quarta-feira, 23 de novembro de 2011

História: Primeiros tratores Brasileiros: TMO Formiga

- Para contar a história deste trator, devemos começar pela história do sr. Oswaldo Olsen. De origem norueguesa, Oswaldo nasceu em quatro de setembro de 1918.

- Sua curiosidade e seu interesse pela mecânica o levaram a um aprendizado prático em oficinas e não raro, apesar da pouca idade, era surpreendido a dirigir as pesadas locomotivas (de 50 a 60 toneladas), da Companhia Lumber. Mal tinha completado 15 anos e já era profissional, consertando tratores das marcas Fordson e Caterpillar. Tomou gosto pelas máquinas que passaram a constituir sua primeira paixão. As observações e o interesse que tinha pelas máquinas de madeireira Lumber, principalmente os guinchos, plantaram em sua mente de criança, as idéias que mais tarde iria por em prática, ao construir suas próprias máquinas. Seu primeiro guincho, fabricado em 1944, existe até hoje, em perfeito funcionamento.

- Em 1942, deixou sua cidade natal mudando-se para Caçador, onde ao lado de seu primo Wigando Olsen, iniciou a fabricação de aparelhos a gasogênio, instalando a IMBERT, primeira indústria metalúrgica da localidade.

- A partir de 1956 passou a dedicar sua atenção ao fabrico de tratores de esteiras, fundando em 1962 a Companhia Olsen de Tratores Agro-Industriais. Exatamente às 09:30 horas do dia quatro de setembro, data e hora do nascimento do Sr. Olsen, seu primeiro trator começava a "engatinhar", coisa que só o destino sabe explicar. Em entrevista a um jornal local, Olsen declarou: "Meu trator é uma realização de caráter cem por cento nacional, feito no Brasil, com materiais e técnicos do Brasil, e pelo Brasil".





- Nestas duas fotos, no desfile comemorativo de 7 de setembro de 1964, o sr. Oswaldo Olsen acompanhado de um de seus filhos e funcionários de sua empresa, desfilando com o primeiro trator de esteiras de sua fabricação, lançado no mesmo ano.

-  Em 1958 Oswaldo Olsen projetou um trator de esteiras, que estudou 4 anos. Em 1962 fundou a “Cia Olsen de Tratores Agro-industrial”. E finalmente em 1964 saiu às ruas com o trator TMO – Caçador 70/C.

- O trator TMO - Formiga de Osvaldo Olsen foi um projeto de trator articulado ao meio, provavelmente com tração nas quatro rodas, como as máquinas pás carregadeiras. 

- A empresa TMO existe até hoje: http://www.tmo.com.br/

- Conforme forem aparecendo mais informações irei atualizando e corrigindo esta postagem. Fica a dúvida quanto ao nome do trator, pois apareceram dois TMO Formiga e TMO Caçador (nome dos guinchos atuais fabricados pela empresa). E duas datas 1964 no desfile, e 1969. Além dos projetos anteriores, ou protótipos.

- A empresa do sr. Oswaldo Olsen desenvolveu um dos primeiros tratores genuinamente brasileiros, época em que marcas estrangeiras como Valmet, Massey, Ford, Fendt, entre outras, se instalaram no Brasil e montavam seus tratores com uma pequena porcentagem de peças nacionais produzidas aqui.

- Fica a dúvida do fim que tiveram os tratores TMO Formiga, e porque não foram continuados. Segundo informações do comentário da postagem, os tratores não foram continuados pois o sr. Osvaldo Olsen não teve apoio nenhum do governo brasileiro nesta empreitada.


- Fotos e informações retiradas das seguintes páginas:
- http://www.cacador.net/portal/Blogs.aspx?cdUsuario=26&cdBlog=445
- http://cfh.ufsc.br/~simpozio/EncReg/EncSC/MegaHSC/Historia_economicaSC/91sc4744-4788.html
- http://www.cacador.sc.gov.br/portalhome/index.php/lista-de-e-mails/98

3 comentários:

Anônimo disse...

1. O trator nas fotos é o primeiro de esteiras que ele fabricou. Não o Formiga;
2. O verdadeiro trator TMO Formiga era um trator articulado ao meio, como são hoje em dia as carregadeiras de rodas (pá carregadeira);
3. Quanto a dúvida do fim que tiveram os tratores, não foram continuados porque a empresa do Sr. Oswaldo Olsen (e acionistas)não aproveitou os plano governamental algum para desenvolver o que foi um dos primeiros tratores brasileiros, porque NUNCA recebeu tal apoio do governo;
4. O que foi oferecido ao Sr. Oswaldo Olsen, tratava-se de empréstimo em US$ com garantias de avale hipotecas, coisa impossível à época, pois era um pequeno empresário;
5. O que ele conseguiu na época foi comprar diversas máquinas na Rússia a preços muito bons, sendo que foram os ....Russos, que acreditaram no potencial do Sr. Olsen, concedendo o verdadeiro a ele o "maior presente"que ele poderia ter ganho. Caro foram os impostos cobrados pelo governo brasileiro para nacionalizar tais máquinas;
6. Muitas dessas máquinas trabalham até hoje na TMO.
Atenciosamente
Família TMO Caçador.

Anônimo disse...

Não se pode esquecer do primeiro trator de esteira com lagartas contra rotante, desenvolvido por ele, e que hoje é usado nos tanques de guerra pelo mundo afora. Osvaldo Olsen foi um gigante adiante de seu tempo.
O garoto da foto é Carlos Olsen, o caçula da família com então 4 anos.

METALWILSON disse...

tenho muito orgulho ,por ter conhecido o sr OSVALDO, fui funcionario desta empresa,em curitiba, entrei com 13 anos sai com 19 ,tudo que sei aprendi com ele,não era patrão , era um pai, TUTAS, CARLINHOS, eram irmãos,passei grande parte operando o formiga,que saudade ,guardo muitas fotos,minhas e do meu pai que era soldador, hoje sou empresario da construção,uso todos os dias o aprendi com este grande homem .