- Fruto do visionário imigrante suíço, Max Wirth, a Fazenda Paredão foi pioneira na região no cultivo de diferentes culturas como café, laranja, grãos, algodão, e atualmente é destaque na produção de gado de corte.
- Trator Massey Ferguson com arado de três aivecas. Curioso observar que ao se inverter as rodas para obter a bitola desejada, os desenhos dos pneus ficaram invertidos, mostrando que não compensava inverter os pneus nos aros.
- Fordson Major no plantio com a tradicional capota "brasileira" da época e um curioso tanque de adubo na dianteira.
- Apesar dos tratores estarem em segundo plano, vale mostrar o registro de 1967 da revenda Ford de São Luiz Gonzaga - RS, pertencente a família Foletto. Na foto, o Galaxie "zero bala" à venda seguido de dois tratores Ford 8-BR do último modelo, na cor azul.
- Atrás do carro nota-se um trator Massey Harris (anos 50), que devia estar na oficina ou no posto de gasolina Esso. Destaque para a bonita pintura na parede da agência de um trator 8-BR ! O local devia ser um conglomerado de marcas automotivas, revenda de carros e tratores Ford, pneus Firestone, filtros Cav, combustíveis Esso, e itens agrícolas como os arados e plantadeiras a esquerda na imagem.
- Nada menos que oito Farmall FC-N Diesel enfileirados para a foto antes de seguirem rumo aos seus novos proprietários. A outra imagem talvez um desses tratores fotografado durante as obras de calçamento de uma das ruas da cidade. As fotos vieram do MuseuBirigui.com.br
- Senhor João Mousessian e seu Ferguson diesel com o arado dois discos (também Ferguson). A foto que deve ser dos anos 60, veio da página Memória Sanjoanense no Facebook.
- Bonita foto de uma agência Massey Ferguson nos anos 70. Na imagem que retire da página Itapetininga Antiga em Fotos, no Facebook, um provável Massey 265 novo e um Massey 50x, certamente usado, junto as grades, plantadeira e carretas. Além dos carros da época.
- O leitor do blog, sr. Luis Fernando Graeff, nos envia bonita foto dos tratores da família de décadas atrás. Da esquerda para a direita, Hanomag R45, IH Farmall, International 560, Massey Harris e Ferguson, junto aos Graeff e amigos, bem antigamente lá no querido Rio Grande do Sul!
- Iniciamos o ano de 2016 com uma bela e rara foto de uma esteira Hanomag WD Z25 do final da década de 1920, junto ao surpreendente relato que segue abaixo:
“Essa foto mostra como por si só, um avanço tecnológico
pode ser enganoso. Até então havia nas estradas da fazenda somente tração
animal de cavalos, mulas e bois. As carroças e os carros de bois tinham grandes
rodas de bitola estreita, eram puxadas por 6 juntas de animais que aos pares
sob o peso das cangas venciam qualquer terreno. Logo havia 200 mulas e dezenas
de carroças à cuidar mas já que não faltava terra para pastagens o problema
maior era conseguir carroceiros habilidosos. A colheita aumentava juntamente
com a área de plantio. Muitos quilômetros de estrada arenosa, o calor e a sede
obrigavam a troca frequente dos animais e jornadas de trabalho reduzidas. Com o
acúmulo dessas dificuldades algo tinha que ser feito a respeito dos
transportes. A solução do problema parecia ser a mecanização mas como os
caminhões Ford e Chevrolet, os únicos disponíveis com qualidade e preço
razoável, transportavam pouca carga e sempre patinavam nos areões só restava
arriscar a importação da última novidade: o trator de esteira Hanomag que os
irmãos Bromberg tinham acabado de receber de sua sede em Hamburgo. Esse trator
era sensacional, forte como um tanque de guerra, motor a gasolina com 100 cv,
barulhento, acionado por alavancas, manivelas e pedais, com uma cabine atrás do
comprido capô de latão polido. Ele puxava uma carreta sobre esteiras com o
dobro do comprimento dos carros de boi e capacidade de carga três a quatro
vezes maior, adequado ao solo fofo, enfim o veículo ideal! A sensação, o
monstro Hanomag e sua gigantesca carreta, durou pouco como costuma acontecer
com sensações, pois ficou evidente que um avanço tecnológico no lugar errado
pode ser enganoso. Esse primeiro trator de esteira dos anos 1920 chegou cedo
demais. O motor superaquecia e as esteiras quebravam em pouco tempo vitimadas
pela abrasão da areia. A boa ideia não estava amadurecida porém o feito
pioneiro apesar de grandioso foi logo esquecido.”
- A foto e o belo texto contando a chegada e posterior "desastre" com a esteira Hanomag retirei do blog Memória 22 que resgata a história da Fazenda Suíssa, antiga fazenda cafeeira do Oeste Paulista, hoje pertencente ao município de Guaimbê-SP.
- Importante destacar que esse é um dos muitos exemplos do que aconteceu com o maquinário importado que vinha ao Brasil daquela época. As máquinas eram desenvolvidas e produzidas sempre visando seu país de origem, e os primeiros problemas eram com o clima, o tipo de solo, etc. Sem contar a falta de instrução dos carroceiros, que do dia pra noite viravam tratoristas de máquinas inglesas, polonesas, alemãs, italianas, americanas, russas, enfim seria necessário um verdadeiro poliglota pra entender todas as configurações uma vez que os manuais nem sempre eram traduzidos!
- Acredite quem quiser, mas as imagens da foto acima são da mesma máquina, e nos mostra que dedicação, tempo, e bom gosto podem trazer resultados que muitos consideram impossíveis.
- O trator da foto é um Fordson Super Major, equipado com esteiras modelo CDA 50, nº de série 11804, fabricada pela inglesa County, e pertencente ao sr. Roberto da cidade de Pederneiras-SP. Se trata de um modelo raro no Brasil onde se tem conhecimento de apenas 3 máquinas destas atualmente. A Fordson nunca chegou a fabricar esteiras, mas a County fez com que muitos tratores da marca virassem esteiras (crawlers), tratores 4x4 e diversas outras máquinas com finalidade industrial.
- Esta County foi encontrada em Sertãozinho-SP, e algumas visitas foram necessárias até se conseguir negociar a máquina. Com ela na oficina, todo o processo de desmontagem foi iniciado. A primeira surpresa foi a quantidade de água dentro da caixa de câmbio e diferencial, que curiosamente acabou preservando as engrenagens. Vários rolamentos e retentores trocados, embreagens laterais revisadas, e a parte traseira da máquina estava pronta pra receber o motor.
- Falando em motor, segundo o Roberto, o problema maior foi encontrar o motor certo, pois estas esteiras eram montadas em tratores Super Major, os últimos da linha fabricados entre 1960 e 64. Na região e até em grande parte do país se vê com certa facilidade os tratores Fordson Major e Fordson Power Major, porém o modelo Super Major fabricado após 1960, foi importado em menor quantidade, talvez devido ao início do plano de produção do trator nacional, e fechamento da importação de tratores em uma certa faixa de tamanho e potência.
- Após localizado, revisado e instalado um motor, a próxima
etapa foi uma completa revisão nos pinos e buchas da esteira, última etapa
antes de se andar com a County. Outro detalhe é que esta máquina possui a
lâmina (dozer) tornando-a ainda mais "industrial" do que agrícola. Fato
este que também resultou na escolha da cor amarela, mundialmente utilizada em
tratores e máquinas e equipamentos industriais, de construção.
- Outra parte trabalhosa na restauração foi a confecção de
peças da lâmina faltantes, como os braços estabilizadores, onde se conseguiu reproduzir através de fotos, e desenhando no computador para confeccionar as peças em
seguida.
- Após toda mecânica pronta, foi hora de testar a esteira Major para então começar a fase final de funilaria e pintura. O resultado são as fotos abaixo, uma máquina rara, restaurada 100% nos padrões originais, e o mais importante, mecanicamente operacional, só faltando serviço pra trabalhar!
- Fotos da preparação do terreno para o futuro campo de aviação da cidade de Birigui. Na imagem o trator de esteiras McCormick Deering modelo TracTractor Diesel arrancava os enormes tocos de raízes das árvores já derrubadas.
- A máquina, mesmo já à diesel, confere com a data da foto de 1935! E curiosamente o modelo do trator era um TD-35. Estas esteiras dariam início a famosa linha TD da International Harvester. Uma raridade e tanto que trabalhou por aqui. Infelizmente não deve ter sobrado alguma pra contar história.
- Mesmo nas décadas passadas, onde o uso de tratores para locomoção ainda era mais comum, o Allis Chalmers WD 45 da foto participou de um feito para poucos! No início dos anos 60, o senhor Renato Mousessian viajou com seu trator de São João da Boa Vista até Aparecida perfazendo um trajeto de aproximadamente 300 quilômetros.
- Na chegada, o trator com a carreta posando em frente a antiga igreja de Aparecida - SP, junto a amigos ou populares. A foto veio da página no Facebook - Memória Sanjoanense.
- Belíssima foto, mesmo que pequena, do primeiro trator Fordson que arou os campos da cidade mineira de Campanha. Na imagem podemos ainda conferir o Ford modelo T, certamente dirigido pelo fazendeiro (de terno), que veio conferir o serviço. As crianças ainda acompanhavam ao acontecimento sentadas no estribo do Fordinho.
- O modelo do trator e do carro confirmam a data da foto como sendo de 1923! O arado de duas aivecas era o par dos Fordson modelo F na aração, porém de outras marcas como John Deere ou McCormick Deering, pois a Ford não produzia implementos nessa época.
- Vale mais uma vez lembrar que estes tratores foram presença constante em grande parte das fazendas de todo país, principalmente pelo fato das revenda Ford e de sua produção em "massa". A foto retirei do blog Isto É Campanha.
- Propaganda de época do final dos anos 60, ou até começo da década de 70, dos tratores nacionais CBT 1090 motor Perkins. Curioso o trator ainda na cor marrom e branco com o emblema antigo e o logotipo da empresa já do modelo novo com a cor vermelha ao fundo.
- A Companhia Brasileira de Tratores ficava em um distrito de São Carlos - SP, onde hoje encontra-se o museu de aviões da empresa TAM. A propaganda retirei do blog www.lugardotrem.com.br
- Trator John Deere modelo G, dos anos 50, posando para foto durante as obras de construção da capital Brasília. No fundo ainda pode-se ver outro John Deere modelo D, ambos ainda gasolina/querosene.
- Podemos ver também um rolo compressor e a traseira do Jeep Willis, mostrando que os tratores deviam puxar alguma grade ou rolo no canteiro de obra. Mais um exemplo do uso de tratores agrícolas na construção civil.
- Encontrei esta foto hoje na página do Facebook - Memória Sanjoanense. A imagem ilustra a chegada do calçamento para uma das primeiras ruas do município de São João da Boa Vista - SP.
- Uma "modernidade" para a época mas a pesada carga foi transportada por carreta de quatro rodas de ferro puxada por dois tratores de esteira que arrisco dizer serem International Harvester. Curiosamente logo atrás vermos um caminhão, o qual poderia fazer o transporte. Mais curioso ainda eram os enormes faróis que equipavam as máquinas.
- A bela foto deve ser do final dos anos 30, início da década de 40, e talvez toda a logística e o emprego das duas máquinas no transporte se justificassem pelo peso da carga!
- O grande trator de esteiras International Harvester TD-9 foi fotografado em dois momentos diferentes nas imagens que vieram da página do Facebook - Fazenda Pau d´Alho - História.
- Lembrando que os tratores da fazenda já apareceram aqui no blog em outras ocasiões. O Ford 8N em serviço e as crianças vendo o Fordinho da fazenda histórica que fica em Campinas-SP.
- Três boas imagens de um trator Fordson Major equipado com moto-niveladora. Mais um dos casos onde tratores agrícolas eram convertidos para uso industrial. Este ainda mais específico, por pertencer a prefeitura municipal de Piracicaba.
- Reparem que nas fotos o trator desfila junto as enormes moto-niveladoras Adams e Caterpillar. Então porque o uso do trator como patrola? Talvez por ser menor, fosse mais ágil e rápido. O Fordson ainda rebocava um compressor ou gerador.
- Nas fotos abaixo, certamente a mesma máquina em serviço. Na outra imagem nota-se que se for o mesmo trator, já haviam substituído os comandos mecânicos da lâmina por pistões hidráulicos.
- Retirei do álbum do Facebook, Itapeva Antiga - Museu de Fotos, a curiosa fotografia abaixo, que registrou o exato momento em que o cruzeiro era posto de pé puxado pela máquina de esteiras. Uma pena a foto ter sido tirada de longe e não conseguirmos identificar o modelo do tratores. A esteira certamente é uma International Harvester equipada com o dozer Bucyrus Erie.
- Excelente vídeo com fotos antigas da empresa Motocana, de Piracicaba-SP, dica do leitor do blog Rodolfo Podsiadlo.
- A empresa foi uma das pioneiras no país na fabricação de carregadeiras de cana com comandos hidráulicos, isso lá no início da década de 60. Tanto que no vídeo podemos conferir tratores como Fordson Major, Deutz DM 55, 65, 90, CBT, Valmet, Ford, Massey, entre outros!
- Alguém registrou o John Deere D durante serviço de terraplanagem na cidade de Itapuí - SP, época em que a cidade ainda se chamava Bica de Pedra. Na foto, segundo descrição, o sr. Angelin Rota exibia suas habilidades no comando do trator.
- O John Deere poderia ser da prefeitura, pelo fato de puxar uma plaina niveladora abrindo estradas, além de nele estarem dois homens, o sr. Angelin e talvez um aprendiz ou engenheiro.
- Duas belas fotos do Arquivo Público do Paraná registrando a visita do então Governador Moysés Wille Lupion de Tróia à cidade paranaense Londrina no ano de 1959.
- Na primeira fotografia o governador junto ao prefeito da cidade e outros políticos sentados para foto em um trator Deutz, modelo ainda importado, em uma feira agrícola no dia 25 de Julho, como descreve a foto. Chama atenção os cartazes na parede: "Facilidade no Pagamento", "A lavoura paranaense marcha com o progresso - Hugo A. Seben" e até um quadro dos tratores alemães Hanomag, atrás das autoridades.
- A segunda imagem mostra o mesmo grupo acompanhando o governador em um galpão com vários tratores Fordson Major que deviam pertencer ao município uma vez que já pareciam ter trabalhado. Hugo A. Seben é o nome de uma avenida em Londrina hoje, mas quem foi Hugo Seben? Secretário da Agricultura na época?