segunda-feira, 8 de abril de 2013

Relíquias do Brasil - Parte VI - Same


- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.


Relíquias do nosso Brasil - Tratores SAME

- A SAME é uma marca italiana de tratores que existe até hoje. A história da marca começa com os irmãos Francesco e Eugenio Cassani, lá no ano de 1942, em plena segunda guerra mundial. Os Cassani já vinham desenvolvendo tratores antes, mas essa é outra história. A marca SAME começa durante a guerra em um período de escassez de matéria prima, e muitos outros problemas devido a guerra.

- No final da guerra os irmãos Cassani desenvolvem um trator de três rodas (triciclo) com banco, direção, e caixa de marchas reversíveis. Ou seja o trator poderia trabalhar tanto com as rodas motrizes para frente, ou para trás, invertendo a posição dos comandos e do motor. O motor era um universal de 10 HP a gasolina. Este modelo 3 R10 de 1948 ganhou uma medalha de ouro da Academia de Turim pelas contribuições da SAME com a mecanização da agricultura italiana no pós guerra. 


* Fotos do Museo Storico Gruppo Same

- No Brasil são poucos os modelos da SAME que temos conhecimento. Tanto que uma de minhas opiniões era que esses tratores foram trazidos diretamente da Itália por imigrantes. Essa teoria mudou após encontrar uma propaganda no jornal Folha da Manhã (hoje Folha de São Paulo) datada de julho de 1956. A propaganda mostra a empresa SABLA LTDA que revendia os tratores SAME na cidade de São Paulo.


- Após o modelo triciclo, a SAME produziu os tratores DA 25 e DA 30. A empresa começou também a produzir tratores com tração nas quatro rodas (como o do anúncio do jornal acima). Estes modelos eram tratores de pequeno porte, motor a diesel de um ou dois cilindros, e alguns com a opção do 4x4. Hoje no Brasil sei da existência dos modelos Same 3R10 e DA 25 com motor de um cilindro.



- A página da empresa na internet é: www.same-tractors.com

- A página do museu do grupo SAME - DEUTZ - FAHR é: http://www.samedeutz-fahr.com/museo/uk/index.htm

Um comentário:

Varrus disse...

Lucas, mais uma vez, obrigado pelas valiosas informações. Saudações Capixabas.