sexta-feira, 2 de julho de 2010

Velho, mas bom de briga!

- Há 19 anos atrás os tratores Landini, como o da reportagem, já eram antigos. Considerados na época os "Reis da Sucata", hoje então os que restaram são verdadeiros heróis.

- Famosos em toda europa, principalmente na Itália sua terra natal, onde são conhecidos como Testa Calda, estes tratores tem um motor diferente da maioria, mas de uma mecânica muito simples e funcional. O termo  italiano "Testa Calda" se refere ao cabeçote incandescente que fica na frente do trator, o qual é necessário aquecer para a primeira partida do mesmo.

- Este princípio de motor é bem mais antigo que os próprios tratores. Foram fabricados inicialmente como motores estacionários e se destacaram pela simplicidade e fácil manutenção. São realmente motores que "não param nunca", e logo foram aplicados aos tratores como o Landini (Italiano), Lanz Bulldog (alemão), Ursus (Polonês), Pampa (Argentino), e outros, menos comuns para nós aqui no Brasil, como Orsi, HSCS, SF Vierzon, Bubba....

- As fotos abaixo são de uma reportagem da revista Guia Rural de Março de 1991, época em que funcionar um Landini já era coisa para louco. Na reportagem alguns donos de Landini da cidade de Piracicaba fazem seus relatos de como era trabalhar com o Landini, e relatam o funcionamento do mesmo desde a partida até a famosa história de que esses tratores funcionavam com qualquer combustível, óleo crú, óleo queimado, e até banha de porco durante a escassez da guerra.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

É tempo de construir

- O Brasil prospera e é tempo de construir. Para isso as máquinas Caterpillar dominam o país de norte a sul e leste a oeste. Máquinas de esteira, carregadeiras, scrapers, motoniveladoras, sem dúvida o crescimento do Brasil naquela década está inteiramente ligado as máquinas Caterpillar. Não tão antigo, mas muito bom para ser visto, este vídeo é do mesmo autor do vídeo "A Grande Escalada" que mostra a linha Massey Ferguson anos atrás no Brasil.

Fotos Antigas: Colheita na Fazenda São Luiz

- A Fazenda São Luiz localiza-se entre os munícipios de São Joaquim da Barra e Morro Agudo, região nordeste do Estado de São Paulo, a 80 km de Ribeirão Preto. A Fazenda é fruto de uma longa história que engloba o trabalho de gerações de uma família instalada na região por volta de 1880. Suas benfeitorias retratam bem uma parte da história ao conservar armazéns, tulha, terreiro de café, marcenaria, serraria, moinho e uma usina hidroelétrica.

- No site da fazenda, http://www.fazendasaoluiz.com/ é possível conferir algumas fotos antigas da fazenda, entre elas as fotos abaixo que retratam cenas do cotidiano da fazenda a uns 60 anos atrás. Nas fotos, podemos conferir durante a colheita,  o trator e a colheitadeira Allis Chalmers. E também os caminhões da fazenda, um inclusive em situação inusitada.






Fotos Antigas: Fazenda Citra e seus tratores

- A Fazenda Citra foi uma das pioneiras no cultivo de citros no estado de São Paulo. Estas fotos mostram os pomares da fazenda em produção na época em que o café praticamente ainda imperava no estado.

- Nas fotos aparecem um Lanz Bulldog puxando uma carreta vazia e depois carregada por caixas de laranja. Na outra foto uma Caterpillar D2 puxando provavelmente um pulverizador .

- Estas fotos retirei do site da empresa http://www.fazendacitra.com.br/