- Aqui estão algumas propagandas da época em que a CBT comemorou seus 15 anos de vida. "Fortes, ágeis e versáteis", assim eram os CBT!
CBT: 1975 - 15 anos. Vou contar uma história:
- Depois de sua fundação em 01 de setembro de 1959, a CBT fez um acordo operacional com a Oliver Corporation, no qual passou a fabricar em nosso país o seu primeiro trator, o CBT-Oliver, baseado no Oliver 950. A Oliver Corporation, produziu o Oliver 950, ademais dos modelos 990 GM Diesel e o 995 GM Lugmatic Diesel, de 1958 a 1961.
- Eram cerca de 200 tratores produzidos e a CBT nacionalizava o CBT-Oliver. A empresa apresentou em 29 de dezembro de 1960, seu primeiro trator, o OLIVER 950, cuja produção iniciou-se em junho de 1961.
Segundo alguns estudiosos em história, o trator completamente brasileiro que se fabricava, foi o CBT-1020 em 1962. A sua fabricação encerrou-se em junho de 1968, quando o seu motor Mercedes-Benz (de 78,9 hp) foi substituido pelo Perkins 6340 (de 89,7 hp).
- Em junho de 1968, surgiu o CBT-1090: a mais pesada e possante máquina nacional. Um fato curioso é que a CBT foi substituindo o motor Perkins por outro da mesma marca e, de igual potência, portanto com tecnologia superior. Baseado nessa mudança, surgiu o CBT-1090A.
- Em 1970 veio o CBT-1000. Um trator de motor Perkins de 53,7 hp.. Foram vendidos cerca de 4000 unidades do CBT-1000 em apenas 01 ano e 06 meses. Essas vendas se deram logo em seguida ao seu lançamento.
- Atualização de seus produtos, bem como seu aperfeiçoamento, foram feitos nos CBT-1090A e CBT-1000, mesmo após de sua aceitação pelo comprador. Por exemplo, o CBT-1000 recebeu motor de injeção direta em substituição ao motor de injeção combinada.
- Em 1972, a CBT apresentou ao mercado o CBT-1105 com motor Mercedes-Benz de 98,6 hp.. No ano seguinte, em 1973, veio o CBT-1065 de 64,1 hp.. O CBT-1065 era um trator médio de motor Mercedes-Bens.
- Em 1975, a CBT completava seus 15 anos de Brasil, desde a fabricação do primeiro trator. Em abril de 1976, apresentou o CBT-2400. Era uma máquina incrível amigo, de 118,3 hp e de 4 cilindros.
- Além de máquinas agrícolas, no mundo da construção, fabricou no Brasil, a raspadeira (scraper), modelo SS-650. Essa máquina foi apresentada no mercado em 1975.
- Até 1976, a linha da empresa compreendia pelos 06 modelos de tratores (CBT-1000, CBT-1065, CBT-1090A, CBT-1105 e CBT-2400), além da raspadeira (SS-650).
- Do início de suas atividades em 1959, no município de Ibaté-SP, fabricando peças e motores, representando e montando os tratores da Oliver Corporation (em 1960), que então, se tornou Oliver-CBT, a empresa inaugurou em 1961 sua nova fábrica em São Carlos-SP.
- Vieram então os primeiros testes com um trator movido a álcool, realizados em 1979, com os modelos CBT-2100 e CBT-2105, equipados com motor Dodge V8 de 112 hp. Em 1980, desenvolveu o CBT-3000, que entrou em comercialização em 1982, juntamente com o modelo CBT-3500.
- Projetos de aeronaves, denominada RPV (BQM-1BR), vieram em 1982. Infelizmente, a empresa acabou abandonando o projeto, devido o fim do apoio de órgãos governamentais. Fabricou também o Jeep Javali, segundo carro criado e desenvolvido no Brasil. Por ser um projeto próprio da fábrica, ele acabou tendo um custo elevado para a mesma. Segundo pesquisas, o Javali havia sofrido grandes atrasos quanto da sua construção, iniciados em 1987, e desde então, sem previsões de seu lançamento. Em 1988, em fase de protótipo, a empresa antes mesmo de iniciar a produção, havia vendido 270 jipes. O Javali lembrava o saudoso Jeep Willys-Ford (1957 - 1983). Com tanque de 60 litros de diesel, pesando 1650 kg, o Javali tinha comprimento de 349,5 cm; largura de 180,7 cm; altura de 180 cm, sendo a altura mínima do solo de 24 cm. A capacidade de carga era de 750 kg e possuia motor turbo diesel 3.0 de 82,8 hp.
- O Jeep Javali era semelhante aos tratores, quanto de sua fabricação (mecanização) e com isso tinha seus defeitos (barulho e fumaça em excesso) e qualidades (motor turbo diesel). "É um jipe de serviço. Mas não precisava ser tão barulhento" - dizia a imprensa. A produção iniciou-se em dezembro de 1988. Uma nova indústria automobilística nascia no Brasil - CBT. Até fins de maio de 1990, haviam sido produzidos 750 veículos. Segundo consta amigo, em 1994, encerrou-se a fabricação do mesmo.
- Vale lembrar que até meados de outubro de 1987, a CBT estava mergulhada numa fase difícil. A empresa estava individada. O socorro veio pelo BNDES, dentro do programa de socorro a grandes empresas, recebendo um empréstimo de US$ 40 milhões. A empresa saiu da crise e lançou o jipe (o Willys foi o inspirador).
- A CBT encerrou suas atividades em 1995. No local, funciona o Centro Tecnológico da TAM e o Museu Asas de um Sonho, ademais do Aeroporto de São Carlos (construído pela própria CBT, que é denominado Aeroporto Mário Pereira Lopes e foi totalmente remodelado).
7 comentários:
Parabéns pelo excelente blog. No caso da história da CBT, muito bem detalhada, lembro-me que saiu uma versão do CBT com motor GM Detroit Diesel 2 tempos, 4 cilindros, ronco inconfundível. O sr. poderia postar uma foto deste modelo, ou mesmo um prospecto. Att., Milton (1mar2011).
FERNANDO REGHINI
Exelentes maquinas uma grande perda para os Brasileiros... hoje no antigo predio da CBT funciona o Centro Tecnologico da TAM. No qual ainda tem um motor Perkins em exposição.
Maravilhoso ver o trabalho de meu avô sendo exposto de maneira respeitosa e verdadeira. A CBT ajududou muito a trazer o progresso para a cidade de São Carlos e para o interior do estado de S.P.
Excelente blog e testo. Descobri coisas que nem eu mesmo sabia. Um forte abraço
Os tratores CBT são de mantenção fáci, com visibilidade e principalmente os farois que localizado nos paralamas ajudam o operador nos trabalhos notunos. be que CBT poderia voltar a funcionar,porque os tratores da marca CBT ão no meu modo depensar os melhores para o serviço na fazenda
amigo se falar mal de cbt pra mim ja arruma briga comigo sou muito fã dos tratores cbt e do desenho do cbt 8060 maravilhoso,se deus quiser vamos ver os tratores cbt no mercado parabens pelos tratores cbt abraços a todos ea cbt
adoro cbt trabalhei muito com com essa maquina maravilhosa e por ter duas caixas e por nao ter freio nunca ,quem trabalhase com ele era muito valorizado usavamos muito em escrep um tipo de caçamba de fazer barragem e açudes.
Saudades do meu cbt 1105 com lâmina e guincho motor mb fantastico sem freio e daí eu sabia um gigante pela época pena era o nosso trator tecnologia brasileira ajudou muito abrir cerado e aqui no sul tirei muita torá de Pinheiro araucaria
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