quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Museu de Tratores Agromen

- Agora no mês de outubro, eu e alguns amigos estivemos presentes mais uma vez ao museu de tratores da empresa Agromen, em Orlândia - SP. O museu que já deve estar com uns 10 anos, provavelmente é único no mundo por reunir cerca de 300 peças das mais variadas marcas e nacionalidades, entre tratores, colheitadeiras e implementos.

- A diversidade de marcas e nacionalidades no museu é grande, porém a presença dos tratores americanos é um pouco maior. Marcas americanas muito conhecidas como John Deere, International - Farmall, Case, Massey Harris, ficam lado a lado com os alemães Deutz, Lanz Bulldog, Ursus, Zetor, Landini, entre outros.

- O museu possui peças únicas: o trator Hart Parr, o Moline Universal, o Porsche Diesel Junior, dois exemplares do trator Case crossmotor, um modelo do trator John Deere - Lanz, e mais algumas peças bem raras.

- Porém ainda faltam lá diversos tratores que fizeram história pelo Brasil. No museu todo existe somente um Hanomag, poderia estar lá um modelo Hanomag R35 muito visto em nossas terras. Falta um modelo do trator Zadrugar, do trator Eicher, do trator Steyr, algum da marca Same e mais algumas outras marcas menos comuns que vieram para o Brasil.

- Quanto aos tratores nacionais, podemos ver no museu o trator Deutz DM 75, um modelo bem original do Ford 8-BR, um Fendt, um Massey Ferguson, porém ficaram faltando também os Valmet: tanto o modelo 33 ainda importado ano 59, como os demais nacionais, os modelos 360 e 600. E também alguns modelos nacionais menos conhecidos, como é o caso da Malves, Brasitália, entre outros. Tomara que em breve todos estes tratores possam estar reunidos juntos para contar a história do que um dia foi a agricultura mecanizada em nosso país.












- Relembrando que o museu já foi tema do blog nesta postagem: http://tratoresantigos.blogspot.com/2011/07/museu-de-tratores-agromen-materia-na-tv.html

4 comentários:

Anônimo disse...

poderia me dizer o que é aquele equipamento que está na carroceria do caminhão mercedes? todos os dias passo em frente de um lugar que tem dois iguais e em muito bom estado. desde já agradeço, abraço.

Anônimo disse...

Aquilo é uma trilhadeira. Muito usada em arroz, trigo, para separar o grão da palha.

Anônimo disse...

gostaria de saber se no museu da agromen existem modelos de tratores nacionais dos anos 60 e70

Anônimo disse...

Gostaria de saber se este museu é aberto ao público para visita .