quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Restaurações: Ford 8N 1949


- Este belo exemplar dos primeiros "fordinhos" pertence ao sr. A.C. Carlini, leitor aqui do blog e quem nos enviou as fotos. A história da restauração do trator segue abaixo, junto a algumas fotos do tratorzinho.

- A história começa durante a juventude do sr. Carlini, época em que seu pai tinha um trator Ford 1954, modelo mais novo que este 8N. O trator era utilizado nas atividades da fazenda no sul de Minas Gerais, até que na década de setenta, foi vendido para dar lugar a uma máquina mais nova, com motorização diesel. O sr. Carlini se lembra desse período dizendo: "foi uma fase muito boa da vida e que deixou boas recordações".

- A cerca de cinco anos atrás o tratorzinho das fotos foi encontrado na internet, à venda, e mesmo sem vê-lo pessoalmente, o sr. Carlini o comprou. O trator estava em Amparo - SP, e ao chegar em Minas, notou-se que muitas modificações já haviam sido feitas, descaracterizando totalmente a originalidade do pequeno trator.

- Foi então que uma restauração completa foi iniciada, buscando o máximo de originalidade possível, resultando em seis meses de muito trabalho e pesquisa, importando peças, tudo feito pelo sr. Carlini. Alguns dos principais reparos foram: troca do carburador por um original, troca do platinado e bobina de ignição, reparo na colméia do radiador, embuchamento do eixo dianteiro, embreagem e freios, troca das faixas de freio, reparo na bomba d´água e troca de todos os filtros e óleos lubrificantes do trator.



- Estes primeiros modelos Ford 8N ano 1948 e 1949 tem o distribuidor na frente do motor, embaixo da hélice do radiador. Um local de difícil acesso aos platinados e à regulagem, porém este trator continua funcionando perfeitamente com o sistema original. 

- Após a parte mecânica pronta foi a vez do visual, onde toda a lataria foi recuperada, e os detalhes revistos: novos mostradores do painel, novos emblemas originais, troca da chave de ignição e dos decalques, tudo nos padrões originais. Após, uma caprichosa pintura com PU.



- Todas as peças foram compradas novas e importadas dos Estados Unidos, com exceção dos dois pneus dianteiros aro 19, que são praticamente impossíveis de serem importados e também de se encontrar aqui no Brasil. Uma sugestão a quem reformar este modelo é encontrar as rodas do Ford 1954 aro 16, que caem muito bem nesse trator e não tiram originalidade.

- Outra pequena alteração foi a mudança do sistema elétrico original de 6V para 12V. Como o tratorzinho fica alguns períodos parados, a adoção do sistema de 12v, bateria, arranque, e demais componentes é bem vinda quando se deseja andar com o trator sem dores de cabeça com a parte elétrica.

- Para finalizar, as palavras do próprio dono e restaurador: "É um tratorzinho fantástico e depois de pesquisar na internet fiquei impressionado com a quantidade de admiradores desse modelo, inclusive no exterior. Minha intensão agora é vendê-lo pois encontrei um modelo 1954 em boas condições para ser restaurado e se for o caso resgatar com o modelo que marcou uma fase de minha vida".








- Para quem tiver interesse o sr. Carlini está vendendo o trator que está anunciado no Mercado Livre : http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-509218581-trator-ford-gasolina-1949-_JM

23 comentários:

Maicon disse...

Belissima restauracao. Parabens ao dono e tambem ao blog. Muito bom...

Maicon disse...

Belissima restauracao. Parabens ao dono e tambem ao blog. Muito bom...

Adolf Schartner disse...

Muito legal esse trator.
Meu tio tinha um bem igual a esse na década de 60 aqui no município de Palmeira PR. Me lembro ainda como ele dava a partida nele apertando um botão que ficava ao lado da alavanca de câmbio.

Adolf Schartner disse...

Também sou bloguero.
Se interessar:

http://www.come-poeira.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá amigos!alguém pode me ajudar a obter informações sobre manutenção do motor deste trator antigo ford N8? tenho um amigo que comprou um p/restaurar e esta tendo dificuldade p/acertar o ponto de explosão do motor,preciso saber a ordem de explosão?se alguém poder me ajudar agradeço!

Unknown disse...

Tenho um nesse modelo alguém se interessa muito bonito e que não posso ficar 969057569 se tivesse condição ficaria com ele

leonardo disse...

Boa noite alguém sabe onde consigo uma grade dianteira p um trator desse

Unknown disse...

Bom dia tenho um exemplar igualzinho o seu e está funcionando e em perfeito estado .
Se tiver comprador ele está a venda .
Meu fone é 17-997034683

Unknown disse...

Qual oleo usar nesse trator oleo de motor

Unknown disse...

É a nesma do motor de opala

Unknown disse...

Bom dia amigos! Alguém sabe algum site onde comprar peças para este trator Ford 8n ano 1949? Fazendo favor!!

Unknown disse...

Acabamos de receber um aqui em nossa oficina e São Sebastião do Cai (TRATORDINI) para reforma. Ano 1951.. ENCANTADA

Wandayk Júnior disse...

Olá meu amigo preciso da bomba de água desse n8 sabe me informar aonde posso achar ela

Unknown disse...

estou reformando um, e tenho a Bomba sobrando. comprei dois pra fazer um .

Paulo Francisco disse...

Ainda tem a bomba d'água? Qual seu contato?

Unknown disse...

Eu tenho um 49 faltando so o motor e a balança dianteira , alguem teria 043991169635 Londrina parana

RMV disse...

Boa tarde, estou c um trator ford igual a esse da foto, mas preciso do arranque dele, aonde consigo encontrar? Existe algum similar no mercado, de algum outro carro ou coisa do tipo? (21) 99391.0590

Anônimo disse...

Tenho 2 desse modelo, peço 20.000 tudo

Anônimo disse...

(43) 991169635

Anônimo disse...

Qual as medidas exatas dos pneus dianteiros ?

Anônimo disse...

Poderia informar o site onde comprou os relógios ?

carlos disse...

Bom dia, alguém pode me ajudar onde posso encontrar peças para trator Ford 8N

Anônimo disse...

Aliexpress