Os Locomóveis em Selbach
Oficina de Benedicto Haunss, na Rua 15 de Novembro.
* Relato de Inácio Haunss – UM FIAPO DE HISTÓRIA. Esta era a primeira oficina mecânica, ferraria e fundição de ferro em Selbach, de Benedickto Haunss. Não sei precisar a data certa desta foto, mas deve ser entre os anos de 1930 a 1940. O mais curioso é que esta residência antes de ser propriedade do meu avô, era a primeira capela católica de Selbach. O lado Sul era a própria capela e o lado Norte o alojamento dos padres que vinham a cavalo de Não-Me-Toque - RS. O local situa-se na esquina das ruas XV de Novembro e a Machado de Assis, aqui em Selbach.
Comboio indo a Cruz Alta, na imagem em que Frederico Schneider aparece com o seu locomóvel Lanz ao fundo, aparentando estar sendo puxada por cavalos. A estrada velha é o trecho que liga Selbach a Arroio Grande pela estrada de terra batida, que até 1979, fazia parte da RS 223. Em 1979 o traçado da rodovia foi mudado para não cruzar as zonas urbanas de Tapera, Selbach e Ibirubá. Nos mapas, antes de 1979, era pela Avenida 25 de Julho e pela estrada de terra que liga Selbach a Arroio Grande, que a rodovia RS 223 cruzava.
- Em 2010 eu me deparei com uma foto em um calendário que mostrava Frederico Schneider levando mercadorias para Cruz Alta com varias carroças por volta dos anos 1930, na estrada velha que hoje liga Selbach a Arroio Grande. Ao fundo percebi uma maquina estranha que parecia uma locomotiva.
- Como não consegui identificar pedi ajuda para um especialista britânico David Collidge que administra o site Steam Scene especializado em maquinas a vapor. Ele identificou como sendo um locomóvel Lanz fabricado na Alemanha. Primeiramente vou explicar o que é um locomóvel: trata-se de um motor a vapor que pode servir como motor estacionário ou, com algumas adaptações até uma maquina de tração, tipo um trator. Os primeiros locomóveis vieram para o Brasil na região de Campinas - SP, onde o cultivo do café dependia de máquinas modernas.
- Na segunda metade do Século XIX, o imigrante escocês William MacHardy, constituiria uma grande fundição importando maquinas britânicas fabricadas pela Clayton & Shuttleworth no interior de São Paulo. No Rio Grande do Sul o maior importador eram as Casas Bromberg de Porto Alegre com filial também em Passo Fundo que importavam os locomóveis alemães Lanz.
- Sobre a Lanz, esta empresa foi fundada em 1859 por Heinrich Lanz na cidade de Mannheim, Alemanha. Em 1921 começou a produzir tratores a Diesel sendo o Lanz Bulldog o mais popular, até ser adquirida pela John Deere em 1956.
- Sobre o locomóvel de Frederico Schneider não há quase nenhuma informação. Por ser um Lanz, provavelmente foi adquirido em Passo Fundo na filial da Bromberg. O fato de ser uma máquina alemã pode não ter a ver com a emigração, pois simplesmente era o locomóvel mais fácil de se adquirir, a não ser é claro que ele tenha vindo com a família da Europa. O locomóvel, na época, era uma máquina muito versátil, poderia tocar uma bomba de água, uma trilhadeira, uma serraria, um gerador elétrico, um moinho ou tudo isso ao mesmo tempo, pois possuía um torque violento apesar da baixa velocidade.
- Uma foto tirada pelo senhor Fridolino Haunss mostra a antiga oficina do pai, Benedicto por volta de 1930, com partes de um locomóvel desmontado. Vê-se as rodas e o interior da caldeira. Não podemos afirmar que seja a mesma maquina, mas sim elas eram muito comuns até a Segunda Guerra Mundial. Com a abundância de lenha, por conta da mata nativa, manter um locomóvel era relativamente fácil e a oficina do senhor Benedicto oferecia toda a assistência técnica.
- Para esclarecer, locomóvel não é o mesmo que locomotiva, já que não anda sobre trilhos e não traciona vagões. São maquinas parecidas com funções diferentes. Com a chegada dos tratores a gasolina e da energia elétrica depois da Segunda Guerra Mundial os locomóveis foram desmontados e vendidos a fundições para serem derretidos, poucos restaram. Mas as fotos podem nos lembrar bem da era dos locomóveis.
Página de uma antiga publicação publicitária de 1913, ali aparece a casa Bromberg, a fachada acima, no meio a direita o setor de utilidades domésticas e material elétrico e abaixo o setor de máquinas e ferramentas. Era um grande importador, com várias filiais no estado.
Acima, foto da oficina Haunss, do Jornal Correio do Povo, com anuncio dos locomóveis Lanz, fotos da casa Bromberg em que se vê alguns locomóveis a venda em 1913.
- Texto e fotos retirados da página
www.selbachprincesadoaltojacui.com.br, com algumas adaptações.
- Texto de autoria de Jorge Rogélson da Silva, e fotos de seu arquivo pessoal.