- Há 19 anos atrás os tratores Landini, como o da reportagem, já eram antigos. Considerados na época os "Reis da Sucata", hoje então os que restaram são verdadeiros heróis.
- Famosos em toda europa, principalmente na Itália sua terra natal, onde são conhecidos como Testa Calda, estes tratores tem um motor diferente da maioria, mas de uma mecânica muito simples e funcional. O termo italiano "Testa Calda" se refere ao cabeçote incandescente que fica na frente do trator, o qual é necessário aquecer para a primeira partida do mesmo.
- Este princípio de motor é bem mais antigo que os próprios tratores. Foram fabricados inicialmente como motores estacionários e se destacaram pela simplicidade e fácil manutenção. São realmente motores que "não param nunca", e logo foram aplicados aos tratores como o Landini (Italiano), Lanz Bulldog (alemão), Ursus (Polonês), Pampa (Argentino), e outros, menos comuns para nós aqui no Brasil, como Orsi, HSCS, SF Vierzon, Bubba....
- As fotos abaixo são de uma reportagem da revista Guia Rural de Março de 1991, época em que funcionar um Landini já era coisa para louco. Na reportagem alguns donos de Landini da cidade de Piracicaba fazem seus relatos de como era trabalhar com o Landini, e relatam o funcionamento do mesmo desde a partida até a famosa história de que esses tratores funcionavam com qualquer combustível, óleo crú, óleo queimado, e até banha de porco durante a escassez da guerra.
Um comentário:
Até mesmo a Bolinder, que acabou incorporada à Volvo, fabricou esse tipo de motor, que não só fez sucesso no segmento agrícola como também dominou o mercado náutico nos primórdios do século passado.
Postar um comentário