segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Propagandas Antigas: Trator Fordson

- Diretamente do blog Reclames do Estadão retirei estes dois anúncios datados de 16 de março de 1924 e de 10 de janeiro de 1926.

- Conforme o primeiro anúncio nos diz, naquela data, numerosos tratores Fordson adaptados com niveladoras executaram os serviços de construção da estrada de Santo Amaro.

- Este certamente é o primeiro registro de uma niveladora movida a motor utilizada no Brasil. As anteriores eram todas puxadas por junta de bois.

- Na foto os dizeres: “Construção da estrada de Santo Amaro. Sob os auspícios da Associação de Estradas de Rodagem efetuarse-á, durante os dias 18, 19 e 20 do corrente, a reconstrução da Estrada de Rodagem de São Paulo a Santo Amaro, a título de demonstração. O trabalho será executado por numerosos tratores Fordson aos quais se adaptarão máquinas especiais e modernas. Convida-se o público para assistir a esse importante trabalho. Ford Motor Company”.


- Neste anúncio, a Ford Motor Company apresenta a solução para os seus problemas de transporte com o emprego do trator Fordson. "O FORDSON equipado com reboque especial é uma unidade de transporte poderosa."

- Podemos reparar no detalhe das rodas maciças de borracha empregadas neste trator Fordson, certamente para uso industrial.


- Do blog do Manoel Afonso retirei a imagem abaixo que mostra os tratores Fordson do anúncio em exposição no pátio do Palácio das Indústrias, em 1924.


Nenhum comentário: