sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Fotos Antigas: Waterloo Boy no Brasil


 - Waterloo Boy em uma foto marcada como sendo na cidade de Várzea na Paraíba. Uma foto emblemática! E mesmo analisando, pensando muito, não tem como deixar de lado três alternativas: 

1) Seria essa foto no Brasil? Acredito claramente que sim.

2) Seria essa foto tirada mesmo em Várzea - PB? Aqui fico com 50% de certeza.

3) Seria este o mesmo trator Waterloo Boy do IAC de Campinas? Muito difícil em dizer. Mas não descarto a possibilidade.

- Esta fotografia eu encontrei em uma página de fotos antigas no Facebook.  E infelizmente a única informação constante era a cidade de Várzea.  Se levarmos em conta a distância de 150 kms de Campina Grande, que no início do século 20 foi polo pioneiro em alguns setores da agricultura, inclusive contando com tecnologia estrangeira de máquinas, ferrovias e tratores, isso nos dá total certeza que tratores como este Waterloo vieram para o Brasil naquele período.

- Outro ponto importante de se considerar são os colégios e instituições agrícolas da época que se desenvolveram em diversas regiões do Brasil e muitos deles trouxeram tratores daquela época para o país. Um exemplo a se citar, consultando um amigo da Paraíba ele mencionou que em Várzea existiu o Patronato Agrícola de Bananeiras de 1924 até 1990, comprovando o forte indício da presença de tratores como este da foto.

- E finalizando, fica a curiosidade nas "lendas" e histórias de antigamente. O único Waterloo Boy existente hoje no Brasil, foi doado ao IAC Campinas por um grande agricultor. Mas quem sabe essa história não pode ser reescrita a partir dessa foto do Waterloo Boy de Várzea!?!?

Nenhum comentário: