- Nem só de tratores e colheitadeiras preservamos nossa história agrícola. Até hoje os motores estacionários estão presentes em nossa vida e principalmente na agricultura. Essa coleção de motores é certamente a maior do Brasil (particular) e talvez uma das grandes coleções a nível mundial, se levarmos em conta a diversidade de marcas e modelos de motores.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
Fotos Antigas: Desfile do Cinquentenário de Birigui - SP
- Ao menos oito tratores tchecos Zetor 50 ou 42 desfilavam pelas ruas da cidade paulista de Birigui. Na foto ainda podemos notar alguns Ferguson entre outras dezenas de tratores.
- Nesta foto os tratores desfilando pela revenda Ford, com dois tratores 8-BR puxando a fila e levando a faixa em homenagem à cidade. Seguindo os 8-BR uma dúzia ou mais de tratores Fordson Major.
- Nesta imagem os tratores Ford americanos, junto aos International Harvester Farmall, Allis Chalmers, entre outros .- As imagem retirei da página Historiografia de Birigui, no Facebook.
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Fotos Antigas: Alcides Morgental & Irmão Ltda
- Impressionante registro datado de 1959 da revenda de tratores, máquinas agrícolas, tornearia e oficina mecânica - Alcides Morgental & Irmão Ltda, situada na Avenida Ipiranga em Santa Maria - RS desde o ano de 1945.
- Na imagem aparecem quatro tratores Valmet modelo 33 Diesel, ainda importados da Finlândia. Curioso que atrás deles podemos notar o trator polonês Ursus também do ano de 1959, nos levando a conclusão que eram todos tratores "zeros". Notamos também que o trator Ursus estava parcialmente desmontado.
- A bela foto foi gentilmente cedida pelo sr. Cláudio Roberto Morgental que é a criança no primeiro trator Valmet a direita!
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Fotos Antigas: O Padre patroleiro de Luminárias - MG
- Antigamente era muito comum nas pequenas cidades o representante da igreja católica ser visto como um chefe, um líder, alguém de grande importância para a localidade. O Padre, o Frei, ou o Monsenhor como no caso desta foto, eram sempre uma figura pública de destaque, estando sempre presente em obras que beneficiavam a população.
- Na fotografia abaixo o Monsenhor Waldyr e outros populares na motoniveladora americana Allis Chalmers que pertencia à Prefeitura municipal de Luminárias, Minas Gerais, durante algum serviço em obras pelas estradas da região no final da década de 50.
- A foto (colorida digitalmente) retirei da página Luminárias On-Line no Facebook. A outra imagem é o anúncio de uma máquina dessas na época.
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Fotos Antigas: Waterloo Boy no Brasil
1) Seria essa foto no Brasil? Acredito claramente que sim.
2) Seria essa foto tirada mesmo em Várzea - PB? Aqui fico com 50% de certeza.
3) Seria este o mesmo trator Waterloo Boy do IAC de Campinas? Muito difícil em dizer. Mas não descarto a possibilidade.
- Esta fotografia eu encontrei em uma página de fotos antigas no Facebook. E infelizmente a única informação constante era a cidade de Várzea. Se levarmos em conta a distância de 150 kms de Campina Grande, que no início do século 20 foi polo pioneiro em alguns setores da agricultura, inclusive contando com tecnologia estrangeira de máquinas, ferrovias e tratores, isso nos dá total certeza que tratores como este Waterloo vieram para o Brasil naquele período.
- Outro ponto importante de se considerar são os colégios e instituições agrícolas da época que se desenvolveram em diversas regiões do Brasil e muitos deles trouxeram tratores daquela época para o país. Um exemplo a se citar, consultando um amigo da Paraíba ele mencionou que em Várzea existiu o Patronato Agrícola de Bananeiras de 1924 até 1990, comprovando o forte indício da presença de tratores como este da foto.
- E finalizando, fica a curiosidade nas "lendas" e histórias de antigamente. O único Waterloo Boy existente hoje no Brasil, foi doado ao IAC Campinas por um grande agricultor. Mas quem sabe essa história não pode ser reescrita a partir dessa foto do Waterloo Boy de Várzea!?!?
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Vídeo: A maior coleção de tratores antigos do Brasil
- No episódio 19 da série TratorAntigoTV mostro rapidamente a coleção Tratores Antigos Nijssen, pertencente à um grande amigo, e que conta com mais de 150 tratores e motores!!! www.tratoresantigosnijssen.com.br
- Sem dúvida, pela quantidade, diversidade e qualidade dos tratores, é a maior coleção do Brasil ou talvez até da América Latina! Lembrando que é uma coleção particular e não um Museu, e portanto não está aberta a visitação pública!
- Quem desejar ver mais desta coleção pode assistir o programa Clash of Collectors - Tractors, que passou na TV a cabo, e o proprietário desta coleção foi um dos participantes! Link para assistir o www.youtube.com/watch?v=GQeNI8RxU6I&t=29s
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Fotos Antigas: Zadrugar carregando areia em Porto União - SC
- Belas e interessantes imagens que encontrei na página União da Vitória e Porto União Memória e Fotos Atuais no Facebook.
- As fotos (já coloridas digitalmente) registram o carregamento de areia na beira do rio por um trator Iugoslavo Zadrugár equipado com uma carregadeira frontal.
- O acervo de fotos pertence ao sr. Luis Antonio Hobi e ilustra o dia a dia de trabalho no porto de areia Irmãos Hobi Ltda. Os registros fotográficos foram feitos pelo sr. Heinz Arthur Niederheitmann.
- Interessante ver o trator agrícola praticamente novo (pois o trator é ano 1960 e as fotos datam de 1961) com a carregadeira frontal adaptada e já utilizando sistema hidráulico. Notem os contrapesos de pedra na traseira do trator pra equilibrar o conjunto. Notar também o capricho dos irmãos em escrever nos braços da carregadeira o nome da empresa!
- Fica a dúvida se o trator era mesmo da cor vermelha, pois estes tratores importados pelo Brasil vieram todos com a lataria e chassis na cor azul e rodas e detalhes amarelos. Muito provável a empresa dos irmãos Hobi ter pintado a máquina ao acoplar a carregadeira.

Fotos Antigas: Primeiro trator Steyr de Ibirubá - RS
- Esse foi o primeiro trator austríaco STEYR a chegar na localidade de Pinheirinho, em Ibirubá - RS. Na foto o trator já no campo, trabalhando com um arado de arrasto.
- A foto encontrei na página Rio Grande Antigo, no Facebook.
segunda-feira, 29 de março de 2021
Vídeo: Tratores antigos abandonados
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Histórias: Cia Brasileira de Tratores - CBT, um sonho que voou!
*** Texto e fotos retirados da página São Carlos Agora. Artigo escrito por Cirilo Braga em 20 de Outubro de 2017.
Memória São-Carlense: CBT, um sonho que voou
Era curioso que até recentemente funcionasse um museu da aviação na área onde no passado existiu a Companhia Brasileira de Tratores, a lendária CBT. O próprio nome do museu, "Asas de um Sonho", parecia algo nostálgico para quem viu a vida passar ali por longos anos.
A derrocada da CBT pareceu para os são-carlenses, um voo que não chegou ao seu final. Quando a empresa encerrou suas atividades todos se sentiram - mesmo quem não se ligava à fábrica, como quem esperasse um avião que partiu e não chegou. Nele viajavam os sonhos de Mário Pereira Lopes, ou sua teimosia, e as vidas de milhares de pessoas.
Criada em 1960, inicialmente em Ibaté fabricando motores e peças e dois anos depois instalando sua fábrica no distrito de Água Vermelha, logo a CBT se tornou uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para os Estados Unidos, Japão, México, Austrália e Argentina além da América Central. No galope do plano de nacionalização da indústria na virada para os anos 60, a empresa originária das Indústrias Pereira Lopes, firmou parceria com a Oliver norte americana para produzir um trator nacional.
Cinco anos depois da fabricação do primeiro trator, em 1967 a empresa passaria a ter o comando apenas de Mário Pereira Lopes.
No auge, sendo uma das maiores empregadoras do forte parque fabril são-carlense, a CBT produzia 80% do que precisava para colocar no mercado seus robustos tratores de cor amarela. No céu de brigadeiro do ano de 1975, alcançava outros países e continentes e impressionava o movimento da fábrica, o vai-vem de trabalhadores, transportados em ônibus Fenemê que enfileiravam na Avenida São Carlos no início das manhãs e começo das noites. A imagem identificava a cidade, tal como alguns ícones da paisagem como a cúpula da Catedral e a fachada da Escola "Dr. Álvaro Guião".
Em abril de 1976, a fábrica apresentou uma das joias de sua produção, o CBT-2400, uma máquina incrível de 118,3 hp e motor de 4 cilindros.
Os são-carlenses de então gostavam de dizer que a pista de pouso da CBT - ou o Aeródromo Francisco Pereira Lopes, hoje Aeroporto Mário Pereira Lopes - era uma das maiores do interior e podia receber boeings. Isso obviamente nada tinha a ver com a vida dos cidadãos comuns da cidade. Orgulhava a todos a ideia de que São Carlos abrigava o que nenhuma outra cidade brasileira possuía, uma fábrica de tratores genuinamente brasileira.
Em 1982 a CBT começou a desenvolver um projeto de uma aeronave, que não foi concluído pelo fim do apoio governamental. Entre 1990 e 1994 a CBT fabricou o Javali, o segundo carro totalmente fabricado no Brasil. O Javali utilizava mecânica de trator produzido na própria CBT, mas os tempos eram outros.
No ano de 1995 a Companhia Brasileira de Tratores foi à falência, atribuída ao fim dos incentivos governamentais. Em suas instalações funciona o Centro Tecnológico da empresa aérea LATAM e até pouco tempo o Museu da Aviação, que foi transferido para São Paulo. O museu reunia aviões da coleção particular da família de Rolim Adolfo Amaro, o comandante que instalou a TAM na área da antiga CBT no ano 2000.
No museu, implantado em 2006, era empolgante conhecer o relato de vida de cada aeronave exposta naquele museu, revelando a força da representatividade de cada uma como o testemunho de outras épocas.
Símbolo, lembrança, relíquia, que se use qualquer desses substantivos era também possível também estar falando do prédio da CBT, encravado ali, a 15 quilômetros da cidade. Um lugar onde se produziu tratores que ainda hoje preparam a terra em algum lugar deste país.
Afinal, a vasta área de onde se avista o horizonte a partir da "antiga CBT", conta algo significativo da indústria são-carlense num trecho da vida em que o mundo tinha fronteiras bem definidas. O sonho de ir além delas, mas com as próprias asas, foi para a CBT como o sonho de Ícaro que se desfez ao sol.