terça-feira, 5 de abril de 2011

Fotos Antigas: Ensiladeiras Libeck

- Diretamente da cidade de Lavras, o Brasil recebia as ensiladeiras e cortadeiras LIBECK, fabricadas pelas Indústrias Libeck Ltda. Estas fotos foram enviadas pelo Renato Libeck, seu pai foi o fundador das Indústrias Libeck e idealizador dos produtos da empresa.

- Nas fotos que o Renato me enviou, um pouco da história das ensiladeiras Libeck em serviço, e também alguns tratores antigos como Farmall Cub e Case.










7 comentários:

Erick disse...

Gostei muito da materia e parabenizo a todos e principalmente ao Tio Renato por nos proporcionar grandes recordaçoes da historia, abraços Erick

Renato Libeck disse...

Inspirado e incentivado pelo Dr. Benjamin Hunnicutt, norte americano nascido no estado de Georgia, fundador da UFLA em 1908, universidade considerada a 5a. melhor do Brasil e a 1a. em Minas Gerais, o Sr. Tautimil Libeck tornou-se um grande empreendedor metalúrgico no setor de máquinas agrícolas. A pecuária leiteira de Minas Gerais, teve um grande desenvolvimento nos anos 50 e 60, graças às ensiladeiras Libeck, que muito contribuiram para o aumento da produção leiteira. Nunca tantos deveram a tão poucos. Hoje existem dezenas de outras marcas de ensiladeiras, muitas delas copiadas em parte da Libeck. Isto não importa. O Sr. Tautimil Libeck faleceu em 1993, tendo cumprido a sua missão de pioneiro, em Minas Gerais e talvez no Brasil. Agradeço muito ao amigo Lucas Nori por esta homenagem fantástica. Este registro feito pelo Lucas ficará na história. Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Eu não sabia que Lavras teve uma indústria importante no senário nascional. Ótimas foto. Parabens pela postágem

Anônimo disse...

Ola, eu acompanho todas as atualizaçoes do blog, e digo que voce esta de parabens!!!
Algo que me chamou a atenção foi a presença de um trator ABGRALE 4100 na ultima foto desse post...caso algum dia vier a postar algo sobre eles, serei grto em ajudar com algum material...Abrçss

ALESSANDRO LIBECK disse...

É UMA HONRA VER UMA MATÉRIA TÃO COMPLETA QUE CONTA A HISTÓRIA DO MEU AVÔ E DAS ENSILADEIRAS FABRICADAS POR ELE EM SUA INDÚSTRIA QUE AO LONGO DE VÁRIOS ANOS FOI O PIONEIRO EM MINAS E NO BRASIL, FICO MUITO GRATO PELAS LEMBRANÇAS E Q ESSA HISTÓRIA NÃO SE APAGUE.
E UM GRANDE ABRAÇO AO MEU TIO RENATO Q TEM PRESERVADO ESSA GRANDE HISTÓRIA.
MUITO OBRIGADO LUCAS NORI POR ESTA POSTAGEM.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Lucas,
muito grato por nos mostrar essa importante história. Parabéns à você e à família por manter preservado essa testemunha histórica.

Grande abraço,

SILVERIO JOSE COELHO disse...

Achei muito interessante mesmo. Tinha na memória a indústria Libeck, mas não sabia o que produzida. Onde funcionava, aqui em Lavras, qual Rua?