sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Restaurações: Hanomag R45 - 1951

- Retirei estas fotos do blog Tratores Antigos de Entre Rios da cidade de Guarapuava - PR. São fotos do antes e depois da reforma de um trator Hanomag modelo R 45 ano 1951. O estado do trator antes da reforma e a falta de algumas peças fizeram desta reforma um desafio, mas o resultado final ficou perfeito, como podemos ver nas fotos. Parabéns ao pessoal de Entre Rios!




- Este trator Hanomag R45 foi comprado inicialmente na cidade de Inácio Martins - PR pelo atual dono, o sr. Alfred, em março desse ano. O trator estava na Serraria Bazia Floresta, onde trabalhava no tempo da serra fita tocada por trator e, em 1985, o Hanomag foi encostado por problemas no motor.

- Por volta de 25 anos se passaram até que ele foi adquirido pelo atual dono. Encontrava-se em um estado muito precário e com varias peças faltando, algumas de dificil reposição como o cabeçote, comando de válvulas, pistões e camisas.

- Como o sr. Alfred sempre desejou ter um Hanomag R45, pelo fato de sua familia ter tido um igual a uns 30 anos atrás, ele começou a procurar um para compra. Na colonia de Entre Rios e região existiram cerca de 50 tratores Hanomag R45, e, ele achou que a procura seria fácil. Porém vários meses se passaram e a procura se tornou cada vez mais dificil, quase que rara, até que juntando informações de várias partes do Paraná, descobriu-se o Hanomag R45 de Inácio Martins da antiga serraria.

- Vários dias de negociação até que se concretizou a compra e mais de sete meses de reforma bem complicada para se achar as peças que faltavam. Por sorte o dono da serraria tinha mais dois tratores de esteira Hanomag K55 abandonadas, as quais tem o mesmo motor do Hanomag R45, e de onde foi adquirido o cabeçote e o comando de válvulas. Os pistões e as camisas foram comprados de uma antiga oficina de Guarapuava.

- Todo o trabalho de restauração, retifica do motor, pintura, etc, do Hanomag R45 foi feito no barracão da casa do sr. Alfred, e hoje ele encontra-se todo reformado, com a bomba injetora original marca Hanomag Diesel e com todos os itens de série funcionando, como o bloqueio do diferencial, a polia, tudo em perfeito estado de funcionamento.

- O vídeo da reforma do trator pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=woMSs57PxH0

6 comentários:

Anônimo disse...

grande máquina, luto ainda para comprar um destes.que DEUS não me deixe.....morrer antes de tê-lo.

J. ANTONIO disse...

Também gosto muito destas máquinas.já trabalhei por muito tempo no transporte de cana com uma delas.um R 45.Infelismente,com a decadencia da cana de açúcar na minha região a pequena propriedade ficou abaandonada inclusive este trator ficou no tempo,trancou o motor e está todo enferrujado.Gostaria de um dia poder recupera-lo...!

FERNANDO MOLLER disse...

Tenho um Hanomag 1951 em bom estado para vender, valor bem em conta para quem gosta de raridades!
Contatos 51-97077820, 51-99482390, Taquara-RS.

Lucas Sass disse...

tenho um Hanomag 1950/1951 modelo K55 (trator de esteira) funcionando...esta em União da Vitória PR

Unknown disse...

Boa noite eu tenho um trator hanomang PR vender para restauração se tiver interesse favor entrar em contato 2198468511 é zap tbm

Unknown disse...

Tenho um trator R55 ano 1956 com todas plaquetas e emblemas funcionando e pintado faltanto alguns detalhes faço preço 51984412243