terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fotos: Festa da Colheita em Carambeí - PR

- A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 no dia 23 de novembro de 2012, sexta-feira, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais.

- A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos. “Aqui mostramos os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da produção agrícola”, disse Franke Dijkstra.

Trator Massey Harris Pacemaker (O Avô dos tratores Massey Ferguson) pertencente a Massey do Brasil e em exposição no museu de Carambeí-PR.

- A colheita ocorreu de quatro formas diferentes, sendo a primeira delas manual, a segunda semi-manual, a terceira utilizando uma colheitadeira antiga puxada a trator e a última com uma colheitadeira que tem os mais modernos aparatos tecnológicos. “Desta forma fazemos todos notarem a diferença”, explicou o coordenador. Segundo ele, enquanto uma colheitadeira antiga conseguia colher duas toneladas por dia, a colheitadeira moderna consegue ter como resultado até 200 toneladas.

-Trator Deutz, alemão, de um cilindro a diesel, puxando ceifadeira Massey Harris.


- Além da colheita, outra atração que fez um resgate histórico foi a encenação do cotidiano do início dos anos 1900, que contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, que caracterizados deram vida às instalações da Vila Histórica, que conta com diversos ambientes que mostram desde as atividades caseiras, industriais e religiosas. O Fórum Coop 2012 encerrou as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas no Paraná.



- Esta matéria me lembrou muito a postagem sobre a colheita antiga de Urdinarrain na Argentina - http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2012/01/5-edicao-da-colheita-antiga-de.html

- Mais fotos da colheita podem ser vistas no álbum de fotos do Parque Histórico de Carambeí no Flickr www.flickr.com/photos/parquedecarambei/sets/72157632108215764/with/8221629340/

3 comentários:

Unknown disse...

Mais um excelente post que ajuda a resgatar a memória deste país. Lucas, parabéns!

Anônimo disse...

Quanto vale um trator desses atualmente? Eles tem um preço elevado por serem antiguidades, mesmo que não funcionem?

Anônimo disse...

O primeiro Massey Harris.. esqueci de citar qual rs