quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fotos antigas: Colheita de Arroz em Santa Vitória do Palmar - RS

- Duas excelentes fotos, já coloridas, enviadas pelo amigo Erodes Armendaris Acosta, que nos mostram um pouco de como era a colheita de arroz em seu município, Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul.


- Nesta primeira foto de 1968, a colheitadeira (de qual marca???) em um belo registro. O maquinista e os dois ajudantes no ensacamento posam para a foto. Reparem os sacos já costurados que iam ficando pelo caminho conforme a colheitadeira ia avançando.


- Neste segundo registro, já em 1970, aparece o trator Ford 8-BR tocando a trilhadeira de arroz. Que bela imagem! As sacarias, o monte de palha, os animais, a carreta e a carroça, os trabalhadores! Esta foto foi tirada na granja Santa Maria de propriedade do sr. Ottomar Prietsch.

 - Erodes é autor de alguns livros que contam a história dos Pampas Gaúcho, do arroz naquela região, e recentemente trabalha em um livro sobre a história do leite na região. Também já contribuiu com preciosas fotos para a postagem: Fotos Antigas do Instituto Rio Grandense do Arroz.


6 comentários:

Andrei disse...

oo lucas Parece ser uma Case a colheitadeira da primeira foto, parece ser igual a da Cooperativa daqui.

Andrei disse...

essa aqui: http://suabios.com.br/wp-content/gallery/exposicao-de-tratores-na-praca-nova-patria/dsc06297.jpg

Westrup disse...

Em nossa região (sul de SC)haviam muitas allis chalmers, com estas mesmas características, muitas vezes ajudei a ensacar os grãos de arroz que eram colhidos da lavoura de meu cunhado Samuel Cargnin em São Tomaz - Imarui - SC

jose almiro xavier disse...

é uma CASE 120 ou 150 meu pai teve uma e quando guri eu ajudava a ensacar

Unknown disse...

A colheitadeira pode ser uma SLC modelo 65-A a primeira da marca

jose almiro xavier disse...

sim é uma case 120 meu pai teve uma quando guri auxiliava na colheita