabens, e obrigado