sexta-feira, 22 de julho de 2011

International Harvester Farmall H 1952


- Por coincidência na última postagem mostrei o vídeo de um Farmall, mas este agora é diferente. Trata-se de um Farmall modelo H, um dos últimos a serem fabricados pois seu ano é 1952. O Farmall era a linha de tratores agrícolas da International Harvester, existindo variantes do mesmo trator para outras atividades como: o W (trator normal), o I (Industrial) e o O de Orchard (Próprio para cultivo de pomares).

- A história deste Farmall foi enviada pelo André, de Vila Negri - SP, que hoje é o atual proprietário do trator tendo herdado o mesmo de seu avô.


- Este trator tem uma história interessante e muito bonita, além de ser um trator único dono até hoje, pois desde novo pertence a mesma família. A história tem início com o bisavô de André, no ano de 1952, e um plano do governo que financiava a compra de máquinas para aumentar e desenvolver a agricultura no país. Com este financiamento oferecido pelo governo, o bisavô de André compra o trator e os implementos para o mesmo: grade de arrasto de 20 discos, arado de arrasto de 3 bacias e uma carreta de quatro rodas. O bom é saber que o André ainda possui todos esses implementos originais do trator que serão restaurados também.

- Após a compra do Farmall, o bisavô de André entregou o trator sobre a responsabilidade de seus 12 filhos e eles tiveram que aprender na raça a trabalhar com o trator. Trabalhavam fazendo o serviço da fazenda às pressas para depois prestarem serviços a vizinhos e outras fazendas, para que assim conseguissem pagar o financiamento do trator.

- O tempo passou e as terras do bisavô foram repartidas, e o avô de André acabou ficando com o Farmall. Foi quando no ano de 1965 seu avô decidiu dar uma geral no trator revisando ele por completo. Tudo que precisava ser trocado ou reparado foi feito, e inclusive o motor retificado, e após a revisão o trator trabalhou por vários anos, até que a gasolina começou a encarecer e os tratores diesel a tomarem conta das propriedades rurais. 


- O Farmall então foi aposentado de vez e ficou parado por volta de 20 anos na propriedade. Em 2008 o André começa a reforma do trator e o faz funcionar em dezembro de 2009 depois de longos anos parado. Em 2009 o trator já estava funcionando e a restauração completa ficou pronta em janeiro de 2011, tudo feito pelo André, seu pai e seu irmão, e com a ajuda de amigos também.



- Segundo o próprio André, muitos o criticavam dizendo que a reforma de um trator destes era tempo perdido além de dinheiro também, mas  acredito eu que muitos que criticavam hoje tem inveja de uma peça única como esta, um trator inteiramente original, comprado novo pelo bisavô, restaurado pelo neto e bisneto e pertencente sempre a mesma família! Nenhum dinheiro no mundo compra uma história dessas!


6 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Impecável, parabéns.

Renato Libeck disse...

Isto dá um trabalho daqueles. Porém o resultado compensa. Excelentes as iniciativas de restaurações destes tratores guerreiros/desbravadores que tanto contribuiram para a agricultura brasileira. Preservar o passado é a melhor forma de mostrar para o futuro os caminhos percorridos pelos pioneiros. Parabéns Lucas, por se interessar e nos mostrar estas maravilhas restauradas.

maicon disse...

fantastico...

Manuel Roque disse...

Máqinas impecáveis.
Eu comecei a trabalhar com Trator Farmal, que tinha a coluna de direção ao lado do motor.As mudanças eram manobradas com a mão esquerda.
Manuel Roque

Doguinha disse...

Quanto vale um farmal 1944 +-?

Doguinha disse...

Quanto vale um farmal 1944 +-?