terça-feira, 8 de junho de 2010

História: Trator Toro - Indústrias Romi S.A.

- Contrariando a postagem sobre o primeiro trator brasileiro, onde após o ano de 1960 iniciou-se a produção quase que ao mesmo tempo dos tratores Ford 8-BR, Massey Ferguson 50 e Valmet 360, existe sim um provável "primeiro trator brasileiro" que provavelmente foi produzido  no Brasil bem anteriormente a esses 3 modelos de 1960.

- A data para a fabricação do provável primeiro trator brasileiro nos remete ao ano de 1948, ano em que as Máquinas Agrícolas Romi S.A. produziram o trator TORO. Antes disso a empresa fabricava máquinas agrícolas como arados de tração animal, entre outros, na cidade de Santa Bárbara d´Oeste - SP, e com o consequente crescimento, começou a fabricar máquinas industriais como tornos mecânicos, até produzir o "primeiro" trator.

- Após o trator, em 1956, a empresa em acordo com outra empresa estrangeira, fabrica também o "primeiro" automóvel brasileiro, o “ROMI-ISETTA”. No ano de  1962 altera a razão social para “Indústrias Romi S.A.”, a qual permace até hoje. Coloco a palavra primeiro em parenteses pois não posso afirmar com toda certeza se o trator foi produzido aqui ou era importado e montado com a marca da empresa, em um acordo com alguma outra empresa internacional de tratores. (Como no caso do automóvel Romi-Isetta).

- Vale lembrar que algumas informações que coloco aqui podem não ser corretas em relação a empresa Romi e os tratores. Por fim, fica aqui como curiosidade o trator Toro, em fotos de divulgação digitalizadas do livro da história da própria empresa ROMI.





- 10/10/2010 - O leitor do blog sr. Armando, de Cosmópolis - SP, me enviou estas fotos do trator Toro exposto no museu da empresa Romi. Por sorte a empresa valoriza sua história e mantém preservado no museu um exemplar deste trator que pode ser considerado também um dos "primeiros tratores brasileiros".





2 comentários:

MARAGATO disse...

Conforme as fotos do trator TORO,o que sem pode observar no perfil exibido, no chassi (longarinas), posição da guidão e da polia, uma grande semelhança com o trator ALLIS-CHALMERS WD32.

Rodrigo Duarte dos Santos disse...

Tenho uma foto de um trator antigo, e gostaria que me ajudassem a identificar o modelo. é um trator amarelo mas nao possui nenhuma placa de identificaçao sobre o modelo dele. Se eu puder mando uma foto dele por seu email, tudo bem? obrigado!
Meu email é

rodrigoduarte1972@gmail.com