quarta-feira, 18 de março de 2020

Fotos Antigas: Chegada dos Ford 8-BR em Birigui-SP

- Belas fotos da chegada do tratores Ford modelo 8 BR na cidade paulista de Birigui no ano de 1962. Novidades para o início da década de 60, os 8-BR foram um dos primeiros tratores brasileiros, que com a vasta quantidade de revendedores Ford pelo nosso país, logo se popularizou por todas as propriedades rurais!

- As fotos vieram da página no Facebook - Historiografia de Birigui.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Fotos Antigas: Revenda Hanomag em Ceres - GO

- Belos e interessantes registros da Indústria Mecânica Santiago - Mecânica em Geral e Assistência Mecânica aos Tratores HANOMAG. As fotos retirei da página Ceres Goiás no Facebook.

- Na primeira imagem, provavelmente os proprietários da revenda, mecânicos, agricultores e populares junto ao trator Hanomag R24 no ano de 1958, levando a crer que o trator era recém chegado a loja.

- Nas outras fotos a fachada do prédio com os escritos Hanomag frontais e também laterais. Além do emblema central da marca e a placa pendurada. Alguns carros da época junto as pessoas, e nas últimas fotos o interior da oficina.





terça-feira, 26 de novembro de 2019

Histórias: Os Locomóveis em Selbach - RS

Os Locomóveis em Selbach
Oficina de Benedicto Haunss, na Rua 15 de Novembro.

* Relato de Inácio Haunss – UM FIAPO DE HISTÓRIA. Esta era a primeira oficina mecânica, ferraria e fundição de ferro em Selbach, de Benedickto Haunss. Não sei precisar a data certa desta foto, mas deve ser entre os anos de 1930 a 1940. O mais curioso é que esta residência antes de ser propriedade do meu avô, era a primeira capela católica de Selbach. O lado Sul era a própria capela e o lado Norte o alojamento dos padres que vinham a cavalo de Não-Me-Toque - RS. O local situa-se na esquina das ruas XV de Novembro e a Machado de Assis, aqui em Selbach.

Comboio indo a Cruz Alta, na imagem em que Frederico Schneider aparece com o seu locomóvel Lanz ao fundo, aparentando estar sendo puxada por cavalos. A estrada velha é o trecho que liga Selbach a Arroio Grande pela estrada de terra batida, que até 1979, fazia parte da RS 223. Em 1979 o traçado da rodovia foi mudado para não cruzar as zonas urbanas de Tapera, Selbach e Ibirubá. Nos mapas, antes de 1979, era pela Avenida 25 de Julho e pela estrada de terra que liga Selbach a Arroio Grande, que a rodovia RS 223 cruzava.

- Em 2010 eu me deparei com uma foto em um calendário que mostrava Frederico Schneider levando mercadorias para Cruz Alta com varias carroças por volta dos anos 1930, na estrada velha que hoje liga Selbach a Arroio Grande. Ao fundo percebi uma maquina estranha que parecia uma locomotiva. 

- Como não consegui identificar pedi ajuda para um especialista britânico David Collidge que administra o site Steam Scene especializado em maquinas a vapor. Ele identificou como sendo um locomóvel Lanz fabricado na Alemanha. Primeiramente vou explicar o que é um locomóvel: trata-se de um motor a vapor que pode servir como motor estacionário ou, com algumas adaptações até uma maquina de tração, tipo um trator. Os primeiros locomóveis vieram para o Brasil na região de Campinas - SP, onde o cultivo do café dependia de máquinas modernas. 

- Na segunda metade do Século XIX, o imigrante escocês William MacHardy, constituiria uma grande fundição importando maquinas britânicas fabricadas pela Clayton & Shuttleworth no interior de São Paulo. No Rio Grande do Sul o maior importador eram as Casas Bromberg de Porto Alegre com filial também em Passo Fundo que importavam os locomóveis alemães Lanz. 

- Sobre a Lanz, esta empresa foi fundada em 1859 por Heinrich Lanz na cidade de Mannheim, Alemanha. Em 1921 começou a produzir tratores a Diesel sendo o Lanz Bulldog o mais popular, até ser adquirida pela John Deere em 1956.

- Sobre o locomóvel de Frederico Schneider não há quase nenhuma informação. Por ser um Lanz, provavelmente foi adquirido em Passo Fundo na filial da Bromberg. O fato de ser uma máquina alemã pode não ter a ver com a emigração, pois simplesmente era o locomóvel mais fácil de se adquirir, a não ser é claro que ele tenha vindo com a família da Europa. O locomóvel, na época, era uma máquina muito versátil, poderia tocar uma bomba de água, uma trilhadeira, uma serraria, um gerador elétrico, um moinho ou tudo isso ao mesmo tempo, pois possuía um torque violento apesar da baixa velocidade.

- Uma foto tirada pelo senhor Fridolino Haunss mostra a antiga oficina do pai, Benedicto por volta de 1930, com partes de um locomóvel desmontado. Vê-se as rodas e o interior da caldeira. Não podemos afirmar que seja a mesma maquina, mas sim elas eram muito comuns até a Segunda Guerra Mundial. Com a abundância de lenha, por conta da mata nativa, manter um locomóvel era relativamente fácil e a oficina do senhor Benedicto oferecia toda a assistência técnica.

- Para esclarecer, locomóvel não é o mesmo que locomotiva, já que não anda sobre trilhos e não traciona vagões. São maquinas parecidas com funções diferentes. Com a chegada dos tratores a gasolina e da energia elétrica depois da Segunda Guerra Mundial os locomóveis foram desmontados e vendidos a fundições para serem derretidos, poucos restaram. Mas as fotos podem nos lembrar bem da era dos locomóveis.

 Página de uma antiga publicação publicitária de 1913, ali aparece a casa Bromberg, a fachada acima, no meio a direita o setor de utilidades domésticas e material elétrico e abaixo o setor de máquinas e ferramentas. Era um grande importador, com várias filiais no estado.

Acima, foto da oficina Haunss, do Jornal Correio do Povo, com anuncio dos locomóveis Lanz, fotos da casa Bromberg em que se vê alguns locomóveis a venda em 1913. 

- Texto e fotos retirados da página www.selbachprincesadoaltojacui.com.br, com algumas adaptações.

- Texto de autoria de Jorge Rogélson da Silva, e fotos de seu arquivo pessoal.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Restaurações: Oliver Super 99 - 1957


- A história da reforma deste trator se mistura um pouco aqui com o próprio blog e um pouco de aventura, acontecimentos, amizades e muito empenho para que o Oliver voltasse a roncar!

OLIVER SUPER 99 

- O amigo e leitor do blog Renan Pencinato havia me enviado fotos de um trator Oliver que era herança de sua família.  Na época eu conhecia pouco sobre os Oliver, mas vi que o trator era praticamente um CBT, na verdade, esse era o pai dos nossos tratores CBT! 


- Quase que na mesma época o amigo Adrianus Vosters já estava na direção do museu Ascomar em Maracaju, e procurava um CBT para o acervo. Eles já tinham no museu o ícone brasileiro o modelo 1105, mas mesmo assim ele procurava um CBT 2400 com motor Detroit americano. Eu já conhecia o pessoal da Ascomar, mas foi nessa época que tivemos um contato mais próximo, pois foi quando encontrei e comprei meu trator CBT 2400.

- Foi então que o Adrianus me procurou e contou que queria um trator desses com motor Detroit. Eu disse a ele que iria comprar o CBT, mas sabia de um outro, um mais puro sangue ainda! E contei sobre o Oliver Super 99 que haviam me oferecido, mas que estava no Rio de Janeiro!

- Após colocar comprador e vendedor em contato, foram questão de horas apenas para o negócio ser fechado. E coincidentemente quando estive pessoalmente em Maracaju conhecendo o museu Ascomar, o caminhão do Adrianus estava no Rio de Janeiro pra trazer o Oliver para o Mato Grosso do Sul.


- Quando o Oliver chegou em Maracaju, a surpresa maior chegou junto. Por telefone o Adrianus já sabia que o Oliver era único dono, porém não imaginava que o trator tivesse apenas 4.250 horas trabalhadas, e ele fosse receber junto com o trator uma nota fiscal datada de 1958, referente a primeira revisão do Super 99 !


- Esses detalhes fizeram com que o Adrianus optasse por uma restauração caprichada e nos mínimos detalhes. Tanto que muitas peças faróis, relógios, foram compradas novas em lojas especializadas nos Estados Unidos, sem contar o motor que por ter poucas horas não precisou ser retificado, porém recebeu uma revisão completa em seus componentes como: juntas novas, retentores, revisão nos bicos e injetora. Toda a parte elétrica e chicote foi importada nova dos EUA. Todo o restante foi muito trabalho com capricho em toda parte de funilaria e pintura. O trator foi completamente desmontado para receber uma pintura de alta qualidade.




- Os pneus traseiros foram mantidos os originais por estarem em bom estado e terem um desenho raro de se ver hoje em dia. Todas as partes do trator foram mantidas 100% originais, recebendo apenas pintura e peças de reposição novas. O motor GM Detroit Diesel de três cilindros e 99 cavalos de potência esbanja saúde e ronca como novo!

- Após o término da restauração o Adrianus já levou o Oliver para diversos encontros de carros antigos na região de Maracaju - MS, além de ter exposto o trator no próprio museu Ascomar em ocasiões de festas em Maracaju e também o levou em edições do Traktor Feste de Entre Rios - PR.



- Nesta última foto o CBT 1105 e o Oliver Super 99 em frente ao prédio do museu ASCOMAR de máquinas agrícolas antigas em Maracaju - MS.