segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Tratores Ursus trabalhando

- Para começar as postagens do ano com o pé direito, separei estas belas imagens. São fotos de alguns tratores Ursus trabalhando a uns 40 anos atrás.

- Esta primeira foto foi enviada por um amigo do Paraná e mostra o trator Ursus puxando uma grande grade de discos. Curioso aqui é notar o modelo de Ursus um pouco mais "velho" em razão do filtro de ar, das calotas na roda e de não possuir hidráulico.





- Estas outras quatro fotos foram enviadas pelo amigo Osires e mostram seu trabalho com o trator Ursus em diversas situações pela região de Piracicaba-SP. Destaque para a última foto que registra toda a dificuldade de tirar o trator que afundou no formigueiro.

- Os tratores Ursus possuem um motor de um pistão, a diesel e de 2 tempos de baixa rotação. Seu ronco é característico, e talvez por isso seja lembrado com mais facilidade pelas pessoas mais antigas.

- Algumas boas histórias sobre os tratores Ursus que escutei vieram do sr. Osires, como a vez em que ele, partindo de sua casa, atravessou com o trator Ursus todo o centro da cidade de Piracicaba para chegar as terras em que iria trabalhar. Seria uma travessia comum pela rua do Rosário, não fosse o fato de o trator ser extremamente barulhento e as pessoas nem terem acordado, pois ainda era de madrugada, por volta das cinco da manhã.

- Outras histórias do sr. Osires envolviam também seu irmão que trabalhava junto com ele, com outro trator Ursus. A dupla era sempre bem animada, e certa vez ao parar em uma vila, os tratores chamaram a atenção dos populares. Sabendo o que ia fazer, o irmão do sr. Osires, manualmente, fez com que o motor disparasse soltando fogo pelo escapamento, fechou a torneira do óleo diesel sem ninguém perceber e correu gritando: Vai explodir!! Contam os irmãos que alguns populares de tanto medo atravessaram cercas e cercas de arame.

- Para dar partida no motor, usa-se uma bateria e uma bobina muito forte que gera uma faísca contínua, ligando-o assim na gasolina. Em alguns casos o choque no tratorista acontecia! Quando eles comentavam do choque da bobina do trator Ursus, um negro muito forte resolveu desafiá-los alegando aguentar segurar a vela na mão com a faísca ligada!!! Segundo o sr. Osires e seu irmão, foi só ligar a bobina e o negro correu como um doido de tanta dor, mudando assim sua fama de machão no vilarejo.

- Outra história eu ouvi de um outro amigo, o qual me contou que em uma fazenda o tratorista não conhecia muito bem o funcionamento do trator Ursus e fez com que o motor disparasse com o trator em movimento. Com o motor disparado, soltando bolas de fogo pelo escape, o motorista assustado pulou fora do trator que seguiu desenfreado até cair dentro de um rio. Contam que o trator continua lá até hoje. O curioso foi que quando contei essa história para o sr. Osires, ele mesmo já havia escutado a mesma de outra pessoa.


4 comentários:

Anônimo disse...

me criei em lavouras de arroz la pelos anos de 1957 conheci estes tratores os lanzzi e os ursos so q para darem partida no inverno tinha q aquecer o nariz com um maçarico por umas duas horas na madrugada.e tinha q tirar a direçao para por no volante do motor para dar apartida me criei na fronteira do rs.em alegrete

Anônimo disse...

me criei em lavouras de arroz la pelos anos de 1957 conheci estes tratores os lanzzi e os ursos so q para darem partida no inverno tinha q aquecer o nariz com um maçarico por umas duas horas na madrugada.e tinha q tirar a direçao para por no volante do motor para dar apartida me criei na fronteira do rs.em alegrete joao eli cavlheiro

Anônimo disse...

Tambem sou de 1957, RS, região missioneira. Lembro-me muito bem dos URSUS, volvo, lennzi, fendt e outros daquela época. Comentei com amigos do norte do paraná sobre eles e ninguém os conhecia, embora alguns mais velhos do que eu. Lembro de meu pai, que era capataz da fazenda onde nesci, recomendar aos demais para tomarem cuidado para não deixar o ursus apanhar, pois o motor poderia dar "contra", isto é, girar ao contrário.Embora loge daquele tempo, estou ligado às modernidades. Abraços! Sergio Ribeiro

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Esse motor na verdade não era exatamente do ciclo Diesel, pois usava ignição de tubo quente e a injeção é feita na admissão como em qualquer motor 2-tempos de ignição por faísca usado em motocicletas, motosserras e outros equipamentos diversos. Pode funcionar com qualquer combustível, desde os mais tradicionais como óleo diesel, querosene, gasolina e álcool até combustíveis gasosos como o GNV e o gás de cozinha (GLP).