sábado, 22 de maio de 2010

História: Implementos Agrícolas Rogowski

- Implementos Agrícolas Rogowski - Santo Angelo - Rio Grande do Sul - Brasil. Arados de arrasto, hidráulico, reversíveis, semeadeiras e adubadeiras.

- Infelizmente a massa falida da empresa de implementos agrícolas Rogowski, foi adquirida em março de 1984 pelos Refrigerantes Vontobel S.A.


19 comentários:

Anônimo disse...

O dono da empresa mudou-se para a Argentina, onde instalou uma empresa com o nome de "SENOR", produzindo implementos agrícolas e colheitadeiras. Não sei em que localidade, mas provávelmente na provícia de Santa Fé. Hoje produz as colheitadeiras "Dom Roque", as mais conhecidas na Argentina, com tecnologia Americana.
Abraço
Pedro A. A. Warpechowski
São Miguel do Oeste - SC

Anônimo disse...

O mesmo destino teve a indústria Vassalli, que foi para a Argentina, e hoje é uma das maioers indústrias naquele país.

Pedro

Anônimo disse...

Referente ao comentário do Sr. Pedro A.A. Warpechowski, pesquisei sobre as marcas "SENOR" e "VASSALI", não encontrei menção sobre algum sócio ter origem no Brasil, sendo q a marca SENOR existe há mais de 100 anos na argentina, gostaria muito de trocar informações com o sr. Pedro, pois sou um curioso sobre a industria, inclusive na minha cidade tem uma industria de oleos vegetais de uma familia Warpechowski, meu e-mail é "eduardo_ciadogas@hotmail.com".

abraço, e parabéns ao dono do blog, que encontrei a pouco tempo.

Anônimo disse...

A empresa VASSALI era e é Argentina, tentou se estabelecer na cidade de ESTEIO RS, proximo ao parque de ESPOSIÇÃO ASSI BRASIL, lançou algumas maquinas aqui mas não durou mais que dois anos, vindo a fechar logo apos quanto ser uma das amiores da Argentina tenho minhas duvidas.
Atenciosamente
Luiz A.P.Coutinho
coutinho.luiz@ibest.com.br

ewerton luiz disse...

Meu pai teve uma SEÑOR, se não me engano era Mexicana, quanto à Vassalli (www.vassallifabril.com.ar) esta sim sempre foi argentina, a qual aliás exporta tecnologia para a Europa com um modelo axial, usando o nome de Deutz-Fahr.

GUSTAVO disse...

TENHO EM IJUÍ IMPLEMENTOS DA MARCA, PARA COLECIONADORES. INTERESSADOS LIGAR: 55 33329083. ATT GUSTAVO

Anônimo disse...

A SENOR é uma Indústria Argentina que foi fundada em 1890 pelos Srs. Juan y Emilio Senor juntamente com seus filhos (hijos), era localizada em San Vicente, Provincia de Santa Fé.
No ano de 1965 ja havia mais de 10.000 colheitadeiras fabricadas.
Por volta de 1965 iniciou sua venda na cidade de Ijuí-RS-Brasil pela empresa Hepner e Cia.
Logo em 1971 iniciou em Ijuí uma linha de montagem que fabricava o modelo JE-50, em 1973 transferiu-se para o parque industrial, proximo a Cotrijui, e foi extinta no inicio de 1975. Att.
aleciobasso@yahoo.com.br

Rudinei Mantovani disse...

Gostaria de mais informações sobre o trator Rogowski Gaúcho R-2220,articulado de 240cv. Sou de Catuípe- RS,cidade vizinha a Santo Angelo,e gostaria de conhecer pessoalmente essa máquina.
Tenhoalgumas fotos escaneadas de revistas no meu Facebook "rudi mantovani".

Rudinei Mantovani
rudy668@gmail.com
Catuípe-RS

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A empresa Implementos Agrícolas Rogowski foi fechada e vendida para a Refrigerantes Vontobel S.A. Após o falecimento do Sr. Heinz Algusto Rogowski um dos sócios da empresa, a empresa SENOR não tem nenhuma ligação com os Rogowski.
Gustavo Rogowski da Silveira

Unknown disse...

ewerton luiz, nao seja ignorante e no fale besteira. SENOR (SEM Ñ) foi argentina, nada de mejicana.
Nao hubo una sola relación entre Senor e Vassalli (dois empresas totalmente diferentes).

Unknown disse...

Sou de Santo Angelo e soube por meu pai (já falecido) que o projeto pioneiro do trator articulado foi alvo de espionagem industrial por parte da case. Nao sei a origem disto. Abraço a todos.

Arno disse...

"Sou de Santo Angelo e soube por meu pai (já falecido) que o projeto pioneiro do trator articulado foi alvo de espionagem industrial por parte da case. Nao sei a origem disto. Abraço a todos."
Isto não procede. O projeto da Case é diferente do Rogowski, pois os Case da época eram de chassi rigido e o R-2220 era articulado. Conheci o projetista, que por sinal ainda vive em Santo Angelo.
Há comentários que ainda existe um dos dois R-2220 fabricados, em uso. Gostaria de saber onde. se alguém souber, agradeço a informação.

IECLB MINHA PRIMEIRA PAIXÃO disse...

Não é verdade, o dono morreu de infarto di miocárdio em 1977

IECLB MINHA PRIMEIRA PAIXÃO disse...

O meu pai foi um dos únicos 3 a construírem o trator , Heinz rigowsky, Norberto ilgner, Waldemar Müller ( o ultimo meu pai) todos já falecidos

Anônimo disse...

Nasci em Santo Ângelo e meu pai (falecido há pouco mais de 01 ano) trabalhou por cerca de 19 anos no Rogowski! E na época da fabricação desse Trator, eu tinha mais ou menos uns 05 ou 06 e anos e tive a honra de subir na Cabine desse trator! O Sr Heinz (dono da Rogowski) que o projetou! Se alguém souber me dizer se esse trator ainda existe e onde se encontra? Pelo que eu saiba o projeto não chegou ser levado adiante e não fora produzido em série! Se não estou enganado foi fabricado e montado apenas o primeiro exemplar! Se alguém souber e tiver possibilidade me responder por e-mail, fico agradecido, pois estou montando um “livro”’de memórias da História do meu pai e a Rogowski fez parte da vida dele e sempre se referia ao Sr. Heinz com muito apreço! MÁRCIO ZAMBELLI, Cachoeirinha/RS.

Anônimo disse...

Márcio foram construídas duas unidades do Gaúcho R 2222.
Uma desapareceu mas parece que a outra está em algum lugar na fronteira.
Tente falar com o engenheiro Norberto Ilgner, na época o é genheiro da Rogowski, e por consequência do trator.

Eduardo Graeff disse...

Tenho uma semeadeira 13 linhas rogowsky .. ainda esta plantando.. muito bem conservada, uma reliquia.. para colecionador esta a venda..

Anônimo disse...

A empresa onde trabalhei na década de 70/80 (Arrozeira Marina de Cachoeira do Sul/RS), vendia os implementos Rogowski de Santo Angelo/RS, principalmente as semeadeiras/plantadeiras.