quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fotos Antigas: Agências de tratores Ford

- Muita distância separam estas agências, mas a época era a mesma: década de 1920. Em nosso país, era o único trator a ser vendido em "revendas" naqueles tempos. E aí estão eles, em exibição junto ao arado, ou ao público em frente a loja e até mesmo escondido no interior da revenda, os tratores Fordson F foram os primeiros a serem produzidos e vendidos em larga escala, praticamente no mundo todo! 

- As fotos foram enviadas pelo amigo Juarez, que as retirou das seguintes fontes respectivamente:  Memorial da AEPAN, Almanaque gaúcho e do blog IHGG - São José do Rio Preto.

- Nesta primeira foto o Fordson ao lado de um arado de duas aivecas. A vitrine lotada de peças de automóveis e o Fordinho T ao lado. Este Fordson já possuia paralamas e era vendido na cor branca e rodas vermelhas. A agência dos representantes Lengler & Gastmann ficava na cidade de Roca Sales - RS.

- Nesta foto o trator Fordson também com paralamas e na cor branca, em meio a dois automóveis, e de frente para o balcão. Imagine o trator com as rodas de ferro sendo estacionado sobre o piso de madeira. Reparem o balcão, as prateleiras, as propagandas Ford no teto! Esta agência ficava na cidade de São Leopoldo - RS.

 - Esta foto ilustra a Agência Ford da cidade de São José do Rio Preto - SP que pertencia ao sr. Feliciano Salles Cunha na época. Na foto o trator Fordson rebocando arado posa para o retrato junto aos comerciantes, fazendeiros e curiosos que apenas desejavam conhecer a "novidade"!

- Esta última foto muito me lembrou a postagem da demonstração de um trator Fordson F na cidade de Itápolis - SP. Certamente em todas as agências Ford na época, quando da demonstração do trator, era feita uma foto com as autoridades locais.