segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Fotos Antigas: Hanomag R-45 em Ibitinga - SP

- Bonito Hanomag em retrato na cidade de Ibitinga no interior Paulista. Hoje capital do bordado, mas no passado a cidade teve muitos tratores em suas lavouras. O R-45 da foto, a julgar pelos detalhes como os faróis, lataria e pneus deveria ser praticamente novo.

- A foto veio da pagina Memória Ibitinguense no Facebook, e foi gentilmente enviada pelo filho de um dos senhores que posam para o registro em cima do trator.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Fotos Antigas: Zadrugar em Birigui - SP

- Interessante registro de um trator iugoslávo Zadrugar desfilando na cidade de Birigui lá nos anos 60. O curioso é que o trator carregava a faixa com os dizeres: "Cofima - Tratores David Brown". Certamente a empresa revendia várias marcas.

- Esse modelo da IMR - Indústria Motora Rakovica é diferente e mais recente em comparação aqueles Zadrugar de volante lateral que vieram ao Brasil no final dos anos 50. O trator lembra muito um modelo da linha Landini da mesma época. Talvez fosse fruto de alguma junção das empresas italiana e iugoslava.

- A foto veio da página Cultura e Turismo Birigui, no Facebook.


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Restaurações: Cockshutt 40 Diesel 1953


- Nos dias de hoje, mais comumente no ramo automobilístico, está na moda restaurar, ou comprar para relembrar, aquele carro que o pai ou avô tinha. E com essa onda, em nosso imenso Brasil agrícola, nos últimos dez anos foi notável o crescimento de agricultores que começaram de uma forma ou de outra a resgatar para relembrar o trator que a sua família teve no passado.

- Com o amigo e leitor do blog Luís Daudt não foi diferente. Mas no caso da família Daudt, aconteceu com uma grande surpresa e homenagem incluídas, que para vocês entenderem melhor, começo contando a história deste Cockshutt modelo 40 diesel de 1953!

- O trator foi comprado novo em 1955 pelo avô do Luís, sr. João Luís Daudt. Essa diferença de anos se deve a "demora", que na época era normal, entre a fabricação do trator lá no Canadá e sua exportação e chegada aqui no Brasil.

- Até chegar na olaria do sr. João toda uma novela se passou. O trator veio encaixotado do Canadá até Porto Alegre - RS e após seu desembarque no porto foi novamente realocado em outra embarcação menor e seguiu, ainda encaixotado, pelo rio, até chegar na cidade de São Leopoldo, onde estava localizada a olaria do avô do Luís.



- Lá então o Cockshutt foi montado e trabalhou até sua aposentadoria no início dos anos 90 quando então, como a grande maioria dos tratores dessa década, foi encostado devido ao fechamento da empresa, ficando abandonado em um terreno na rua da antiga olaria.


- Alguns anos se passaram até que em agosto de 2014 o Luís estava indo ao município vizinho de Taquara com sua família, quando passaram por um ferro velho onde ele avistou a frente de um trator Cockshutt, o que o fez lembrar do antigo trator de seu avô. Após alguns dias o Luís voltou ao desmanche e comprou a grade. Começava aqui então a saga de resgate do antigo trator da família Daudt.




- Após comprar a grade dianteira no ferro velho, foram resgatar o trator no lugar que ele estava desde os anos 90, iniciando a reforma e correndo contra o tempo para conseguir entregar o trator completamente restaurado de presente no aniversário do seu pai, sr. Ricardo Antonio Daudt, em fevereiro de 2015!


- E foi assim que o sr. Ricardo recebeu o presente surpresa na festa de seu 70º aniversário, o trator Cockshutt comprado novo pelo seu pai e no qual ele aprendeu a dirigir!

- Que belíssima história envolvendo um trator dos anos 50 e toda uma geração da família! Devemos nos inspirar no Luís, que além de salvar um trator único dono ainda conseguiu dar a seu pai um presente que não podemos comprar por aí! O trator já estava lá, já era da família, o Luís só uniu sua boa idéia com dedicação, trabalho, paixão e o resultado está aqui para apreciarmos!



segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Propagandas Antigas: Euclid TC-12



- Boa notícia nos trouxe a propaganda acima que encontrei na internet. Agora sabemos realmente que vieram para o Brasil os tratores de esteiras da Euclid modelo TC-12. Esta máquina era composta por dois motores GM Detroit de ciclo dois tempos e seis cilindros cada, totalizando doze cilindros (daí o nome do modelo), sendo que cada motor operava uma esteira da máquina.

- Na propaganda da PROPAC o trator aparece sem a lâmina podendo ser que foram vendidos apenas para o arraste do scraper, mas com a ajuda do amigo Edson do blog Heavy Machinery Museum, recebi o artigo de jornal abaixo dizendo que o Scraper S-12 e o trator de esteiras TC-12 ambos da marca Euclid foram testados em solo brasileiro. Mais precisamente no Rio de Janeiro em Junho de 1957.



- Para complementar ainda mais a postagem, a imagem abaixo pertencente a Charles Simões, registrando a abertura da estrada entre Tubarão e Orleans em Santa Catarina. O modelo era um Euclid C-6