sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fotos Antigas: O Fordson do porto de Santos

- Sempre imaginei fotos de tratores nos portos do Brasil. Como exemplo, era no porto de Santos que eles chegavam ao país, eram descarregados dos navios, e seguiam de trem ou caminhão até as revendas na capital São Paulo. Depois até o seu destino final, o agricultor.

- Nunca obtive sucesso procurando por estas fotos, algumas poucas que encontrei são imagens muito ruins, quase não se vê nada. Outro dia relembrei da única foto em boa qualidade que tenho sobre esse assunto (tratores nos portos), e coloco ela aqui hoje. É um ótimo retrato do cotidiano do porto de Santos décadas atrás.

- Na foto, um Fordson Major E27N, equipado com capota, e uma grande chapa de aço na dianteira, era usado para as manobras dos vagões. Não consegui descobrir se o trator já era dos modelos a diesel, equipado com um dos primeiros motores Perkins de seis cilindros em linha, ou ainda era do modelo a querosene. O Fordson ainda tinha também as rodas dianteiras originais, maciças, aro 19. Pelo uso do trator conforme a foto, certamente era um modelo diesel!

- A foto datada de 1957, retirei da página www.novomilenio.inf.br/santos/fotos253h.htm, que resgata a história da cidade e do porto de Santos.


"Um dos tipos de tratores empregados nas manobras de vagões em pequenos percursos, auxiliando as operações de carregamento e descarga."

5 comentários:

Varrus disse...

Lucas, visitando o site de onde vc retirou a foto, vi um cavalo mecanico tipo "triciclo", com apenas uma roda na frete. Por acaso vc sabe qual a marca do veículo?

Tratores Antigos disse...

Eu vi sim. Achei muito curioso também mas infelizmente não sei te responder. Até mais.

Anônimo disse...

HNK 960 Scammell MH6. Descobri em http://www.mechanical-horse-club.co.uk/Archivist.htm. Cesar

Varrus disse...

Cesar, obrigado.

Anônimo disse...

http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/04/esquisitices-89/

Apesar do post equivocado.
Dê uma olhada nos comentários, parece que tem um desses em Brasília!