- A pedido do Milton Martins, leitor aqui do blog, coloco aqui fotos e ficha técnica do trator CBT 2400 Diesel.
- Para muitos este é apenas mais um modelo dos tratores CBT, mas para muitas outras pessoas, apaixonadas por essas máquinas, este não era apenas um modelo de CBT, era na época o mais forte trator de nossa indústria nacional!
- Equipado com um motor Detroit Diesel de 4 cilindros e 120 cavalos, o CBT 2400 ficou na memória de muitos pelo seu ronco único, inconfundível. O motor Detroit é um motor diesel porém de ciclo 2 tempos, equipado com um compressor de ar (blower). Por ter uma explosão a cada dois ciclos do motor (2 tempos), têm-se a impressão do dobro de rotação de um motor diesel 4 tempos. Porém a rotação do motor é na mesma faixa de 2.000 rpm de um motor diesel comum. Por isso ele parece trabalhar em giros bem mais altos e tem esse ronco característico!
- Este motor também foi utilizado nos caminhões Chevrolet D-60 e D-70 e nos Ford F-13000 e F-14000 na época, além de usado nos tratores como o caso do CBT, e também na indústria naval. Porém por algum motivo na linha automotiva este motor não vingou, desaparecendo quase que completamente nos dias de hoje. Talvez por necessitar de condutores mais conhecedores, ou por possuir uma manutenção mais cara que os outros motores Perkins ou Mercedes na época... mas essa é apenas uma suposição.
- Aqui coloco um vídeo de um trator Oliver 990. Não é um CBT, mas o motor é praticamente o mesmo e o som é música para muitos ouvidos!!
19 comentários:
vi um desses quando era piá,me lembrei do ronco no vídeo.quando tinha meus dezoito trabalhei com cbt 1000, era bom mas os freios eram péssimos. legal o blog.mas diz aí por que a cbt fechou?
Trator bão demais, ainda mais puxando no Trekker Trek(video). Será que eu acho um trator CBT 2400 e/ou 3000 para comprar?
Abraço Lucas e parabéns por mais está reportagem!!
realmente, é um tratoraço, e o ronco do motor detrói é de mais, lembro de ter visto alguns trabalhando a terra em sao borja-rs, isso lá pelos idos de 1966/68. um abraço e parabéns pelo video maravilhoso.
Saiu um CBT experimental, movido a motor DODGE V8 a álcool. Tive a oportunidade de vê-lo sendo testado na Fazenda Ipanema em Sorocaba - SP, onde existiu o Centro Experimental de Engenharia Agrícola, que infelizmente o ex-presidente Fernando Collor de Melo teve o desprazer de sucatear toda a Fazendo e todos os experimentos que lá estavam sendo desenvolvidos. Fiz estágio de um mês no Centro Experimental, onde pude aprender muito e colaborar com boas idéias. Na ESAL, hoje UFLA, fiz um curso dado pela CBT do Brasil. Vou mandar cópia do diploma, não por vaidade, mas faz parte da história da CBT. Concordo plenamente com o anônimo No. 1. Os freios dos tratores CBT eram horrorosos.
CBT Javali 4x4 1990:
http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/04/cbt-javali-4x4-1990.html
tena um 1105 na fazanda onde plantamos aros e soja , ese OLIVER parése um cbt , alias nao é umcbt
esse ronco era de deixar surdo mas era um guapo, de deixar saudades.
Tenho uma oficina especialisada em
gm detrit em Jundiai tenho grande extoque de peças e fasso manutenção em maquinas, caminhões etc. mitonjulia@gmail.com
ola amigo da oficina estou pensando em comprar um dees quanto ficaria a retifica do detroit mu email e rcostacm35@gmail.com ate mais em abraco a todos cbt esse nome e inesquecivel maquinao !
tenho cbt 2400 a venda muito bom
Fabio tirloni deixe seu contato. Obrigado
(55)91744111 cruz alta rs
Trabalhei muito com este trator quando tinha 14 anos o ronco do motor é inesquecivel e da muita saudades.
Trabalhei muito com este trator quando tinha 14 anos, o ronco do motor é inesquecivel e traz muita saudades
Buenas noches
¿Será posible encontrar repuestos para el CBT 2400?
Um mito, na minha opinião ,que praticamente nasci em cima de um trator.
Gostaria de saber valor de uma retificação de um motor Detroit do cbt 2400 tenho um na minha chácara
Postar um comentário