segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Relíquias do Brasil - Parte X - Orenstein & Koppel - O&K

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.


Relíquias do nosso Brasil - Orenstein & Koppel - O&K


- Esta é uma marca alemã, muito famosa na Europa pela produção de lomotivas e outras máquinas pesadas. Provavelmente foi uma grande empresa que ampliou sua linha de produção e chegou a produzir alguns modelos de tratores, tanto para uso agrícola, como também para outras atividades.

- O trator da foto abaixo se encontra no museu de tratores da empresa Agromen em Orlândia-SP. É um bicilíndrico em V a diesel. O museu possui também outro exemplar O&K. Este, mesmo sendo um trator, está mais para uso industrial, pois possui um enorme tanque de ar com compressor. Resta saber se houve representante dessa marca no país, porque são poucos os tratores que se tem conhecimento da O&K no Brasil.


Um comentário:

Anônimo disse...

Na década de 50, temos a INTIMEX Indústria e Comércio S/A (cf. anúncios de 1951 a 1953), a TEMIL S/A Máquinas para Indústria e Lavoura (cf. anúncio de 1955), a IMTEC – Importadora e Técnica S/A (cf. anúncio de 1957).

Existem outros dados históricos de O&K no mercado brasileiro: locomotivas, escavadeiras, dragas, material ferroviário e decauville.

Heavy Machinery Museum