sexta-feira, 15 de maio de 2009

Museu Eduardo André Matarazzo

- Para quem não conhece a cidade de Bebedouro, fica aqui a importante dica: o "Museu Eduardo André Matarazzo, Armas, Veículos e Máquinas”.

- Eduardo Matarazzo nasceu em São Paulo no ano de 1932 e sempre foi apaixonado por carros e máquinas diversas. Uma curiosidade sobre ele: "foi proprietário do primeiro Volkswagen a rodar no Brasil, o que levou a fábrica a lhe oferecer o último". Eduardo trabalhava nas Indústrias Reunidas F. Matarazzo, e mantinha em sua casa uma oficina onde restaurava carros antigos. Quando sua coleção já estava grande, criou em 1964 um museu de sua coleção em São Paulo. Casou-se com Eneida Matarazzo (da cidade de Bebedouro), e em 1969, em acordo com a prefeitura, decide transferir seu museu para a cidade de Bebedouro, e a partir daí o acervo do museu não parou de crescer, até 03 de março de 2002, data de seu falecimento.

- O museu é muito famoso na região, e possui não somente carros, como tratores, aviões, caminhões, peças militares, entre outros. Infelizmente o museu já passou por algumas dificuldades, como enchentes que causaram grande prejuízo. Algumas peças do museu são raros exemplares no País, e talvez até no mundo todo.

- Dentre os tratores antigos o museu possui os seguintes exemplares:

** Trator a vapor Marchall Sons & Co. Limited (locomóvel).
** Rolo-Compressor a vapor (locomóvel)
** Motoniveladora antiga Caterpillar
** Trator Fordson Major County CD 50 (esteira)
** Trator Fordson Major E27N Semi-Esteira
** Trator International Harvester McCormick
** Trator International Harvester 650 Diesel
** Trator International Harvester Farmall H
** Trator Ursus C-45
** Trator de esteira Loyd England
** Trator Cockshutt 20
** Trator Oliver (esteira)
** Trator Panther (esteira)
** Trator Deutz DM 55
** Trator esteira International
** Colheitadeira de Arroz Case
** Trator-Caminhão Militar Minneapolis Moline GTX 6x6
** Motor Estacionário Deutz Monocilíndrico
** Motor Estacionário Oliver Diesel
** Motor Estacionário Ingersoll Rand

- O site da Base Militar Magazine fez uma visita ao museu e na matéria, Helio Higuchi & Paulo Roberto Bastos Jr., comentam modelo por modelo do museu, explicando suas características e curiosidades!

- Uma das raras peças do museu é o Trator-Caminhão Minneapolis Moline, do qual foram produzidas somente 99 unidades, e todas vieram para o Brasil. A única restante no país, em perfeito estado de conservação, é esta que se encontra no museu!

- Dizem também que a empresa Saab ofereceu construir na cidade um hospital em troca do avião SAAB 90A Scandia que operou pela Vasp, e hojé é o único restante no mundo. Acho meio duvidoso.... mas histórias são histórias.
























Um comentário:

nightrider disse...

puxa adorei estes tratores principalmente esta motoniveladora!!muito linda!!