quarta-feira, 27 de abril de 2011

Restaurações: Hanomag R35 - 1956

- Nesta postagem iremos resgatar mais uma bela história. Desta vez o personagem principal é o trator Hanomag R35 de 1956, que foi herdado da família e restaurado pelo amigo Carlos, sendo ele um trator "único dono".


- A história deste Hanomag começa no ano de 1956, quando foi comprado novo, pelo avô do Carlos, na empresa Heitor Machado Campos, em Limeira - SP. Este foi o terceiro dos tratores Hanomag adiquiridos por ele, sendo o primeiro um R28 de 1951 e o segundo um R35 de 1954. O Hanomag R28 também foi resgatado pelo Carlos e certamente contaremos a história dele aqui no blog mais para frente. Já o outro Hanomag R35 se perdeu com o tempo e acabou sendo sucateado, servindo como doador de algumas peças para este R35.

- Segundo o próprio Carlos, a ligação entre seu avô e marca Hanomag é de longa data. A cidade natal de seu avô na Alemanha é Niederhone, e de sua avó é Ronnenberg, ambas cidades ficam na região de Hannover que é uma importante cidade no centro da Alemanha, e sede da fábrica da Hanomag. Além de que, o pai de Carlos e seus tios, quando crianças, morarem em Weetzen, cidade que fica a poucos kilometros de Hannover. E também, um primo da família trabalhou na fábrica da Hanomag como contador... Certamente esses fatores influenciaram a compra de três tratores Hanomag pelo seu avô.



- O Hanomag era usado para o cultivo da laranja e do café. Pulverizava, adubava, arava, gradeava e puxava carretas carregadas com a colheita. Com o tempo, essas culturas foram substituídas pela cana de açúcar, e os Hanomag foram sendo "encostados". Na década de 90 o tio de Carlos adquiriu um trator Valmet novo, e já que o Hanomag R35 estava queimando muito óleo lubrificante, decidiu já não ser mais viável o conserto e revisão dos tratores antigos.

- Estes Hanomag modelo R35 foram tratores muito robustos e também que muito colaboraram com os agricultores por todo o Brasil. Eram tratores de porte médio, equipados com um motor de 4 cilindros a diesel, com potência de 35 cavalos a 1900 RPM. Possuia bomba injetora Bosch, câmbio de 5 marchas, e apresentava um peso de 1760 kgs sem lastro. Apresentava também hidráulico de três pontos, polia, e completo sistema elétrico 12V composto por faróis, lanternas traseiras, painel, tomada traseira e aquecedor para partida.


- Em janeiro de 2008 a história desse trator começa a mudar. Carlos o herdou como herança de família e foi buscá-lo no sítio para iniciar uma reforma completa! Do sítio o Hanomag foi direto para a oficina mecânica de um velho conhecido: o Chicão, que foi o mecânico do Hanomag sempre que o avô do Carlos precisou.  Na oficina iniciou-se a "operação" para que o tratorzinho voltasse a vida. E não foram poucos os esforços dos mecânicos Chicão e Rone.


- Em resumo foram trocados, camisa e pistões, embreagem, bomba d’água, freios, dínamo e válvulas de escape. O mais grave foi o motor, pois havia pistão com anéis quebrados, camisa muito riscada, e válvulas já muito finas pela longa vida de trabalho. Por sorte o Carlos depois de receber algumas dicas conseguiu comprar em São Paulo na Abreu peças um kit para o motor novinho em folha! Sem contar as inúmeras "garimpadas" em ferro-vellho e oficinas atrás de peças e informações.




- A parte de funilaria foi também toda refeita e os detalhes não passaram despercebidos. Tudo liso e original para o serviço de pintura que foi feito pelo próprio Carlos! Após a pintura pronta foi hora de acertar os detalhes e levar o trator para a sua nova casa.

- Finalizando, como o próprio Carlos disse: "Ele está agora recuperado e espero que traga alegria para a família, e que também seja motivo de atração de visitas dos amigos, do mesmo modo que foi para a minha geração, pois aos domingos a família se encontrava no sitio para almoço e o passeio de trator era obrigatório. Uma coisa parece certa, este vai existir por alguns séculos!" 



  

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao avô do Carlos, parabéns ao Carlos pela iniciativa, parabéns aos mecânicos Chicão e Rone e parabéns principalmente a você Lucas Nori, por ter trazido a público esta história de vida, de lutas e de conquistas. Nota 10 para a postagem. Renato Libeck.

nelson .cruz alta. rs disse...

waxopse
a quanta .saudade . talves nunca vou esquecer ovelho hanomag afinal foi o primeiro trator que dirigi devia ter uns doze anos.

paulosouza disse...

Meu pai tinha cinco tratores Hanomag. (1)ano 1954 R55 e (4)ano 1957 R55 quando eu vejo um trator Hanomag para pra ver de perto na Argentina tem vários na ativa.

Unknown disse...

Boa noite muito lindo esse trator! eu tenho um que precisa de peças para restaurar alguém sabe me informar onde comsigo?

Fabio disse...

Tenho um r 55 completo para venda precisa restaurar.

Fabio disse...

Boa noite amigo
Tenho u r55 completo para restaurar.

Unknown disse...

Tenho um virabrequim e 4 bielas do R55.

Anônimo disse...

onde encontra passa pa esse tipo retrato Ranomag pra moto tô procurano mas naoencontro

Anônimo disse...

que sabe onde encontra passa pa motordesse trator Ranomag35

Anônimo disse...

o Fábio e onde encontra pessa

Anônimo disse...

também tô procurando pessoa pa retificaomotore naocomsigu a xar

Anônimo disse...

Boa tarde quem pode me informar a alturado pistão do Ranomag 35

Anônimo disse...

Jao dos trator