sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Oficina de tratores Delcado

- Lindas imagens que nos retratam a história do sr. Koei Arakaki e seus filhos, retiradas da página www.alcoeste.com.br, que conta o histórico dos primeiros passos da família:

"Em 1948, Koei Arakaki mudou-se com sua família para Catanduva/SP, para poder estudar os filhos e para que eles aprendessem outras profissões. Kosuke foi trabalhar em uma oficina mecânica. "Entrei como varredor, lavando peças. Chegava meia hora antes dos outros empregados e quando eles entravam já estava tudo em ordem na oficina. Em dois meses já estava atuando como ajudante de mecânico e acabei me especializando no conserto de tratores”, disse Kosuke. Seu irmão mais velho, Pedro, também trabalhava em uma outra oficina, onde tornou-se profundo conhecedor de motores à diesel.

Os dois irmãos, no final de 1951, decidiram que deveriam deixar de ser empregados e abrir algum negócio próprio. O plano inicial era a montagem de uma oficina no Paraná. Porém, naquela região a concorrência era muito forte, pois haviam muitas oficinas bem montadas. Visitaram Votuporanga, Fernandópolis e Jales. Optaram por construir suas vidas em Fernandópolis.

** Nesta primeira foto aparece um trator John Deere modelo B e os mecânicos. A foto é da metade dos anos 1950, pelo modelo do trator e do caminhão, e certamente o John Deere é dos primeiros modelos, pois nota-se o banco do tratorista  do modelo mais antigo e a ausência de paralamas.

Alugaram um salão e no dia 20 de janeiro de 1952 abriram uma oficina. Seis anos mais tarde, os irmãos compraram uma casa e convidaram o pai, Koei, e o restante da família para que se mudassem para Fernandópolis.

 ** Na segunda foto, os anos passaram mas o prédio e a oficina continuam os mesmos! Talvez não se chamasse mais Oficina Delcado, mas notem ser o mesmo prédio. O ano certamente 1960 ou mais, pela presença dos tratores Zetor 50 Super e de um Hanomag R445, todos tratores do início da década de 1960.

** Nesta foto os proprietários da oficina, os irmãos Arakaki, posam junto ao trator Hanomag.

Em 1959 Kosuke passou a vender tratores novos, da marca Zetor e em 1962 adquiriu a revenda regional dos tratores Massey Ferguson, de fabricação nacional, juntamente com seu irmão Riromassa.

** Mesmo sendo revenda Massey Ferguson a empresa também comercializou tratores CBT. Na foto três exemplares do primeiro modelo CBT 1020.

** Sr. Koei Arakaki junto ao trator Massey Ferguson 50.

A revenda de tratores Massey Ferguson prosperou e no final de 1970 Kosuke e Riromassa, juntamente com outros empresários fernandopolenses, decidiram partir para outros segmentos de negócios: começaram as tratativas para a montagem da Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A. A sociedade foi constituída oficialmente no dia 25 de fevereiro de 1980, com o incentivo do Pró-Alcool. Em 1982 deu-se início da moagem da primeira safra, com uma produção diária de 120 mil litros. Novos investimentos foram feitos, todos com financiamento próprio, chegando à atual produção de 90 milhões de litros de álcool/ano.

A Alcoeste trouxe ânimo e força para que os sonhos dos irmãos Kosuke e Riromassa crescessem e dessem início ao Grupo Arakaki, que atualmente possui seis empresas que atuam em diversos segmentos, como agroindústria, comércio e serviço."

** Comentários do blog.

2 comentários:

Anônimo disse...


Fonte das fotos:
http://www.alcoeste.com.br/?pg=historico_c#

Anônimo disse...


Fonte das fotos:
http://www.alcoeste.com.br/?pg=historico_c#