terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fotos Antigas: Esteira Caterpillar em Fordilândia

- Do álbum de fotos do Flickr.com - "Sangue, suor e seringais", retirei esta foto antiga que nos mostra uma máquina de esteira Caterpillar rebocando  enormes toras de madeira.

- Esta foto foi tirada no início da construção da Fordilândia, que foi uma fazenda comprada por Henry Ford no Pará para plantar seringueiras para produção de borracha. Certamente esta Caterpillar e outras máquinas foram usadas na abertura de áreas na floresta e também para levar as toras para as serrarias.

- Muito legal ver uma foto antiga destas. Esta máquina é muito antiga, não sei precisar o ano, mas certamente dos primeiros modelos produzidos pela Caterpillar. Reparem no tamanho da mesma, e na ausência das latas para o capo, paralamas, etc, eram apenas o motor e as esteiras formando um enorme monstro de aço do final da década de 1920.


Um comentário:

Davi Roque disse...

Muito legal a foto, achei que esses tratores nunca tivessem trabalhado aqui no Brasil. Esse trator é provavelmente uma Caterpillar modelo Sixty, de 60 cv, um dos primeiros tratores de esteiras da Caterpillar.