quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Restaurações: Cockshutt 40 Diesel 1953


- Nos dias de hoje, mais comumente no ramo automobilístico, está na moda restaurar, ou comprar para relembrar, aquele carro que o pai ou avô tinha. E com essa onda, em nosso imenso Brasil agrícola, nos últimos dez anos foi notável o crescimento de agricultores que começaram de uma forma ou de outra a resgatar para relembrar o trator que a sua família teve no passado.

- Com o amigo e leitor do blog Luís Daudt não foi diferente. Mas no caso da família Daudt, aconteceu com uma grande surpresa e homenagem incluídas, que para vocês entenderem melhor, começo contando a história deste Cockshutt modelo 40 diesel de 1953!

- O trator foi comprado novo em 1955 pelo avô do Luís, sr. João Luís Daudt. Essa diferença de anos se deve a "demora", que na época era normal, entre a fabricação do trator lá no Canadá e sua exportação e chegada aqui no Brasil.

- Até chegar na olaria do sr. João toda uma novela se passou. O trator veio encaixotado do Canadá até Porto Alegre - RS e após seu desembarque no porto foi novamente realocado em outra embarcação menor e seguiu, ainda encaixotado, pelo rio, até chegar na cidade de São Leopoldo, onde estava localizada a olaria do avô do Luís.



- Lá então o Cockshutt foi montado e trabalhou até sua aposentadoria no início dos anos 90 quando então, como a grande maioria dos tratores dessa década, foi encostado devido ao fechamento da empresa, ficando abandonado em um terreno na rua da antiga olaria.


- Alguns anos se passaram até que em agosto de 2014 o Luís estava indo ao município vizinho de Taquara com sua família, quando passaram por um ferro velho onde ele avistou a frente de um trator Cockshutt, o que o fez lembrar do antigo trator de seu avô. Após alguns dias o Luís voltou ao desmanche e comprou a grade. Começava aqui então a saga de resgate do antigo trator da família Daudt.




- Após comprar a grade dianteira no ferro velho, foram resgatar o trator no lugar que ele estava desde os anos 90, iniciando a reforma e correndo contra o tempo para conseguir entregar o trator completamente restaurado de presente no aniversário do seu pai, sr. Ricardo Antonio Daudt, em fevereiro de 2015!


- E foi assim que o sr. Ricardo recebeu o presente surpresa na festa de seu 70º aniversário, o trator Cockshutt comprado novo pelo seu pai e no qual ele aprendeu a dirigir!

- Que belíssima história envolvendo um trator dos anos 50 e toda uma geração da família! Devemos nos inspirar no Luís, que além de salvar um trator único dono ainda conseguiu dar a seu pai um presente que não podemos comprar por aí! O trator já estava lá, já era da família, o Luís só uniu sua boa idéia com dedicação, trabalho, paixão e o resultado está aqui para apreciarmos!



3 comentários:

trator a venda disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog, tá lindo!

M3mourph3us disse...

Este tive o Privilégio de conhecer ao vivo "e em cores" no último encontro Expoclassic em Novo Hamburgo! Excepcional restauro e acabamento!!!

Unknown disse...

Quem fez a restauração e aonde fica a oficina