segunda-feira, 27 de maio de 2019

Histórias: Thomson Road Steamer no Brasil - 1ª Parte

*** Todo o texto e todas as imagens dessa postagem são de autoria do sr. Jonildo da Silva Bacelar, e vieram da página www.cidade-salvador.com/urbanismo/road-steamers.htm

História dos Thomson Road Steamers
* Por Jonildo Bacelar, em 2015.

Este Artigo, publicado originalmente em março de 2015, no antigo site Buscatematica.net do Guia Geográfico, apresenta pela primeira vez ilustrações e características reais do primeiro automóvel a rodar no Brasil. Antes, a literatura especializada quase nada adicionou aos folclóricos relatos de Manoel Querino (1851-1923) sobre esse veículo pioneiro no Brasil.

R. W. Thomson concebeu e construiu os primeiros veículos Thomson Road Steamer. É também considerado o inventor do pneu de borracha.

Os Thomson road steamers foram os primeiros veículos de autopropulsão a rodarem com indiscutível sucesso em vias públicas urbanas. O Brasil importou pelo menos cinco ou seis desses veículos. O primeiro estreou em Salvador, por volta de 3 de maio de 1871. Era um veículo como o do modelo da ilustração ao lado ou similar. Foi adquirido pelo empresário e renomado jurista baiano Francisco Antonio Pereira Rocha, um dos empresários do Sistema do Queimado, o pioneiro sistema de água encanada no Brasil, inaugurado em 1856. Outros Thomson road steamers rodaram no Ceará e em Belém do Pará. Usavam rodas com borracha, uma tecnologia inovadora, na época.

O desenvolvimento do Thomson road steamer

Os road steamers (máquinas a vapor para as ruas, em tradução livre) eram veículos voltados para o transporte urbano, enquanto as carruagens a vapor e as locomotivas sobre trilhos eram mais usadas para viagens entre localidades. Existiam desde a primeira metade do século 19, mas tinham problemas para subir ladeiras e suas rodas, com o grande peso do veículo, danificavam as ruas e trepidavam muito. Variações desses veículos deram origem aos ônibus modernos.

O inventor escocês Robert William Thomson (1822-1873) foi responsável por importantes contribuições em engenharia. Ele é, por exemplo, o inventor do pneu de borracha. Sua patente n. 10990 para o aerial wheel, como chamado por Thomson, data de 10 de dezembro de 1845, décadas antes da reinvenção de John Dunlop.

Em de 1867, Thomson patenteou seu processo de revestimento de rodas com tiras de borracha sólida vulcanizada. Projetou um eficiente motor a vapor de 6 hp, que foi fabricado pela empresa T.M. Tennant & Co., localizada em Leith, um distrito de Edimburgo, na Escócia. Em novembro de 1867, Thomson montou seu primeiro road steamer, em sua própria oficina, também em Leith. As rodas eram revestidas com tiras de borracha sólida de 5 polegadas de espessura e 12 polegadas de largura. 

Thomson fez testes com os equipamentos e passou a fabricar outros a partir de meados de 1868 até 1870, quando seus road steamers passaram a ser fabricados, sob licença, pela T.M. Tennant & Co, que já fabricava os motores a vapor projetados por Thomson. 

Em 1868, reportagens sobre o veículo de Thomson saíram no Scientific American (7 de outubro), The Engineer, e outras publicações, sempre com avaliações altamente positivas. O jornal The Scotsman (22 de agosto) escreveu: 

"There can be no doubt this invention of the application of vulcanized india-rubber to the tires of road steamers forms the greatest step which has ever been made in the use of steam on common roads. It completely removes the two fatal difficulties which have hitherto barred the way to the use of traction engines, viz.: the mutual destruction of the traction engine and the roads. "

O road steamer de Thomson foi avaliado pelo professor Archer (The Engineer, 4 de setembro de 1868). Ele observou que, a primeira vista, achava que a borracha não era adequada para o peso do veículo. Constatou incrédulo, depois, que o veículo passava por cima de todo tipo de material sem qualquer dano à borracha e sem trepidação. Tratava-se de um teste em Leith, na Escócia, onde os veículos de Thomson foram fabricados até a época. Archer estimou o peso do road steamer em cerca de 4 ou 5 toneladas e ficou impressionado com o que viu. Continuou relatando que o road steamer acoplou um reboque com mais de 10 toneladas e subiu uma ladeira, com inclinação de 1 por 20, sem dificuldade. Archer notou que o veículo usava uma econômica caldeira vertical, parecida externamente com outras da época, mas completamente diferente, na parte interna, que a tornava bem mais eficiente. Em outro teste o road steamer puxou vagões carregados com carvão, com peso total do conjunto de mais de 40 toneladas, num percurso entre duas localidades, sem dificuldade. Archer concluiu que o veículo superou todas as suas expectativas, adicionando que as rodas com borracha não patinavam nem mesmo no gelo. 

O Departamento de Guerra Britânico reuniu, relatórios de 1869 a 1870, que examinaram o Mr. Thomson's "Road Steamer" para uso militar. Em um deles, de 8 de abril de 1870, o autor relata que, depois de ter investigado completamente esse road steamer, de ter visto ele puxar cargas consideradas impossíveis e de tê-lo testado sob condições das mais desvantajosas, concluiu que o problema de tração a vapor em ruas comuns estava completamente resolvido.

Por volta de 1870, o Thomson road steamer era vendido com duas opções de máquina a vapor. Uma com 8hp e outra com 12hp. O conjunto de cinco rodas, com a máquina de tração e o omnibus, desenvolvia velocidades entre 16 e 19 km/h (um homem normal corre a uma velocidade por volta de 30 km/h e anda a cerca de 5 km/h). O modelo Ravee, do Thomson road steamer, chegou a uma velocidade de 40 km/h, em um teste feito em 1871. Quando usados para o transporte de carga, eram mais lentos. 

O Thomson road steamer chegou, em Paris, no início de 1870, como indicado no The New York Coach-maker's Magazine, de março de 1870. Acoplava o Versailles omnibus, para 50 passageiros. Essa pequena locomotiva de tração a vapor, com rodas revestidas de borracha, foi uma grande inovação. A borracha aumentava o atrito com o solo, evitando deslizamentos, reduzia o barulho e a trepidação. Praticamente não eram afetadas por elementos ambientais como calor, umidade ou frio. 

Em agosto de 1869, Thomson demonstrou que sua máquina também podia ser usada como um trator para arar a terra. Em 1870, foi comercializado um modelo que acoplava um conjunto de oito pesados arados.

Entre 1870 e 1873, a demanda para o Thomson road steamer foi grande e a fábrica de Leith não conseguiu dar conta. Em 1870 e 1871, Thomson forneceu licenças para a fabricação de seu road steamer por outras empresas da Inglaterra e dos Estados Unidos.

O veículo de tração tinha nomes como Derwent, Chenab, Ravee, Enterprise, Advance e outros, de acordo com o fabricante e a versão. O ônibus teve nomes como New Favorite e Versailles. Uma fábrica licenciada, em Norfolk, Inglaterra, equipou seus Thomson road steamers com tradicionais caldeiras horizontais, para desgosto de Thomson, e com quatro rodas, em lugar de apenas três.

Douw D. Williamson foi o licenciado nos EUA. Cerca de 50 unidades do veículo foram fabricadas em Nova Jersey e na California. Muitos foram usados como arado, mas não tiveram grande sucesso em tal aplicação. 

Foi exportado para alguns países, como França, Itália, Índia, Sri Lanka, Turquia, Grécia, Rússia, Austrália, Canadá, Indonésia (Java), Estados Unidos e Brasil. Por volta de 1872, surgiram notícias de que a durabilidade das tiras de borracha era limitada e que os custos de reposição eram elevados. Mas a borracha veio para ficar e passou a ser usada também por outros fabricantes de veículos.

O inventor Robert William Thomson estava doente desde os anos 1860 e faleceu em 8 de março de 1873. Seus Thomson road steamer, modelos Ravee e Chenab, rodaram na Índia até por volta de 1880. Alguns ainda estavam em uso, em Edimburgo, nos anos 1920.

Aqui, o Thomson road steamer (Advance) construído, sob licença, em 1870, para uso militar, pela Robey and Co., de Lincoln, Inglaterra. Era uma máquina maior, com rodas de 6 pés de diâmetro e uma de 4 pés, na frente, para direção.

Aqui, a máquina de Thomson fabricada nos Estados Unidos, em 1871, mais usada no trabalho rural, principalmente como arado. Era eficiente para arar a terra seca, mas as tiras de borracha tinham problemas na terra fofa molhada.

Este é um road steamer, fabricado pela Charles Burrell and Sons, em Norfolk, Inglaterra, sob licença de Thomson, em 1871, mas bastante modificado. Tinha duas rodas na frente (em lugar de apenas uma), interligadas por um pequeno eixo. Usava as tradicionais caldeiras horizontais, em lugar da vertical, projetada por Thomson.

Acima, uma ilustração (The Engineer) da máquina Thomson road steamer, fabricada em 1868. Em modelos posteriores, as tiras de borracha das rodas receberam uma proteção de corrente, como detalhada na ilustração, à direita, que mostra o esquema de uma das rodas revestida de borracha e sua seção transversal. A estrutura básica da roda era de ferro fundido, com dois discos de ferro forjado e barras de ferro em diagonal. A borracha era esticada quando colocada nas guias, permitindo melhor aderência. Depois era colocada uma armadura de corrente para impedir deslizamentos. Essa configuração sofreu variações depois.

Fotos Antigas: O primeio carro a vapor no Brasil

- Encontrei na internet a foto abaixo, mas o que mais me chamou a atenção foi a descrição e a história por trás da imagem. Tanto que me levou a procurar e encontrar um artigo maravilhoso sobre a vinda dessas máquinas para o nosso país.

- As informações sobre a foto foram inicialmente enviadas pelo sr. Paulo Grani para a página Antigamente em Curitiba, no Facebook. Lembrando que a imagem pode não ser exatamente do Thomson Road Steamer que circulou em Salvador.


O PRIMEIRO CARRO A VAPOR NO BRASIL

"Em maio de 1871, a cidade de Salvador, na Bahia, recebia o primeiro carro brasileiro que se movia, sem depender de tração humana ou animal. Foi importado da Europa pelo Doutor Francisco Antonio Pereira Rocha. O veículo era escocês, um "Thomson Road Steamer", o primeiro carro a usar rodas com borracha no Brasil. Rocha também tornou-se o primeiro motorista do Brasil."

- Na minha opinião particular esses vapores eram um misto de carro, caminhão, trator, máquina, e  ainda estes Thomson faziam papel de transporte de passageiros! Incrível a diversidade e pioneirismo de máquinas que tivemos no Brasil, mas que infelizmente não resistiram a nossa mentalidade de não preservação.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Fotos Antigas: Revenda Deutz em Catanduva - SP


- Duas belíssimas imagens que retirei do arquivo da empresa Theodoro Becker Comercial Ltda, da cidade paulista de Catanduva. Hoje eles são posto autorizado Bosch Service mas na época das fotos eram revendedores dos tratores e motores diesel Deutz.

- Na primeira imagem acima o proprietário da empresa Theodoro Becker com seu filho e um dos tratores Deutz que eram oferecidos aos agricultores da região. Interessante a placa da empresa Otto Deutz Legítimo, Motores - Tratores - Serviços - Vendas.

- Na foto abaixo, os srs. Francisco, Theodoro e José Becker junto ao diretor da Deutz da Alemanha durante a doação do trator Deutz F2M com rodas de ferro para o recinto de exposições da cidade. Lembrando que esse ato já apareceu aqui no blog nessa outra postagem: www.tratoresantigos.blogspot.com/2016/09/fotos-antigas-o-deutz-de-catanduva-sp.html


- As fotos e informações retirei da página da empresa no Facebook www.facebook.com/theodorobeckercatanduva

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Fotos Antigas: Revenda Ford em Blumenau - SC

- Interessante registro da revenda Ford - Casa do Americano S/A em Blumenau - Santa Catarina, mostrando em primeiro plano o pequeno Fordson Dexta no show room da loja. Ainda podemos conferir os Ford F-350 atrás das autoridades, além dos quadros na parede.

- Achei muito curioso o desenho dos pneus traseiros do trator, diferentes para aquela época. A foto retirei da página Fundação Cultural de Blumenau, no Facebook.


Fotos Antigas: BTW Urtrak em Ouro Fino - MG

- Mais um belo registro de um trator de esteiras alemão feito no período do socialismo. Interessante ver como estas máquinas estiveram presentes nos quatro cantos do Brasil. O BTW Urtrak da foto pertencia ao Serviço de Água e Esgoto de Ouro Fino, Minas Gerais. A foto que pertence ao arquivo histórico da cidade, tem a seguinte descrição: "Aquisição de um trator KT 50".


terça-feira, 12 de março de 2019

Fotos Antigas: Tratores Ferguson no desfile

- Durante o desfile na cidade de Santo Antônio da Platina - PR, pelo menos quatro tratores Ferguson desfilavam com seus implementos. Pelas bandeiras do Brasil no primeiro, talvez fosse um desfile de 7 de Setembro.

- O primeiro trator com as faixas brancas nos pneus, arrastava uma ceifadeira. O segundo trator uma grade de discos. Interessante também o tipo de letra utilizado na escrita da "Casa Cisne". As fotos retirei da internet procurando por fotos antigas de Santo Antônio da Platina.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Fotos Antigas: Desfile de tratores em Ijuí - RS


- Belíssima foto registrando o desfile de tratores na cidade gaúcha de Ijuí. Logo em primeiro o polonês Ursus, o diferente da época por seu motor, funcionamento e estilo. Em seguida vinham Zetor Super 50, Fordson Major, Volvo e mais vários outros.

- A foto veio da página Museu Antropológico Diretor Pestana.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Feliz Natal e Próspero 2019

- Desejamos a todos os amigos, leitores do blog e entusiastas das antiguidades agrícolas um Natal com muito amor, alegria e união junto a seus familiares. E um 2019 repleto de tratores antigos por  todo nosso imenso Brasil!



terça-feira, 27 de novembro de 2018

Fotos Antigas: Tratores Malves para exportação

- Interessante coletânea de fotos que encontrei na página do Museu Ferroviário Regional de Bauru, onde podemos ver o processo de transporte ferroviário de tratores de rodas e esteiras da marca Malves, em exportação para a Bolívia. 

- Imaginem quantas paisagens diferentes esses vagões e tratores cruzaram até a Bolívia! Nas fotos do museu também podemos conferir as cargas de tratores Valmet, Massey além de carros e outras máquinas.

- Essas fotos foram feitas no pátio ferroviário de Bauru, que era chave de interligação da Noroeste do Brasil para a fronteira boliviana. Curioso a faixa da própria empresa Malves chamando atenção para a exportação.

- Os tratores de rodas Malves MD 920 eram equipados com motores Mercedes Om 352 porém por algum motivo não tiveram vendas expressivas no país comparado com o concorrente direto CBT 1105 e seu sucessor 2105 ambos também com motor Mercedes. Interessante destacar que os Malves exportados já estavam todos equipados com lâmina dianteira provavelmente montadas na própria fábrica a pedido do mercado da Bolívia.








terça-feira, 6 de novembro de 2018

Fotos Antigas: Tratores da Usina Malvina

- Através da dica do amigo e leitor do blog Vanderlei Lopes, encontrei a página Engenheiro Dolabela - MG, no Facebook, onde publicaram várias fotos da época da antiga usina Industrial Malvina S/A que infelizmente encerrou suas atividades no ano de 2001. A usina teve seus anos áureos na época do pró-álcool e o povoado de Engenheiro Dolabela, hoje distrito de Bocaiúva, nasceu dos trabalhadores e moradores da usina.

- Trator Massey Harris 44D Special em rara configuração diesel e High Clearance (alto) para o cultivo da cana. 

- John Deere 820 Diesel. Eram os maiores tratores da marca na época!

- Fordson Major.

- Caterpillar D6.

- Motoniveladora Caterpillar.


- Carregadeira de cana montada em trator que não consegui indentificar.




- Fotos da oficina. Reparem as carregadeiras de cana. Algumas desmontadas para conserto, assim como a máquina de esteira no canto da foto. Interessante também os tratores da marca MAN, que aparecem nas fotos acima.

- Neste foto um trator MAN com uma pá acoplada carregando o caminhão FNM.


- Nas duas últimas fotos, já mais recentes, a frota de tratores John Deere articulados da usina, trabalhando com scrapers.